Departamento de Enfermagem, Saúde da Família e Comunidade
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- Cuid@Web : plataforma de apoio aos cuidadores informaisPublication . Andrade, Carmen; Guerra, Hélia; Gomes, Luís Mendes[…]. A plataforma Cuid@Web, projeto em curso do NIDeS (unidade de investigação da UAc), cujo protótipo inicial foi publicado nos proceedings da CISTI 2015, visa desenvolver uma infraestrutura de apoio aos cuidadores informais, promovendo a sua literacia em saúde, através do desenvolvimento de capacidades relacionadas com as suas funções e com a gestão dos riscos para a própria saúde. Esta plataforma Web 2.0 permite uma intervenção inovadora, de forma a emergir e estimular comunidades virtuais de cuidadores informais, geridas por profissionais de saúde. A partir do domicílio, utilizando o acesso a Internet, os cuidadores informais podem obter informação, apoio e aconselhamento, com efeitos previsíveis na redução da sobrecarga associada ao desempenho das suas funções e na melhoria dos cuidados que prestam a pessoa dependente. […].
- Economic cost of treating pressure ulcers : a theoretical approachPublication . Silva, Ana Júlia; Pereira, Sandra Martins; Rodrigues, Alexandre; Rocha, Ana Paula; Varela, Jesuína; Gomes, Luís Miguel Salvador Machado; Messias, Norberto; Carvalhal, Rosa; Luís, Rui Duarte; Mendes, Luís Filipe PereiraO presente artigo consiste numa abordagem teórica sobre a problemática dos custos económicos das úlceras por pressão. Parte-se do conhecimento do problema, numa perspetiva conceptual, para, de seguida, apresentar resultados de estudos de prevalência, a partir dos quais foram delineados estudos de impacto económico. O objectivo deste artigo é o de reflectir sobre os custos económicos associados às úlceras por pressão, quer numa perspetiva global, considerando a repercussão financeira, quer numa vertente personalista, atendendo aos custos intangíveis. Relativamente ao impacto económico das úlceras por pressão, foi efectuada uma estimativa ao nível da Região Autónoma dos Açores do custo total do tratamento por ambiente de cuidados. Nos cuidados domiciliários o custo com o tratamento de todas as categorias é calculado em 7.086.415 euros; nos cuidados hospitalares, em 1.723.509 euros, e nos cuidados prestados em lares de idosos, em 1.002.562 euros. Nos Açores, a estimativa do custo total do tratamento das úlceras por pressão, considerando todas as suas categorias, ronda os 9.812.486 euros. Quanto ao impacto emocional associado, este tem elevados custos para pessoa e para os familiares, nomeadamente pelo sofrimento gerado. De facto, as úlceras por pressão acarretam elevados custos económicos associados ao tratamento, bem como custos intangíveis pelo sofrimento vivenciado por pessoas e cuidadores.
- O erro na aprendizagem clínica dos estudantes de enfermagem : percepções de estudantes de enfermagem em aprendizagem clínica sobre os erros cometidos e o papel que desempenham na aprendizagem e o no desenvolvimentoPublication . Espada, Ana Paula; Peixoto, Ermelindo Manuel; Rego, Isabel EstrelaA investigação sobre os erros dos estudantes de enfermagem em aprendizagem clínica é escassa e incide essencialmente em procedimentos psicomotores e de medicação, sendo a sua incidência na aprendizagem ainda mais rara. Porém, o seu estudo, tendo implicações para a segurança do cliente e para a consolidação das competências dos estudantes e, ainda, devido ao potencial de aprendizagem que encerra, é recomendado por autores e organizações como a Ordem dos Enfermeiros (2006) e o International Council of Nurses (2012). Esta dissertação teve como objectivo analisar os factores associados aos erros cometidos pelos estudantes de enfermagem durante a aprendizagem clínica, e as suas percepções relativamente a essas ocorrências e à oportunidade de aprendizagem e desenvolvimento delas resultantes, seguindo uma abordagem integradora, baseada numa metodologia mista, de tipo convergente (Creswell & Clark, 2011). Os participantes eram estudantes da ESEnfPD em ensinos clínicos de contexto de cirurgia e de medicina. […].
- Um Estudo sobre Consumo de Derivados de Cannabis Sativa pelos Adolescentes do Ensino Secundário de Ponta DelgadaPublication . Raposo, Sara; Sousa, Áurea; Pereira, Hélder RochaA Cannabis sativa é a droga ilícita mais produzida e consumida na Europa, podendo ser considerada como "porta de entrada" para o consumo de outras drogas ilícitas. Embora seja uma "droga leve", é reconhecido o seu impacto nas alterações de memória, nas sensações e nos comportamentos. Neste trabalho, apresentam-se as principais conclusões obtidas, com base na aplicação de um questionário, com o objectivo de estimar a prevalência e determinar o perfil de consumo de Cannabis sativa por parte dos estudantes do Ensino Secundário do concelho de Ponta Delgada (Açores).
