DCFQE - Jornal ou Revista / Newspaper or Magazine
Permanent URI for this collection
Artigo publicado em jornal, revista (semanal ou mensal) ou noutro tipo de periódicos não académicos/científicos.
(Rascunho; Submetido; Aceite; Publicado; Actualizado).
Browse
Browsing DCFQE - Jornal ou Revista / Newspaper or Magazine by Subject "Açores"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Biotecnologia e crescimento económico dos AçoresPublication . Barreto, Maria do Carmo[…]. A Biotecnologia pode também contribuir para solucionar o problema dos resíduos, transformando-os em biocombustíveis ou em produtos de valor acrescentado. A Universidade dos Açores tem-se dedicado a estudar o aproveitamento de microorganismos das fontes termais terrestres e marinhas para estes fins. Alguns destes organismos produzem enzimas capazes de degradar celulose, quitina e outras substâncias existentes em resíduos, permitindo assim uma pré-digestão que permite produzir biogás com maior rentabilidade. Outras bactérias são capazes de produzir substancias anti-inflamatórias, anti-hipertensivas ou que combatem agentes infecciosos resistentes aos antibióticos convencionais. Ou seja, com ferramentas biotecnológicas conseguimos produzir energia a partir do lixo sem produzir gases potencialmente tóxicos, como no caso da incineração. Ou transformar resíduos da indústria alimentar em rações mais fáceis de digerir pelos animais. Ou ainda, partindo de restos de peixe, fabricar medicamentos contra a hipertensão. […].
- Dos caules da conteira também se produzem biocarvões!Publication . Vasconcelos, Helena Cristina; Meirelles, Maria Gabriela; Fonseca, Isabel M.; Amorim, Roberto[…]. Nos Açores, o biocarvão pode ser produzido a partir de espécies invasoras, como a conteira, e de podas resultantes da limpeza das florestas. Assim, para alem da utilização das folhas da conteira como substitutos dos plásticos, na confeção de embalagens e/ou objectos utilitários do dia-a-dia (UAciencia de 5/4/2015), a UAc iniciou recentemente uma nova linha de investigação em colaboração com o Centro de Investigação LAQV-REQUIMTE da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, cujo objetivo principal e avaliar a possibilidade de se usar biocarvões activados obtidos a partir de biomassa lenhocelulósica da conteira, como substitutos dos tradicionais filtros de carvão activado. […].
- Energia e alterações climáticas : caso de estudo – AçoresPublication . Meirelles, Maria Gabriela; Vasconcelos, Helena Cristina[…]. Com o objetivo de sensibilizar a população para o uso eficiente da energia elétrica e incentivar a poupança da mesma, por forma a diminuir os gastos com a fatura da eletricidade, e, ainda, diminuir as emissões de CO₂, contribuindo para a preservação ambiental, foi desenvolvido um estudo em parceria entre a Universidade dos Açores e a Rede Valorizar. Um grupo de 400 alunos inscritos na Rede Valorizar, com habilitações literárias entre o 4.º e o 6.º ano de escolaridade, residentes em São Miguel, Terceira, Faial e Pico, foi selecionado para ser inquirido sobre o comportamento como consumidor, hábitos alimentares, eficiência energética da habitação em que vivem, como utilizam a energia e se tem preocupações ambientais. […].
- Especificidades climáticas e geográficas dos Açores que facilitam a corrosãoPublication . Vasconcelos, Helena Cristina; Meirelles, Maria Gabriela[…]. A Universidade dos Açores desenvolveu recentemente uma linha de investigação com enfoque não só no estudo da corrosão (Fig.3), mas também fortemente vocacionada para a sensibilização das empresas e serviços da região, do governo e das populações para este grave problema. O estudo e conhecimento das variáveis atmosféricas que influenciam no processo cinético de corrosão atmosférica são de fundamental importância, uma vez que, grande parte dos metais utilizados no quotidiano (ferrosos e não-ferrosos) são suscetíveis a tais processos. A correlação entre estas variáveis e a corrosão atmosférica e normalmente representada por equações lineares que determinam as taxas de corrosão. Os investigadores da Universidade dos Açores estão interessados em caracterizar o potencial corrosivo associado as distintas zonas geográficas da região, classificando esses ambientes em função de uma serie de índices de corrosão. […].
- Mudança Climática e Impacte nas Energias Renováveis nos Açores: Visões estratégicas para a sustentabilidadePublication . Carvalho, Fernanda; Henriques, Diamantino; Meirelles, Maria Gabriela; Vasconcelos, Helena Cristina; Porteiro, João; Navarro, PatríciaO Clima da Terra é o resultado de um enorme conjunto de interações não lineares entre vários subsistemas do Sistema Climático. O termo Alterações Climáticas (AC) tem sido adotado como uma mudança do clima devida a causas naturais ou antropogénicas. O setor da energia é o maior contribuinte para as emissões de gases com efeito de estufa à escala global, mas poderá também ser seriamente afetado devido à mudança climática. Neste trabalho, utilizam-se as projeções climáticas baseadas num conjunto de modelos numéricos de circulação global, para simular o clima até ao final do século e tendo presente os cenários alternativos de emissões poluentes. Na Região Autónoma dos Açores (RAA), apesar dos esforços na implementação de energias renováveis, a dependência dos combustíveis fósseis para a produção de energia continua a ser elevada. […].
