DCFQE - Jornal ou Revista / Newspaper or Magazine
Permanent URI for this collection
Artigo publicado em jornal, revista (semanal ou mensal) ou noutro tipo de periódicos não académicos/científicos.
(Rascunho; Submetido; Aceite; Publicado; Actualizado).
Browse
Browsing DCFQE - Jornal ou Revista / Newspaper or Magazine by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 66
Results Per Page
Sort Options
- "Património" versus património insularPublication . Vale, CelinaEste artigo pretende dar um contributo para um melhor entendimento do que é o "património insular", e eventualmente alimentar a discussão para reconsideração da orientação dada ao respectivo processo que lhe é inerente.
- Óleo essencial de conteira : um tratamento para a doença de Alzheimer?Publication . Barreto, Maria do Carmo[…]. A conteira, Hedychium gardnerianum, é a planta invasora que causa mais preocupação nos Açores, ameaçando seriamente a flora nativa. Observando as folhas desta planta, verificamos que raras vezes apresentava sinais de predação por insetos ou caracóis. Este facto levou-nos a pensar que teria compostos de defesa, de modo que começámos a estudar as suas características químicas e as suas propriedades nos laboratórios do DCTD e do CIRN, na Universidade dos Açores. Para além de outros aspetos, estudamos as potencialidades desta planta no tratamento da doença de Alzheimer. Os resultados deste estudo, publicados recentemente na revista “Molecules”, foram extremamente interessantes. […].
- Microesferas “sussurrantes” podem revelar segredos guardados nos sistemas biológicosPublication . Vasconcelos, Helena Cristina[…]. Na UAc investigam-se vidros com propriedades óticas, nomeadamente na optoelectrónica, em circuitos óticos integrados, e no domínio dos sensores. Trata-se de manipular a informação por via ótica e de modelar essa informação em raios de luz, transportando-a em vidros. Podemos dizer que a informação viaja no vidro a velocidade da luz. Um exemplo universalmente conhecido e utilizado, e o das Fibras Óticas, cujo funcionamento se explica pelos princípios físicos da fotónica e da ótica não-linear. […].
- Contribuição da informação meta data na deteção de uma alteração climáticaPublication . Meirelles, Maria GabrielaAs observações meteorológicas no Arquipélago dos Açores consolidaram-se na 1ª metade do século XIX, com a criação do Serviço Meteorológico dos Açores, iniciando-se assim, os programas de observação regular a superfície dos vários parâmetros meteorológicos. As séries históricas longas permitem a realização de investigação no domínio das alterações climáticas, nomeadamente, em termos de analise da variabilidade, extremos e tendências. No entanto, para que não se fale de uma alteração climática quando na verdade ela não existe realmente, é necessário recorrer a informação metadata analisando os fatores que podem influenciar a série histórica de uma variável climática. Numa série temporal pode ser introduzida uma perturbação ou sinal puramente casual, como no caso de transferência de localização do instrumento de medição, ou até mesmo da própria estação meteorológica. Também, podem acontecer variações graduais nos dados da série temporal devido a modificações ambientais, como a expansão de uma cidade ou a eliminação da vegetação em torno da estação meteorológica de medida. Uma alteração nestes fatores altera o sinal climático, que na série temporal se manifesta por uma alteração abrupta na media da série ou, pode levar ao aparecimento de uma tendência. Os dados meteorológicos precisam ser acompanhados da informação metadata para serem representativos e autoexplicativos dos fenómenos que representam. […].
- Como os materiais nos tratam da saúdePublication . Vasconcelos, Helena Cristina[…]. Na Universidade dos Açores (Departamento de Ciências Tecnológicas e Desenvolvimento), obtêm-se biomateriais de elevada tenacidade (muito resistentes) utilizando HA sintética, quimicamente muito próxima da HA que constitui a parte mineral do osso, reforçada com nanopartículas de zircónia (ZrO₂), formando compósitos cerâmicos nanoestruturados, extremamente fortes e tenazes. […].
