DCEA - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
Permanent URI for this collection
Dissertação de Mestrado. Nível intermédio de uma dissertação (4 ou 5 anos de estudo). Contempla também dissertações do período pré-Bolonha para graus académicos que agora são reconhecidos como grau de mestre.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
Browse
Browsing DCEA - Dissertações de Mestrado / Master Thesis by Subject "Água (Abastecimento Público)"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Cadastro da rede de distribuição de água da cidade da Horta e previsão da evolução da população turística : contributos para a gestão de águaPublication . Silva, Paulo Miguel Melo Cristo; Rodrigues, António Félix Flores[…]. O cadastro de infraestruturas de abastecimento de água é fundamental para otimizar a distribuição deste recurso, a fim de evitar gastos desnecessários, quer económicos, quer do próprio recurso. Assim, o principal objetivo deste projecto passa por contribuir para a realização do cadastro da cidade da Horta e par de uma avaliação do impacto do crescimento turístico nas redes de distribuição de água. Neste sentido, procedeu-se a um levantamento de dados sobre o tipo de turismo que visita a ilha do Faial tendo como pressuposto que é prioritário o abastecimento da população residente. Para isso estudaram-se tendências para verificar o modo com a indústria turística evolui na ilha sem deixar de atender também à evolução da população local. O levantamento aqui realizado abrangeu também os gastos de água dos maiores consumidores na cidade da Horta, que se encontram relacionados diretamente com o turismo, nomeadamente os da área da restauração, alojamento local e hotelaria. Perante isto, foram identificados todos os locais de alojamento na ilha do Faial, assim como a sua capacidade (camas). Com os dados da ocupação turística do Faial, tendo em conta um histórico de sete anos, foi possível construir um modelo matemático que se baseia em parte no modelo do “World Tourism Trends and the Way Ahead (WYSETC)”, cujo máximo de crescimento turístico previsto é de 35%. Admitiu-se que esse crescimento corresponde ao pior impacto possível, em termos de consumos de água, que possa ser associado ao turismo no Faial. […].
- Influência do incremento da atividade turística no consumo de água na Ilha TerceiraPublication . Ribeiro, Gregório José Calçado; Rodrigues, Francisco CotaAs ilhas dos Açores apresentam características hidrológicas peculiares relacionadas com a complexidade geológica dos terrenos que as constituem e com uma geomorfologia específica, com um relevo acidentado, altimetrias elevadas e grandes declives. A maior parte da água utilizada no arquipélago tem origem subterrânea, provindo do aquífero basal, ou de massas de águas subterrâneas suspensas, que podem ser múltiplas e sobrepostas no mesmo maciço. Para cada parcela insular admite-se a existência de um aquífero basal único. Estes apresentam geralmente, problemas de intrusão salina, que muitas vezes comprometem a qualidade da água extraída. Os aquíferos suspensos ocorrem associados a níveis piroclásticos alterados ou paleossolos pouco permeáveis. Comportam na sua generalidade variações sazonais de caudal muito significativas. O turismo constitui uma atividade económica de grande relevo nos Açores que tem conhecido nos últimos anos um incremento significativo. Esse facto tem implicado aumentos no consumo de água que, nalgumas ilhas, podem ser indutores de escassez. Neste estudo faz-se uma análise dos recursos hídricos disponíveis na ilha Terceira, procura-se prever o incremento turístico para os próximos anos e tenta-se estabelecer uma relação entre as disponibilidades de água e a provável procura, tendo em vista a exploração sustentável deste recurso.
- Risco de contaminação radiológica da água considerando a presença de radionuclídeos nos solos da Ilha TerceiraPublication . Cabral, Luís Carlos Freitas; Rodrigues, António Félix FloresEste projeto centra-se na temática da contaminação radiológica do meio ambiente e analisa uma possível contaminação radiológica das águas tanto superficiais como subterrâneas da ilha Terceira, no Arquipélago dos Açores. Pretendeu-se contribuir para a avaliação do risco de exposição da população da Ilha Terceira a possível água de consumo contaminada, tendo em conta que existem radionuclídeos naturais e artificiais nos solos. Essa exposição ocorre em simultâneo com o manuseio do solo em zonas que a priori se detetaram radioisótopos de origem antrópica. O trabalho centrou-se em dados recolhidos de revisão bibliográfica e em dois relatórios extensos publicados em 2018, nomeadamente o relatório “Monitorização Radiológica na Ilha Terceira, na Região Autónoma dos Açores” do Laboratório de Proteção e Segurança Radiológica, relatório LPSR-C, n.º 25/2018 e no relatório do CRIIRAD report n.º 18-42; Terceira Island (Azores) – Radiological Checks performed by the CRIIRAD laboratory. Nas várias monitorizações realizadas na ilha Terceira foram detetados níveis de Chumbo-210 consideravelmente acima dos valores medidos noutras regiões do Continente Português, bem como alguns valores de Césio-137 que carecem de investigação mais aprofundada. Quanto à análise de risco efetuada, esta demonstrou haver uma dúzia de locais dispersos pela Ilha com maiores índices de taxa efetiva anual equivalente de radiação do que a média mundial, o que pode representar algum risco acrescido para a população e que se acentua se houver, em simultâneo, exposição a águas e contato direto com esses solos. Em síntese este estudo aponta para a necessidade de se aprofundar o conhecimento sobre poluição natural e artificial por radionuclídeos quer depositados pela atmosfera quer existentes nos solos da ilha. Sugere-se também uma maior atenção e monitorização da água destinada ao consumo humano.