DHFA - Comunicações a Conferências / ConferenceItem
Permanent URI for this collection
Todo o tipo de documentos relacionados com uma conferência; ex.: artigos de conferências, relatórios de conferências, palestras em conferências, artigos publicados em proceedings de conferências, relatórios de abstracts de artigos de conferência e posters de conferências.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
Browse
Browsing DHFA - Comunicações a Conferências / ConferenceItem by Subject "Acesso à Informação"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- O arquivo dos Canto e Castro: documentos, informação e história de uma família açoriana dos séculos XVI a XIXPublication . Gregório, Rute DiasO que se poderá designar por Cartório dos Canto e Castro é composto por um apreciável conjunto documental relativo às 1ª e 2ª linha de descendentes de Pero Anes do Canto (c. 1473-1556), vimaranense e povoador de 3ª vaga da ilha Terceira (Açores). As histórias administrativa/familiar e custodial/arquivística da documentação em parte acham-se reconstruídas por estudo da autora datado de 2000. O resgate in extremis dos documentos em 1888 e a integração, por verbas testamentárias e após 21 de Agosto de 1900, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada - Fundo Ernesto do Canto foram contingências determinantes para a actual conservação e uso. O instrumento de acesso ao acervo, disponível ao público, grosso modo numera as respectivas unidades de instalação (liv. e mç), reconhecendo-se ali alguma numeração sequencial dos conjuntos documentais pertencentes às que poderão ser tomadas por secções do fundo. Esta organização inadvertidamente dispersa o dito Cartório em seis unidades: Casa de Miguel Canto e Castro, ilha Terceira ou Manuscritos da Casa Miguel Canto e Castro (nºs 3 a 19), Tombo das escrituras de compras e cartas de sesmaria por Pedro Anes do Canto (nº 20), Colecção de papeis originais por Pedro Anes do Canto e António Pires do Canto (nº 20A), Documentos relativos às ilhas do Faial, S. Miguel e Terceira (nº 22), Provedores das Armadas da Terceira (nº 78) e ainda por alguns documentos nos maços da chamada Colecção de documentos originais (nºs 84 a 109). Por ter sido desrespeitado o princípio de proveniência e da organização original do fundo em presença, hoje torna-se imperativo reconstituir intelectualmente a organização e composição deste cartório, bem como proceder à respectiva publicitação. A importância social dos Canto (depois Canto e Castro) desde os inícios do século XVI até ao século XIX, o testemunho exemplar das estratégias de afirmação social e patrimonial da família, o exercício exclusivo do cargo de Provedores das Armadas pelos seus membros, a riqueza do acervo composto por documentos que remontam ao século XV e que não se cingem à geografia do arquipélago, continuam a ser razões suficientes para se dar continuidade aos estudos multidisciplinares sobre este arquivo, em prol do conhecimento e da salvaguarda das potencialidades dos fundos arquivísticos de família, portugueses e de além-mar.
- ProIAHDA: um anteprojecto para o arquivo histórico diocesano dos AçoresPublication . Gregório, Rute DiasO Pro-IAHDA, ou Projecto de Implementação do Arquivo Histórico da Diocese dos Açores, está em fase de anteprojecto entregue aos responsáveis diocesanos máximos. O objectivo principal que o suporta atende à melhor salvaguarda do património cultural da Igreja na sua dimensão arquivística, o qual se constitui por bens informativos e culturais valiosos, tantas vezes insuspeitados, inacessíveis e até em risco de conservação. Neste contexto, o projecto visa pois o seu tratamento e controlo tendo em vista a respectiva divulgação, acesso e fruição. [...].
- Salvaguardar para comunicar: Arquivo Histórico da Misericórdia de Ponta DelgadaPublication . Gregório, Rute DiasO arquivo histórico da Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada está em processo de organização. Fruto de acumulação sem controlo nem gestão, o respectivo conjunto documental de conservação permanente encontrava-se disperso, sem acondicionamento nem tratamento adequados, tão-pouco existindo um inventário de livros, maços e outras unidades instalações. O projecto agora em curso pretende intervir ao nível do seu controlo e salvaguarda, com o objectivo de disponibilizar, aos investigadores e outros interessados, o riquíssimo aporte informativo dos registos desta instituição secular.