- Fatores de risco de aterosclerose nos AçoresPublication . Borges, Rita Ferin[…]. Os trabalhos desenvolvidos na Universidade dos Açores sobre esta temática têm como objetivo o rastreio dos principais fatores de risco da aterosclerose nos Açores e a procura de marcadores moleculares da patologia que permitam a sua deteção precoce. Pretende-se assim conseguir um conhecimento mais profundo da aterosclerose e da situação verificada no arquipélago, que permita atuar ao nível da prevenção e da minoração dos fatores de risco da doença. Os resultados do estudo de um grupo de 352 indivíduos de ambos os géneros, naturais e residentes em várias ilhas dos Açores, aparentemente saudáveis (sem doenças cronicas, incluindo a diabetes) e com idades compreendidas entre os 20 e os 60 anos, revelaram elevadas prevalências de alguns dos fatores de risco convencionais, particularmente a hipertensão arterial (46%), o sobrepeso e obesidade (70%) e as dislipidémias (43%). […].
- Farmácia marinha : o potencial das algasPublication . Barreto, Maria do Carmo[…]. Os Açores são uma região privilegiada para a descoberta de medicamentos de origem marinha. Para alem da extensão da costa e da sua proximidade, o oceano que nos rodeia encontra-se ainda pouco afectado pela poluição, com uma rica biodiversidade que se reflecte em comunidades de algas bem desenvolvidas e saudáveis. A Universidade dos Açores estuda estas comunidades desde há mais de 20 anos, e mais recentemente tem-se vindo a estudar o seu potencial farmacológico. Algumas das algas estudadas revelaram ser de grande interesse. Por exemplo, descobrimos que duas delas, Cystoseira abies-marina e Fucus spiralis, eram extremamente activas contra células de cancro em ensaios de laboratório. Se acrescentarmos que matavam as células de cancro por um mecanismo chamada apoptose, com menos efeitos negativos para as células normais, facilmente se conclui que estas algas poderão ser uma boa fonte de agentes anticancerígenos. […].
- Potencial aplicação farmacológica de compostos naturais de espécies dos AçoresPublication . Seca, Ana M. L.[…]. procura de medicamentos fitoquímicos (compostos químicos produzidos pelas plantas que possam ser usados como medicamentos) continua, e consequentemente, mais plantas são alvo de estudos, chamados estudos fitoquímicos, com o objectivo de se conhecer os seus constituintes químicos e, principalmente, descobrir novas moléculas biologicamente activas. No Departamento de Ciências Tecnológicas da Universidade dos Acores há um grupo de investigadores que se dedica ao estudo fitoquímico das plantas existentes nos Acores. […].
- Nanomateriais : arte, ciência e tecnologiaPublication . Vasconcelos, Helena Cristina[…]. A nanotecnologia centra-se no estudo e no desenvolvimento de novos materiais, dispositivos e sistemas, a uma escala nanométrica. Um nanomaterial (ou uma nanoestrutura) tem pelo menos uma das suas dimensões inferior a 100 nm. Nano é um prefixo que, junto a uma unidade de medida, a divide por 10⁹. Um nanómetro (nm) é, pois, a milésima milionésima parte do metro, i.e., 10¯⁹ m, e equivale, por exemplo, ao comprimento de 10 átomos de hidrogénio alinhados. As primeiras ideias acerca do tema miniaturização foram apresentadas no final de 1959 pelo galardoado com o Nobel da Física, Richard Feynman, na célebre palestra “Há muito espaço lá em baixo”. […].
- Compostos naturais isolados de espécies vegetais dos Açores : potencial aplicação farmacológica de compostos naturais de espécies dos AçoresPublication . Seca, Ana M. L."[…]. A procura de medicamentos fitoquímicos (compostos químicos produzidos pelas plantas que possam ser usados como medicamentos) continua, e consequentemente, mais plantas são alvo de estudos, chamados estudos fitoquímicos, com o objectivo de se conhecer os seus constituintes químicos e, principalmente, descobrir novas moléculas biologicamente activas. No Departamento de Ciências Tecnológicas da Universidade dos Açores há um grupo de investigadores que se dedica ao estudo fitoquímico das plantas existentes nos Açores. […]"