- Objetos inspirados no mundo natural : folhas de conteira como biocompósitosPublication . Vasconcelos, Helena Cristina; Meirelles, Maria Gabriela; Amorim, Roberto[…]. Na Universidade dos Açores investiga-se uma geração de produtos inspirados na natureza, feitos a partir de matérias-primas renováveis, tais como folhas de plantas, para substituir as atuais embalagens de plástico em polipropileno, espumas de poliestireno, etc.. Tendo em conta que até 2020 decorrerá a eliminação progressiva do uso de sacos de plástico descartável, incluindo também a proibição dos que contêm metais pesados, as folhas da Conteira (Hedychium gardnerianum), planta nativa dos Himalaias, mas introduzida há vários anos nos Açores, têm um grande potencial no desenvolvimento de biocompósitos e de produtos recicláveis. Depois de um processamento adequado, as folhas de Conteira aumentam a sua resistência mecânica e adquirirem a forma final do objeto. […].
- Os primeiros tempos do Tempo nos AçoresPublication . Meirelles, Maria GabrielaA história da meteorologia e um campo de estudos relativamente recente dentro da história das ciências, tanto nos vários países europeus como nos Estados Unidos. As leis fundamentais da Física são aplicáveis aos movimentos da atmosfera e dos oceanos, mas, principalmente após terem sido conhecidos os trabalhos de Wilhelm Bjerknes (1862-1921), os cientistas percebem que estão perante uma ciência fundamentada, a Meteorologia. Este campo de estudo pode contribuir para a compreensão dos processos sociais e económicos e, ainda, para o desenvolvimento das atividades cientificas nos diversos países. Através desta ciência são disponibilizados produtos de informação do tempo e do clima, permitindo o planeamento em diversos setores, nomeadamente na agricultura, gestão de recursos naturais, segurança alimentar, transporte, saúde, energia e redução do risco de desastres. Interessa-nos, em particular, o conhecimento sobre os processos pelos quais a Meteorologia nos Açores foi construindo os seus alicerces, porque, mais do que apenas um retorno ao passado, este conhecimento constitui um elo permanente que, de certa forma, explica e contextualiza os seus marcos históricos e o grau de avanço no presente. […].
- Relação entre algumas variáveis meteorológicas e a saúde : caso de estudo em São MiguelPublication . Vitos, Aliz-Zsuzsanna; Silva, Maria Carolina; Meirelles, Maria Gabriela[…]. Para a análise da relação entre algumas variáveis meteorológicas e as doenças afetas ao aparelho respiratório, analisamos o comportamento dos parâmetros meteorológicos temperatura do ar a superfície, pressão atmosférica a superfície e humidade relativa do ar, para a cidade de Ponta Delgada, e o comportamento das admissões hospitalares respeitantes aos utentes com problemas respiratórios, que acorreram ao Hospital do Divino Espírito Santo, na mesma cidade (Figura 1). Os valores da temperatura média mensal do ar são apresentados na Figura 2. Os parâmetros meteorológicos utilizados foram observados na estação meteorológica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), localizada na Nordela. Os dados respeitantes às admissões hospitalares por doenças do aparelho respiratório incluem bronquite aguda, pneumonia bacteriana não especificada, alergia não especificada, asma crónica obstrutiva não especificada, asma crónica obstrutiva com estado asmático, asma crónica obstrutiva com exacerbação aguda, pneumonia devida a vírus da parainfluenza, pneumonia devida a coronavírus associado ao SARS, rinite alérgica devida a pólen, rinite alérgica devido a alimento e rinite alérgica devida a cabelo e danger de animal (gato, cão). Os referidos dados foram cedidos pelo Hospital do Divino Espírito Santo e abrangem o período 2008 – 2013. […].
- Semana Mundial do EspaçoPublication . Gomes, Cláudio F. V.O sucesso de programas espaciais depende em muito do entendimento e apoio da sociedade. É, pois, fundamental comunicar regularmente ao público sobre matérias do Espaço e benefícios da sua exploração e investigação. Uma dessas vias é pela comemoração anual da Semana Mundial do Espaço (SME), que no ano de 2021 teve como tema central as Mulheres no Espaço. Em 1999, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou a semana de 4 a 10 de Outubro como a Semana Mundial do Espaço. O objetivo principal é celebrar internacionalmente as contribuições do setor espacial para a melhoria das condições de vida humana, ao nível da ciência e da tecnologia. As datas de início e término escolhidas correspondem a marcos fundamentais das Ciências Espaciais. […].