Loading...
4 results
Search Results
Now showing 1 - 4 of 4
- A Propósito de "Concerto Campestre." Pequeno Ensaio Poético Acerca dos Deuses, da Arte, do TempoPublication . Silva, EduardoEste Pequeno Ensaio Poético versa, a propósito de écfrase do quadro renascentista "Concerto Campestre," sobre a natureza da Arte, da Cultura do Homem, da perceção (enquanto determinação de valoração e sentimento de índole subjetiva), do discurso científico, do discurso estético e da relação da realidade com a idealidade, bem como acerca das determinações que o tempo importa para essa mesma relação.
- Três Ensaios Acerca da Relação Psique–Poiesis na poesia de Edward ThomasPublication . Silva, EduardoEste estudo da poesia do poeta inglês Philip Edward Thomas (1878–1917), que poderá bem ter sido o único a ter sido produzido na língua portuguesa até à presente data, trata, como o título dá a saber, da relação entre a psique de Thomas e a sua produção poética. Isto é, atesta que a poesia de Thomas se caracteriza sobretudo por, nela, a estrutura inata, ou a estruturação circunstancial, da psique do poeta devir persistentemente matéria (ou conteúdo) do texto poético. O estudo é composto por três ensaios. O primeiro ensaio elucida com profundidade quase exclusivamente o poema “Wind and Mist,” e tem em vista pôr em evidência que as consequências nefastas de a psique thomasiana ter primado por pulsão para idealidade ou por assumir o posicionamento epistemológico “hiper idealismo” hão efetivamente devindo um dos principais motivos da poesia de Thomas. O segundo ensaio elucida quase exclusivamente o poema “The Other,” e tem em vista por em evidência as razões por que e o modo como o tema do Doppelgänger se configura tema tanto da prosa como da poesia de Thomas. Finalmente, o terceiro ensaio, que elucida com profundidade poemas com “The Green Roads,” “The Signpost,” “July,” “The Pond” e “The Brook,” atesta que a poesia de Thomas atesta com extensão e profundidade a intenção dele de, após se ter descoberto poeta, passar a assumir atitude diferente para com os mundos ideal (subjetivo) e real (objetivo). Isto é, passar a adotar atitude para com tais mundos configurador de equanimidade entre pulsão para idealidade e pulsão para realidade.
- "Reliques of Ancient English Poetry," de Thomas Percy, e "Romanceiro" de Almeida Garrett: Dois Modos Diferentes de entender e Avaliar Poesia PopularPublication . Silva, EduardoEste estudo enceta análise e comparação das compilações de Thomas Percy ("Reliques of Ancient English Poetry") e de Almeida Garrett ("Romanceiro") entrando em conta sobretudo com os motivos que levaram os autores a realizá-las e os objetivos que pretenderam alcançar por via delas. Por conseguinte, especifica os entendimentos de “literatura” que se encontram na origem dos modos de conceber e avaliar a poesia popular com que tais compilações confrontam os seus leitores, de modo a tornar evidente tanto as diferenças como as semelhanças que subjazem a esses mesmos entendimentos (de “literatura”). De par a par, dá a saber que o entendimento garrettiano de "literatura popular-nacional" radica, em primeira instância, na teoria de "Volksdichtung" de Johann Gottfried Herder e, via deste, do Romantismo alemão em geral. Sendo, pois, que também explicita as características gerais dessa mesma teoria.
- Da "Divisio" do Conceito "Arte Verbal" e da Literatura como Ficção e ImitaçãoPublication . Silva, EduardoEste artigo versa sobre a definição lógica do conceito "arte verbal" ("arte literária"), explicita o entendimento original (platónico) de "imitação" e explora a noção de literatura como ficção.