DPSI - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
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Dissertação de Mestrado. Nível intermédio de uma dissertação (4 ou 5 anos de estudo). Contempla também dissertações do período pré-Bolonha para graus académicos que agora são reconhecidos como grau de mestre.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
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Browsing DPSI - Dissertações de Mestrado / Master Thesis by Subject "Abandono Escolar"
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- Factores condicionantes do envolvimento do aluno na escola : perspectivas de alunos e suas famílias : um estudo na escola Rui Galvão de CarvalhoPublication . Gaipo, Nélia Maria Leite da Ponte; Caldeira, Suzana NunesAtravés deste estudo, realizado junto de alunos e das suas famílias, pretendeu-se conhecer factores que, na perspectiva daqueles, possam concorrer para situações de mal-estar e de falta de envolvimento escolar. Espera-se que o acesso a esse conhecimento possa servir de pista para futuras intervenções, no sentido da minimização de obstáculos ao bem-estar e da criação de condições de adaptabilidade e sentimento de pertença dos estudantes em relação à escola e à sua aprendizagem. A relevância do estudo prende-se sobretudo com o facto de o envolvimento ser visto como um indicador positivo para o sucesso académico e como factor protector relativamente ao absentismo e abandono escolar. Participaram neste estudo de 20 sujeitos, 10 alunos da escola Rui Galvão de Carvalho, conselho de Ribeira Grande, e 10 Encarregados de Educação. Os 10 alunos que foram tomados para integrar o grupo de estudo foram seleccionados de entre os que se encontravam, no ano lectivo 2010/2011 matriculados nos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, em risco de desistência. Quanto à metodologia utilizada neste estudo, optou-se por uma pesquisa de cariz qualitativo, uma vez ser o nosso propósito conhecer a riqueza e a diversidade de dados provenientes das perspectivas dos alunos e suas famílias acerca do envolvimento dos primeiros na escola. De acordo com os dados emergentes, foi clara a imensa dificuldade em responder de forma inequívoca às questões de partida, tendo em conta a ambiguidade nos discursos dos participantes (alunos e famílias), nomeadamente no que se refere ao envolvimento afectivo. Em relação ao envolvimento comportamental e cognitivo, sobressaiu nos discursos dos alunos e suas mães uma maior consistência, nas suas assunções de não comprometimento, como por exemplo, o não cumprimento das normas e o desuso de estratégias metacognitivas e de auto-regulação. Estes resultados poderão, em todo o caso, ser interpretados como uma ausência de ligação e de compromisso por parte daqueles para com a escola. Quanto à perspectiva dos alunos e suas famílias acerca dos factores contextuais, os dois grupos de participantes descreveram os primeiros (os alunos) como pouco envolvidos, tanto ao nível do contexto escolar como familiar, o que se afigurou num importante leque de pistas e focos de intervenção a ser implementadas pela escola, não fosse este o objectivo primeiro deste estudo.