DHFA - Artigos em Revistas Internacionais / Articles in International Journals
Permanent URI for this collection
Artigo ou um editorial publicado numa revista científica.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
Pesquisar Copyright
Browse
Browsing DHFA - Artigos em Revistas Internacionais / Articles in International Journals by Subject "Açores"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Os Açores no sistema das relações internacionais : entre autonomia e integração europeiaPublication . Fontes, Paulo VitorinoSe por um lado, o Arquipélago dos Açores tem uma longa relação com as Américas, ainda antes de serem constituídos alguns dos seus Estados, como os Estados Unidos e o Canadá, por outro lado, com um ímpeto semelhante, estabeleceu relação com a Europa, a África e outras ilhas do mesmo Oceano Atlântico, destacando-se mais recentemente o percurso de integração europeia que os Açores têm realizado. A partir da revisão bibliográfica dos contributos pertinentes à temática e de uma análise qualitativa e hermenêutica, pretendemos explorar o movimento paralelo de autonomia e integração que a Região Autónoma dos Açores tem feito desde 1976. Destacaremos a conquista do estatuto de autonomia político-administrativa deste arquipélago que permite desenvolver as suas potencialidades. Projetando o futuro, a par do intenso intercâmbio de pessoas, comunicações e bens que enformam as relações transatlânticas, equacionaremos o papel estratégico que os Açores desempenham e podem desempenhar, tanto como plataforma científica, como nas novas configurações de segurança do Atlântico, num mundo pós-guerra-fria. Concluiremos que a fértil articulação da autonomia com a integração, no atual quadro jurídico-político europeu, possibilita, para além do desenvolvimento interno, uma nova centralidade da Região na política internacional.
- Um arquipélago de geometria variável: representações dos Açores no período moderno (séculos XVI-XVIII)*Publication . Rodrigues, José DamiãoNo presente artigo, tendo como objecto de estudo as ilhas dos Açores no período moderno (séculos XVI-XVIII), procuramos demonstrar, a partir da análise de fontes açorianas e estrangeiras (crónicas, histórias, descrições, relatórios) que não existia uma representação espacial única do arquipélago tal como o conhecemos. As identidades territoriais e as representações espaciais correspondentes são indissociáveis de um determinado percurso histórico e das relações e actividades que se desenvolvem no quadro de um espaço concreto. Nos Açores modernos, diversos factores, entre os quais a descontinuidade geográfica e o “poder do lugar”, contribuíram para impedir a construção de uma concepção de região à escala do arquipélago.
- The Flight of the Eagle: an Island Tribute to the Universal Iberian Monarchy at the End of the Sixteenth CenturyPublication . Rodrigues, José DamiãoNo século XVI, um dos momentos axiais na reflexão e produção de utopias em torno da monarquia universal e do tópico da "translatio imperii" foi a União Ibérica, processo que, de um modo geral, não tem sido suficientemente considerado no quadro de uma teorização sobre os impérios. Assim, pensamos ser pertinente apresentar um texto do cronista e sacerdote açoriano Gaspar Frutuoso que, no final do século XVI, após a integração de Portugal na Monarquia Hispânica e após a conquista da ilha Terceira, em 1583, comparou as expansões ibéricas e elogiou a monarquia universal de Filipe II, que uniu os dois impérios.