- Florence Nightingale, a pioneira da EnfermagemPublication . Frias, CidáliaNo dia 12 maio de 1820, na cidade italiana de Florença (daí o seu nome), e no seio de uma família da alta sociedade britânica, nasceu Florence Nightingale, a mulher que iria revolucionar a saúde e a organização dos cuidados a nível mundial. Logo na adolescência, ficou claro o conflito interno que lhe causavam os prazeres proporcionados pela intensa atividade social da família e o seu desejo de se afastar do que na altura se considerava ser a “vida comum” de uma mulher da alta sociedade. Assim, contrariou esse destino e abriu caminho para uma nova representação social da mulher.
- Jogar e compreender: o contributo dos jogos pedagógicos inspirados no Método de Singapura para o ensino e a aprendizagem da Matemática na Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Melo, Isabel Victória Raposo; Dinis, Raquel José Jesus Vigário; Teixeira, Ricardo Emanuel CunhaO presente Relatório de Estágio versa a análise fundamentada ao trabalho desenvolvido no âmbito dos Estágios Pedagógicos I e II, realizados na Educação Pré--Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, respetivamente, no contexto do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores. A temática por nós selecionada para aprofundamento centra-se nos contributos do jogo pedagógico, inspirado nos princípios científico-pedagógicos do Método de Singapura para o ensino-aprendizagem da Matemática, que se pretende promotor da compreensão de conceitos e procedimentos. O currículo Português realça a importância de se despertar o interesse/motivação das crianças/alunos para a aprendizagem significativa da Matemática, preconizando o papel ativo do discente na construção do seu próprio conhecimento. Nesta ótica, o jogo pedagógico constitui-se como um recurso muito eficaz, por priorizar a criança/aluno como protagonista do processo educativo, por meio da ação e interação. O carácter lúdico do jogo confere-lhe maior atratividade para a abordagem/consolidação dos conteúdos matemáticos, estimulando o raciocínio, o pensamento estratégico e a autonomia. As práticas pedagógicas dinamizadas, a sua análise e reflexão constituíram momentos fulcrais e ímpares de aprendizagem profissional. Considerando as necessidades e interesses do grupo/turma, selecionámos, construímos e implementamos jogos diversificados, versando diferentes temas matemáticos. Neste contexto, evidenciou--se − tanto na nossa análise, como nas entrevistas realizadas às docentes cooperantes − o elevado valor pedagógico deste recurso, aliado aos princípios estruturantes do Método de Singapura, nomeadamente no que respeita à promoção da compreensão relacional de conceitos e procedimentos matemáticos. Em complementaridade com as práticas desenvolvidas, realizámos um estudo (mediante inquérito por questionário), com o objetivo de aprofundarmos o conhecimento das conceções e práticas de Educadores de Infância e de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre a implementação do jogo no ensino e aprendizagem da Matemática. Os resultados obtidos, que consideramos muito positivos, revelam que grande parte dos participantes privilegia o jogo pedagógico na abordagem à área/domínio da Matemática, valorizando-o como um recurso promotor de atitudes positivas face à Matemática e um fator de motivação e interesse pela aprendizagem, estimulando a atenção/concentração, o raciocínio e a resolução de problemas. Contudo, neste estudo, constatámos ainda que alguns docentes declaram não privilegiar o jogo, referindo que a falta de recursos/materiais/tempo, as características/comportamentos do grupo/turma e/ou o elevado número de crianças/alunos dificultam essa prática. Neste enquadramento, destacamos a importância de se investir continuamente − tanto no aprofundamento da investigação e da reflexão, como nos contextos de formação inicial e contínua – na clarificação e afirmação do potencial pedagógico do jogo, nomeadamente no que respeita ao ensino-aprendizagem da Matemática, que se pretende ativo e significativo.
