UAciência
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing UAciência by Subject "Açores"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Alojamento turístico nos Açores no booking.com : estudo preliminarPublication . Gomes, Luís Mendes; Moro, SérgioA difusão global da Internet e o enorme repositório de informação existente na Web assumem um papel determinante em todos os aspetos da sociedade contemporânea. O comércio mundial de bens e serviços é um destes aspetos com mais impacto no seu desenvolvimento socioeconómico, sendo o setor do turismo responsável por uma parte considerável. Existe uma diversidade de recursos Web vocacionados para suportar as principais atividades associadas aos agentes do setor do turismo. Estes recursos assumem várias formas, tais como aplicações Web e Apps, complementadas por blogs, wikis, podcasts, etc., que atuam no comércio online de bens e serviços turísticos. […].
- Apicultura em ambiente insular – Aliar a produção com a conservação da natureza.Publication . Morgado, Leila; Boieiro, MárioA apicultura é uma atividade que engloba a criação racional e o bem-estar das abelhas-do-mel (Apis mellifera L.), a polinização de diferentes espécies cultivadas e a comercialização de produtos apícolas, tais como mel, pólen, própolis, cera, geleia real e apitoxina (substância extraída do veneno da abelha). Além disso, esta atividade está inserida no conceito da sustentabilidade, pois associa o maneio das colónias aos ciclos biológicos das abelhas e da natureza, a produção de alimentos naturais e saudáveis e o aumento dos rendimentos familiares para as populações locais, com a comercialização dos produtos apícolas e agrícolas. Nos Açores, a criação das abelhas-do-mel tem vindo a crescer nos últimos anos, principalmente com a elaboração do Plano Estratégico para a Apicultura nos Açores (2020-2029), que tem como principal objetivo apoiar a implementação de políticas públicas dirigidas ao setor apícola, impulsionando o seu desenvolvimento sustentável nas ilhas.
- Aplicação de Ingredientes Endógenos dos Açores na CosméticaPublication . Viveiros, M. M.Os produtos naturais, principalmente extraídos de plantas, são amplamente utilizados na medicina tradicional e têm-se revelado cada vez mais importantes tanto a nível científico como industrial. De facto, as plantas têm enorme importância no fornecimento de compostos com estruturas químicas diversas e potenciais efeitos biológicos, que vão muito além do seu valor nutricional, sendo excelentes pontos de partida para o desenvolvimento de aditivos alimentares, medicamentos, e principalmente produtos cosméticos.
- Coleções de culturas, toxinas e genómica: à descoberta de novas cianobactérias tóxicas.Publication . Cordeiro, Rita; Luz, Ruben; Gonçalves, Vítor; Fonseca, AméliaAs cianobactérias são bactérias que realizam fotossíntese como as plantas e produzem uma grande diversidade de metabolitos secundários (compostos orgânicos não essenciais à sua sobrevivência), muitos deles tóxicos (cianotoxinas). Estes organismos são muitos, existindo mais de cinco mil espécies que vivem em praticamente todos os ecossistemas e habitats, como em lagoas, ribeiras, águas termais, e no mar, mas também nos solos, rochas ou até associadas a outros organismos. Nos últimos anos, o desenvolvimento de metodologias moleculares baseadas em ADN veio fornecer novos dados que permitem mais facilmente identificar as cianobactérias tóxicas. (…)
- Do Potencial à Realidade: O Futuro Promissor do Termalismo nos AçoresPublication . Linhares, DianaO termalismo, prática milenar de uso terapêutico das águas termais, atravessa gerações e culturas como um recurso natural de saúde e bem-estar. Reconhecido desde 1986 pela Organização Mundial da Saúde como uma forma eficaz de aliviar dores e tratar doenças crónicas, essa terapia natural combina tradição e inovação.
- Efeitos da acidificação oceânica: um laboratório natural dos Açores.Publication . Faria, JoãoAs emissões de CO2 na atmosfera têm vindo a aumentar exponencialmente por força da industrialização, da queima de produtos fosseis e da desflorestação. A maior parte desse CO2 é absorvido pelos oceanos; um processo chave para evitar a acumulação de gases com efeito estufa na atmosfera. Infelizmente o custo desta absorção é uma redução significativa do pH do mar e consequente acidificação com impactos negativos nos ecossistemas marinhos. Por exemplo, a acidificação dos oceanos reduz a quantidade de carbonato, um elemento essencial para a formação de conchas e esqueletos de muitos organismos marinhos (e.g. moluscos, corais, etc.), limitando a sua existência neste tipo de ambiente. Mais ainda, a acidificação pode facilitar a dissolução ou erosão das estruturas já existentes afetando o crescimento e capacidade reprodutora de muitas espécies marinhas. (…)
- Há futuro para o Turismo nos Açores!Publication . Carreiro, FranciscoA geodiversidade, a biodiversidade terreste e marinha, a arquitetura ou a cultura e tradições do nosso povo, são bons exemplos daquilo que nos distingue e qualifica como destino turístico e que podemos e devemos saber usar a nosso favor! Divergindo assim dum percurso fatalista, que normalmente sucumbe à tentação de apenas alimentar interesses efémeros de muitos dos que fazem desta atividade um negócio conduzido apenas por estratégias de curto prazo! A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade dos Açores em boa hora acrescentou à sua oferta formativa o curso de Pós-Graduação em Ecoturismo e Guias de Natureza, que vem criar uma importante ligação da academia ao mundo empresarial.
- Monitorização multiparamétrica dos sistemas vulcânicos ativos dos AçoresPublication . Silva, RitaO arquipélago dos Açores é constituído por nove ilhas de origem vulcânica, que se distribuem ao longo de uma direção WNW-ESE. As ilhas do Corvo e Flores localizam-se na placa Norte-americana, relativamente estável sob o ponto de vista sísmico, enquanto que as restantes ilhas se localizam numa zona bastante ativa, tanto em termos sísmicos como vulcânicos, correspondente à fronteira entre as placas Euroasiática e a Africana. Desde o seu povoamento, no séc. XV, que os Açores foram assolados por cerca de 30 sismos destruidores e inúmeras crises sísmicas (com origens tectónica e/ou vulcânica), resultando em milhares de vítimas mortais e avultados danos materiais.
- As relações transatlânticas e a centralidade dos Açores: entre passado e futuro | Transatlantic relations and the centrality of the Azores: between past and futurePublication . Fontes, Paulo VitorinoO Arquipélago dos Açores desde muito cedo desempenhou um papel essencial nas relações transatlânticas e, em especial, na relação bilateral de Portugal com os Estados Unidos e da Europa com a América do Norte. A nossa investigação, através de uma análise qualitativa e hermenêutica, pretende fazer um balanço das etapas mais importantes, das dificuldades, das soluções encontradas e dos desafios que se colocam nas relações transatlânticas, explo rando a centralidade dos Açores, principalmente ao nível social, económico, científico e político. Projetando o futuro, a par do intenso intercâmbio de pessoas, comunicações e bens que enformam as relações transatlânticas, equacionaremos o papel estratégico que os Açores podem desempenhar, tanto como plataforma científica, como nas novas configurações de segurança do Atlântico, num mundo pós-guerra-fria. Concluiremos com a elucidação do renovado interesse geoestratégico e geopolítico que o arquipélago apresenta.