Departamento de Sociologia
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Browsing Departamento de Sociologia by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Sociologia"
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- Da identidade açoriana ao consumo da marca AçoresPublication . Negalha, Raquel Raposo; Medeiros, Pilar Damião deO presente Projeto de Dissertação insere-se na área da sociologia do consumo intitulada Da Identidade Açoriana ao Consumo da Marca Açores. A pertinência da mesma prende-se com o facto de o Projeto “Marca Açores” desenvolvido pela Sociedade para o Desenvolvimento dos Açores (SDEA) ser uma novidade para as empresas que se encontram interessadas em incutir o selo da mesma nos seus produtos de modo a que estes se tornem mais cativantes e apelativos para com os seus consumidores. Por isso, considerou-se relevante formular a seguinte pergunta de partida: De que forma a cultura e identidade açoriana são potenciadoras de uma Marca diferenciada? Esta pergunta implica que se relacione a cultura e a identidade açoriana com o conceito de “Marca Açores” com o intuito de compreender se efectivamente existe reconhecimento, por parte dos consumidores, desta identidade e se há preferência pelos produtos da Marca Açores. […].
- Desigualdades de género no mercado laboral açoriano : o caso dos jovens mais escolarizadosPublication . Ponces, Rita Alexandra Carreiro; Diogo, Ana Isabel dos Santos MatiasA presente investigação tem como principal objetivo caraterizar as desigualdades de género no mercado de trabalho açoriano, analisando, num primeiro momento, a generalidade da população empregada e, numa segunda fase, aprofundando o caso específico dos jovens mais escolarizados, pois este grupo social encontra-se no cerne das mudanças sociais relacionadas com as desigualdades de género. As desigualdades de género no mercado de trabalhos foram averiguadas a partir das seguintes componentes: a segregação horizontal, a segregação vertical e as desigualdades salariais. Pretende-se, também, analisar a influência da escolaridade nas desigualdades de género nas componentes mencionadas anteriormente. É ainda averiguada a relação entre a conciliação emprego-família e as desigualdades de género no mercado de trabalho açoriano. De modo a conseguir cumprir os objetivos propostos nesta dissertação, foi realizada uma análise aos dados dos Quadros de Pessoal de 2019, analisando a população empregada no setor privado e, posteriormente, estes dados foram aprofundados com a recolha de 24 entrevistas realizadas a jovens, comparando-se os diplomados do ensino superior com os não diplomados. Com a análise de dados foi possível verificar que existem desigualdades de género no mercado de trabalho açoriano, em todas as componentes, seguindo a tendência do contexto nacional. A presença do diploma do ensino superior não protege os indivíduos de serem alvo de desigualdades de género, no entanto, existem algumas atenuações. Por fim, verificou-se que a conciliação emprego-família condiciona as desigualdades de género do mercado de trabalho. No caso dos jovens mais escolarizados, notou-se a persistência das desigualdades de género neste grupo social, associados à presença de estereótipos de género, destacando-se, também, a existência de modelos de partilha das tarefas familiares mais igualitários, com ambos os elementos do casal a prestar cuidados aos filhos, no entanto, as mulheres surgem mais penalizadas nos casos de conflito na articulação emprego-família.
- Institucionalização e des(identificação) da população idosa : a minha experiência no convívio com os idoso institucionalizadosPublication . Simão, Cristina Isabel Botelho; Gonçalves, Maria da Piedade Lima LalandaOs idosos representem uma grande e importante parte da população do século XXI e a sua proteção é cada vez mais uma preocupação individual, comunitária e institucional, refletida na criação de várias organizações, eventos, iniciativas legislativas e de espaços onde a terceira idade se possa sentir protegida, socializar e identificar. As estruturas residenciais para idosos são hoje uma importante resposta no apoio às famílias na prestação dos cuidados de saúde aos mais velhos, na socialização e na diminuição do isolamento e depressão que esta faixa etária está sujeita, envolvendo um processo de admissão mais ou menos rígido, que implica adaptação, identificação com o novo espaço, e alteração das rotinas diárias e da forma como se gere o património. Contudo, não poderemos considerar, por si só, que a institucionalização contribua para a perda de identidade dos idosos, uma vez que, na maioria das vezes, é o próprio processo de envelhecimento o responsável pela perda das qualidades de vida do cidadão idoso. Há, contudo, que flexibilizar regras institucionais e promover aspetos identitários que permitam aos mais velhos potenciar o bem-estar nesta fase da vida.