- Necessidades de formação em educação para a saúde em contexto escolar: contributos para os currículos de enfermagemPublication . Freitas, Lúcia de Fátima Mota Ferreira; Serpa, Margarida Damião; Pereira, Hélder RochaA educação para a saúde (EpS) em contexto escolar tem tido uma atenção crescente nas políticas públicas de educação e é reconhecida como uma área complexa e fundamental para o desenvolvimento de competências promotoras de saúde nas crianças e jovens. Esta área tem-se revelado num grande desafio para os profissionais de enfermagem. Deste modo, a formação em EpS, no quadro da formação inicial e/ou contínua em enfermagem, deverá ser construída de modo a que atenda às reais necessidades e às novas expetativas de desempenho profissional. O presente estudo, de cariz qualitativo, pretende, por um lado, conhecer problemáticas e explicações teóricas patentes na definição de necessidades de formação e na abordagem à EpS, no quadro da formação em enfermagem. Por outro, visa compreender como diferentes atores implicados na EpS em contexto escolar a perspetivam, como definem o perfil desejado de educador para a saúde e como descrevem as suas práticas, dificuldades e preocupações neste âmbito, a fim de se determinarem necessidades de formação na área em estudo. Para o efeito, foram realizadas entrevistas semiestruturadas a enfermeiros, professores, pais e alunos da ilha de S. Miguel (N=38). No tratamento da informação utilizou-se a análise de conteúdo com o recurso ao software Maxqda 10. Os resultados do estudo demonstram que os pais e os alunos revelam uma conceção de EpS do tipo mais transmissivo e os professores numa do tipo mais crítico e emancipatório. Os enfermeiros apresentam estes dois tipos com a mesma evidência. Os professores, pais e alunos consideram que EpS em contexto escolar é útil porque transmite conhecimentos e os enfermeiros porque promove a saúde. Enquanto os enfermeiros, professores e pais se revêm num perfil de educador para a saúde que apela ao desenvolvimento de características empático-relacionais (empatia, dinamismo, assertividade, entre outras), os alunos valorizam mais as competências didático/comunicacionais (capacidade de expressão e clareza na explicação). As estratégias de ensino mais referidas são a exposição com recurso ao Data show e os trabalhos de grupo. A área da saúde afetivo-sexual e reprodutiva é a destacada por todos como a prioritária a abordar. Os pais também priorizam a prevenção de consumos nocivos e os professores a prevenção da violência em meio escolar. A participação dos pais foi vista como reduzida. Estes consideram-na importante mas lastimam não serem mais solicitados. As preocupações mais apontadas pelos pais associam-se aos comportamentos de risco dos adolescentes e a dos professores e enfermeiros estendem-se à eficácia do ato formativo, independentemente da temática abordada. As dificuldades mais sentidas pelos enfermeiros e pais relacionam-se com a falta de formação, sobretudo ao nível da sexualidade, e as dos professores com as condições de trabalho. A análise de necessidades de formação seria, assim, uma operação prévia e imprescindível à determinação de objetivos de formação, capazes de estruturarem e melhor adequarem programas de formação.
- Percepção e práticas das mulheres Açorianas, com 50 e mais anos, para a promoção do envelhecimento saudável e da longevidade com qualidadePublication . Bicudo, Maria José Garoupa Albergaria; Mendes, Armando B.A maioria dos clientes estudados de um Centro de Saúde Açoriano considera razoável a sua qualidade de vida e a sua saúde, embora o grupo que tem percepção negativa, seja essencialmente, constituído por mulheres domésticas, que se consideram doentes (sofrem de hipertensão, diabetes e depressão) e que se debatem com diftculdades económicas. Já a maioria que tern percepção positiva, e constituída por homens que se consideram sauddveis e que tern algum poder económico. Os cuidados mais referidos, para promover a sua qualidade de vida, são, por ordem de referência: gerir bern o dinheiro (nomeadamente pelos homens), promover a saúde (por ambos os géneros) e promover a harmonia familiar (essencialmente, pelas mulheres). As práticas mais utilizadas para promover a saúde, são: ter boa alimentação (a maioria das mulheres que não a faz, atribui a situação a dificuldades económicas, já os homens a preferirem comer o que gostam), tamar os medicamentos prescritos pelo médico, diariamente e recorrer a consulta dos enfermeiros. Destes profissionais de saúde, desejam mais cuidados para a promoção da saúde e prevenção da doença.
- Saúde = Ação Humana + Tecnologia + InovaçãoPublication . Andrade, Carmen; Guerra, Hélia; Gomes, Luís Mendes; Bem, Nuno[…]. A partilha de registos de saúde de um cidadão entre diferentes organizações de saúde, nacionais ou transnacionais, pode conduzir a uma prestação de cuidados de saúde mais eficiente e eficaz, devido à disponibilidade da informação no momento e no local onde é necessária. Vários países têm desenvolvido projetos com este objetivo, promovendo a coordenação entre as fontes de informação de saúde nas diversas unidades de prestação de cuidados de saúde e o seu governo. Alguns destes projetos incluem o desenvolvimento de normas nacionais de e-saúde e a definição dos requisitos de uma infraestrutura para migração e integração de dados, previamente armazenados nos sistemas existentes, em conformidade com a arquitetura do OpenEHR (Open Electronic Health Record). O OpenEHR e uma norma de arquitetura de informação aberta que descreve o armazenamento, a validação e a troca de Registos de Saúde Eletrónicos (RSE) com o objetivo de alcançar/promover a interoperabilidade. Esta pode ser definida como a capacidade de diferentes sistemas comunicarem, trocarem dados e utilizarem informação, em três níveis: fundacional, estrutural e semântico. […].
- Tornando-se subitamente Cuidador Informal!Publication . Pereira, Hélder RochaAs questões relacionadas com os cuidadores informais têm vindo a afirmar-se não só nos discursos dos profissionais dos campos da saúde e do trabalho social, como, também, nas experiências quotidianas das famílias. O foco deste crescente interesse esta, não só relacionado com o envelhecimento da população, mas também, com as alterações das estruturas familiares, com o ingresso massivo das mulheres no mundo do trabalho ou com a diminuição dos tempos de demora nos internamentos, só para citar alguns exemplos.