Açores Magazine - Açoriano Oriental
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer Açores Magazine - Açoriano Oriental por Domínios Científicos e Tecnológicos (FOS) "Ciências Naturais::Ciências Físicas"
A mostrar 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de ordenação
- Ano Internacional Quântico 2: O Prémio Nobel da Física de 2025Publication . Gomes, Cláudio; Sá, Nuno; Coordenação e edição de Armindo Rodrigues (FCT-UAc)O prémio Nobel da Física de 2025 foi atribuído ao inglês John Clarke, ao francês Michel H. Devoret e ao norteamericano John M. Martinis, todos Professores em Universidades nos Estados Unidos da América, pela descoberta do efeito de túnel quântico macroscópico e pela quantização da energia num circuito elétrico.
- Ano Internacional Quântico 3: A Física QuânticaPublication . Sá, Nuno; Gomes, Cláudio; Coordenação e edição de Armindo Rodrigues (FCT-UAc)A Física Quântica é uma das três disciplinas da Física Moderna, que aperfeiçoaram a Física Clássica para os domínios do “muito rápido” (Relatividade Restrita), do “muito pesado” (Relatividade Geral) e do “muito pequeno” (Mecânica Quântica).
- Ano Internacional Quântico: 1.0 Nascimento duma IdeiaPublication . Gomes, Cláudio; Sá, Nuno; Coordenação e edição de Armindo Rodrigues (FCT-UAc)A Organização das Nações Unidas declarou 2025 como o Ano Internacional da Ciência e Tecnologia Quânticas na sequência do centenário dos artigos científicos das fundações matriciais e interpretação probabilística da Mecânica Quântica por Heisenberg, Born e Jordan. O objetivo é disseminar conhecimentos desta área da Física, bem como das inúmeras invenções e inovações associadas à mesma. Convidamos o leitor a seguir artigos no UAciência deste ano, relativos a esta efeméride, começando este com a história da Física Quântica.
- Do Rubi ao Attossegundo: Como o Laser Aprendeu a Medir o TempoVasconcelos, Cristina; Meirelles, GabrielaQuando Theodore Maiman operou o primeiro laser de rubi, em 1960, dificilmente imaginaria que estava a criar um dos instrumentos mais revolucionários da física contemporânea. O feixe vermelho emitido pelo laser— inicialmente visto como curiosidade de laboratório — abriu caminho a seis décadas de inovação que hoje atravessam a medicina, as telecomunicações, a indústria e a investigação fundamental.
- A equação de Schrödinger faz 100 anos (e continua a desafiar a nossa intuição — até os gatos)Publication . Vasconcelos, Cristina; Meirelles, Gabriela; Coordenação e edição de Armindo Rodrigues (FCT-UAc)Quando Erwin Schrödinger (1887–1961) publicou, em 1926, a equação que hoje tem o seu nome, a Física atravessava um momento de profunda transformação. Os fenómenos observados à escala atómica desafiavam as leis da mecânica clássica e exigiam uma nova descrição da Natureza. A equação de Schrödinger surgiu como resposta a esse desafio e tornou-se, desde então, um dos pilares da mecânica quântica, com impacto direto na tecnologia moderna. A importância deste contributo seria reconhecida poucos anos mais tarde com a atribuição do Prémio Nobel da Física, em 1933.
- A formação de rochas que parecem animais: A física por trás do fenómeno.Publication . Vasconcelos, Cristina; Meirelles, GabrielaJá alguma vez viste uma rocha gigante que parecia um elefante ou uma águia? A natureza está cheia de surpresas, e muitas dessas formas mais interessantes são esculpidas pela ação do vento.
- Teoria das Cordas: Como o Universo Pode Ser Como Uma Grande Orquestra!Publication . Vasconcelos, Cristina; Meirelles, Gabriela; Coordenação e edição de Ana Teresa Alves (FCSH-UAc).Imagina que o universo é como uma gigantesca orquestra. Em vez de violinos, guitarras ou tambores, os instrumentos são cordas invisíveis, tão pequenas que ninguém as consegue ver. São estas cordas minúsculas que, ao vibrar, dão origem a tudo o que existe: desde a luz das estrelas às partículas mais pequenas que os átomos. É isso que diz a Teoria das Cordas, uma ideia da física que tenta explicar como o universo é construído a partir dos seus elementos mais pequenos.
- Tesla e Tesla: Da Corrente Elétrica ao Carro ElétricoPublication . Vasconcelos, Cristina; Meirelles, Gabriela; Coordenação e edição de Ana Teresa Alves (FCSH-UAc)Já ouviste falar dos carros Tesla, certo? Aqueles elétricos, modernos, super-rápidos e cheios de tecnologia? Mas sabias que o nome ¯Tesla° não foi escolhido por acaso? É uma homenagem a Nikola Tesla, um inventor do século XIX, cujas ideias, muitas delas à frente do seu tempo, só agora estão a tornar-se realidade.