- A luta pelo reconhecimento intersubjectivo : a ligação do eu consigo próprioPublication . Fontes, Paulo Vitorino; Medeiros, Pilar Damião deA teoria do reconhecimento tem sido desenvolvida consistentemente por Axel Honneth ([1992] 2011), a partir da ideia original de F. Hegel e formula uma concepção intersubjectiva da autoconsciência humana, uma vez que ela é obtida na medida em que o sujeito compreende a sua própria acção a partir da perspetiva, simbolicamente representada, de uma segunda pessoa. O sujeito obtém assim a capacidade de participação nas interações normativas do seu meio e ao adoptar como suas as normas sociais de acção do outro generalizado, desenvolve a identidade de um sujeito aceite na sua comunidade. Neste processo de socialização, operado na relação intersubjectiva, o conceito de reconhecimento é desdobrado em três esferas: Amor, Direito e Estima Social. Estas esferas, através da aquisição cumulativa de autoconfiança, auto-respeito e auto-estima, criam as condições sociais que permitem os actores chegar a uma atitude positiva para com eles mesmos, originando o indivíduo autónomo. De igual forma, às correspondentes formas de reconhecimento mútuo, poder-se-á atribuir experiências paralelas de desrespeito social. O reconhecimento igual ao ser negado pode prejudicar aquele a quem é recusado. Para Charles Taylor ([1992] 2009), a projecção no outro de uma imagem depreciativa pode realmente oprimi-lo, na medida em que for interiorizada. A identidade de cada um depende das relações dialógicas estabelecidas com os outros. Segundo Taylor, definimo-nos sempre em diálogo, exterior e interior, por concordância ou oposição, com a identidade que os outros significativos querem, ou quiseram, reconhecer em nós. Neste trabalho pretende-se uma abordagem sociológica capaz de aferir os princípios normativos próprios de uma época, estruturalmente inscritos na relação de reconhecimento recíproco, de modo a explicar os processos de mudança social. Recorre-se a uma metodologia qualitativa, compreensiva, com recurso à análise documental e a entrevistas semi-directivas. Pretende-se aplicar o quadro teórico à pesquisa da cidade de Ponta Delgada, mais concretamente a um grupo social, os indivíduos que se encontram desafiliados socialmente, como o caso dos sem-abrigo.
- Mediação socioeducativa no 2.º Ciclo, nas Escolas do Ensino Básico, no concelho de Ponta Delgada : agentes, práticas e perspetivasPublication . Sousa, Priscila Oliveira; Diogo, Ana Isabel dos Santos MatiasO grande objetivo desta dissertação de mestrado é analisar como é que a mediação socioeducativa tem sido desenvolvida no 2.º ciclo, nas escolas do ensino básico, no concelho de Ponta Delgada. Para isto, procura-se caracterizar quem são os profissionais destacados para a mediação, bem como público-alvo; quais as práticas que estes profissionais utilizam nas suas intervenções; e, ainda, quais as suas perspetivas em relação à mediação socioeducativa e aos seus efeitos. O enquadramento teórico permite perceber, através do cruzamento de diferentes teorias, a evolução do conceito e das práticas da mediação. O estudo empírico assenta numa metodologia qualitativa, baseado em 14 entrevistas realizadas a diferentes agentes sociais, das cinco escolas em estudo, no concelho de Ponta Delgada. As informações recolhidas junto dos vários entrevistados permitem-nos concluir que as cinco escolas em análise têm diferentes formas de representar e de implementar a mediação socioeducativa. Por um lado, existem escolas que utilizam a mediação num sentido formal, com objetivos específicos e com projetos continuados e, por outro, existem outras escolas que utilizam práticas mediativas em situações pontuais, isto é, uma mediação informal. Os dados recolhidos estão, em parte, em consonância com os estudos referidos no enquadramento teórico.
