ESS - Escola Superior de Saúde
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESS - Escola Superior de Saúde by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências da Educação"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Jogar e compreender: o contributo dos jogos pedagógicos inspirados no Método de Singapura para o ensino e a aprendizagem da Matemática na Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Melo, Isabel Victória Raposo; Dinis, Raquel José Jesus Vigário; Teixeira, Ricardo Emanuel CunhaO presente Relatório de Estágio versa a análise fundamentada ao trabalho desenvolvido no âmbito dos Estágios Pedagógicos I e II, realizados na Educação Pré--Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, respetivamente, no contexto do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores. A temática por nós selecionada para aprofundamento centra-se nos contributos do jogo pedagógico, inspirado nos princípios científico-pedagógicos do Método de Singapura para o ensino-aprendizagem da Matemática, que se pretende promotor da compreensão de conceitos e procedimentos. O currículo Português realça a importância de se despertar o interesse/motivação das crianças/alunos para a aprendizagem significativa da Matemática, preconizando o papel ativo do discente na construção do seu próprio conhecimento. Nesta ótica, o jogo pedagógico constitui-se como um recurso muito eficaz, por priorizar a criança/aluno como protagonista do processo educativo, por meio da ação e interação. O carácter lúdico do jogo confere-lhe maior atratividade para a abordagem/consolidação dos conteúdos matemáticos, estimulando o raciocínio, o pensamento estratégico e a autonomia. As práticas pedagógicas dinamizadas, a sua análise e reflexão constituíram momentos fulcrais e ímpares de aprendizagem profissional. Considerando as necessidades e interesses do grupo/turma, selecionámos, construímos e implementamos jogos diversificados, versando diferentes temas matemáticos. Neste contexto, evidenciou--se − tanto na nossa análise, como nas entrevistas realizadas às docentes cooperantes − o elevado valor pedagógico deste recurso, aliado aos princípios estruturantes do Método de Singapura, nomeadamente no que respeita à promoção da compreensão relacional de conceitos e procedimentos matemáticos. Em complementaridade com as práticas desenvolvidas, realizámos um estudo (mediante inquérito por questionário), com o objetivo de aprofundarmos o conhecimento das conceções e práticas de Educadores de Infância e de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre a implementação do jogo no ensino e aprendizagem da Matemática. Os resultados obtidos, que consideramos muito positivos, revelam que grande parte dos participantes privilegia o jogo pedagógico na abordagem à área/domínio da Matemática, valorizando-o como um recurso promotor de atitudes positivas face à Matemática e um fator de motivação e interesse pela aprendizagem, estimulando a atenção/concentração, o raciocínio e a resolução de problemas. Contudo, neste estudo, constatámos ainda que alguns docentes declaram não privilegiar o jogo, referindo que a falta de recursos/materiais/tempo, as características/comportamentos do grupo/turma e/ou o elevado número de crianças/alunos dificultam essa prática. Neste enquadramento, destacamos a importância de se investir continuamente − tanto no aprofundamento da investigação e da reflexão, como nos contextos de formação inicial e contínua – na clarificação e afirmação do potencial pedagógico do jogo, nomeadamente no que respeita ao ensino-aprendizagem da Matemática, que se pretende ativo e significativo.