- Portugal, China e Macau no século XXI: uma relação com futuro?Publication . Oliveira, Daniel Francisco; Fontes, Paulo VitorinoA longa relação Luso-Sínica ganha novos contornos e desafios com a devolução de Macau à República Popular da China em 1999, após a Declaração Sino-Portuguesa sobre a Questão de Macau de 13 de abril de 1987. Com esta investigação pretende-se realçar e compreender os laços históricos entre Portugal e a China, tendo como foco Macau, não só durante a era da soberania portuguesa mas também após a devolução da soberania à China, descrevendo o seu processo histórico em termos sociais, culturais e políticos em ambos os períodos, e por último equacionar os possíveis desafios que poderão surgir no seio desta relação triangular, nomeadamente o declínio da presença cultural portuguesa e a degradação dos princípios democráticos estabelecidos pelo referido acordo. Este tema reveste-se de especial importância para o futuro da política externa portuguesa, principalmente dada a escassez de trabalhos académicos sobre esta temática. Para a realização desta investigação iremos recorrer a uma pesquisa qualitativa e análise documental através de diversas fontes académicas e bibliográficas com o objetivo de expandir o conhecimento, analisando teorias e modificando as existentes. Esperamos contribuir para o aprofundamento do conhecimento desta temática de forma a concorrer para a resolução dos principais desafios que se colocam hoje na relação entre Portugal e a China.
- A precariedade no sector da agricultura : o caso dos trabalhadores agrícolas dos AçoresPublication . Oliveira, Paula Cristina Medeiros; Diogo, Fernando Jorge AfonsoNo caso do trabalho agrícola, a norma do emprego sem termo é desafiada pelas práticas de contratação tradicionais. Ou seja, pela contratação verbal. O carácter singular e informal do trabalho agrícola traduz-se na dificuldade de obtenção de dados estatísticos que exprimam com exatidão a realidade desta atividade precária. Por esse motivo, é uma realidade pouco estudada. Assim, torna-se importante estudar os efeitos da precariedade no percurso de vida dos trabalhadores agrícolas, particularmente, em São Miguel – o principal centro de produção leiteira dos Açores. Delineado numa abordagem qualitativa, este estudo tem por base a aplicação de doze entrevistas a trabalhadores agrícolas residentes na ilha de São Miguel, Açores. Em concordância com o que a literatura tem vindo a defender, os resultados empíricos indicam que os trabalhadores agrícolas entrevistados apresentam, em geral, baixas qualificações escolares e ausência de ações de formação, proveem de classes sociais desfavorecidas e encaram a sua profissão como uma atividade de recurso hereditário. Neste último caso, referimo-nos aos trabalhadores agrícolas que são filhos dos titulares das explorações agrícolas. Seguidamente, averiguou-se que a maioria dos padrões de recrutamento são baseados em mão de obra agrícola familiar, com contratos laborais informais, como um fator decisivo para a reprodução da precariedade tradicional no sector agrícola. Os resultados também mostram uma elevada expressão de trabalho sazonal, associado a situações de precariedade, com formas de trabalho legais e ilegais, ritmos de trabalho e horários irregulares, salários baixos ou até nulos e falta de proteção social e económica dos trabalhadores agrícolas. Por último, verificou-se que a inexistência de apoios públicos, especificamente a ausência de provisões que levem a melhores condições laborais dos trabalhadores agrícolas, têm influência neste ciclo de precariedade. Ademais, os trabalhadores agrícolas continuam a sujeitar-se a esta precaridade, por falta de alternativa e/ou por gosto à profissão, quando não conformados.
- O sucesso de uma política social : impacto da ação social escolar no sucesso escolar em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico na ilha de São Miguel, AçoresPublication . Oliveira, Teodoro Filipe Ramos; Lima, Jorge Manuel Ávila de; Palos, Ana Cristina PiresO presente estudo propõe-se perceber a perspetiva de alguns atores sociais acerca do modo como a Ação Social Escolar (ASE) tem sido implementada na Região Autónoma dos Açores (RAA) e que impactos tem produzido em termos de garantias de acesso e sucesso escolar. Foram aplicadas entrevistas junto de três grupos de entrevistados, selecionados criteriosamente. As perspetivas dos professores e dos responsáveis escolares podem esclarecer os meandros da implementação da medida e a avaliação dos seus efeitos imediatos junto dos alunos e famílias, enquanto que os responsáveis governativos elucidam os princípios norteadores e a gestão da implementação da ASE. Os entrevistados reconhecem que a implementação da ASE na região tem contribuído para um sistema de ensino mais equitativo, estando comprovados os seus impactos na diminuição das taxas de abandono e de insucesso escolar, apesar das limitações que reconhecem na eficácia e eficiência desta política social.
- Trajetórias profissionais dos jovens micaelenses : aspirações em relação à sua (re)inserção no mercado de trabalho (projetos profissionais)Publication . Carvalho, Mariana Sousa; Gonçalves, Rolando Lima LalandaEsta dissertação pretende analisar as trajetórias profissionais dos jovens residentes na ilha de São Miguel, tendo como eixo principal a relação entre a (re) inserção no mercado de trabalho e as políticas ativas de emprego, nomeadamente, o estagiar T ou L, enquanto política pública, assim como a compreensão das aspirações dos jovens face a futuros profissionais possíveis. O estudo empírico assenta numa metodologia qualitativa, nomeadamente, numa análise comparativa de dezasseis entrevistas realizadas a jovens que integraram o mercado de trabalho apoiados pelo programa estagiar T ou L em dois períodos distintos 2004-2007 e entre 2013-2016. Os dados recolhidos permitem concluir que há divergências nas trajetórias profissionais dos jovens apoiados pelo programa estagiar T ou L nos dois períodos em análise. Porém, a amostra permitiu-nos identificar três tipologias de trajetórias profissionais, nomeadamente, trajetórias profissionais instáveis ou flexíveis, trajetórias profissionais evolutivas e trajetórias profissionais estáveis e, quatro tipologias de aspirações profissionais, designadamente, aspiração a integração funcional, aspiração a progressão profissional, aspiração económica e aspiração a realização pessoal.
- Violência nas relações de intimidade e namoro de jovens adultos : um olhar sobre os estudantes da Universidade dos AçoresPublication . Sousa, Beatriz Amaral; Medeiros, Pilar Damião deA partir de 1960 a violência conjugal tornou-se um fenómeno social sendo este abuso confirmado por uma vasta bibliografia a partir da década seguinte. A literatura mostra-nos que esta denúncia promoveu uma crescente consciencialização em Portugal deste problema, nascendo novas ramificações de estudo dentro desta temática como a violência no namoro, dating violence, courtship violence. É dentro desta subcategoria que se insere a presente dissertação, a qual tem como por objetivo estudar a violência no namoro com um enfoque nos estudantes universitários da Universidade dos Açores com idades compreendidas entre os 18-30 anos. Para este estudo foram ainda utilizadas a teoria feminista e a teoria ecológica de forma a formular e a testar as nossas hipóteses. O presente estudo de caráter misto foi composto por uma componente quantitativa e qualitativa. Ao analisar os dados recolhidos, verificou-se existir uma percentagem de vitimização de entre os inquiridos de 41,1% e uma percentagem de perpetração de 16,2%. Tendo-se apresentado a violência psicológica como a mais predominante.