Departamento de Ciências Agrárias
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Departamento de Ciências Agrárias by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Geografia Económica e Social"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- O impacto das políticas agrícolas no uso do solo : um estudo de caso na ilha Terceira (Açores: Portugal)Publication . Reis, João Miguel Fialho Coelho; Dentinho, Tomaz Lopes Cavalheiro PonceO objetivo desta tese é avaliar o impacto das políticas agrícolas nas alterações do uso do solo e suas consequências a nível económico, social e ambiental. Para o efeito, analisa-se o caso da ilha Terceira (Açores: Portugal), no início do séc. XXI. O trabalho encontra-se estruturado em 6 capítulos, o primeiro dos quais é de introdução. O Capítulo 2 resume a literatura sobre a alteração do uso do solo e os fatores que a condicionam, os serviços dos ecossistemas e as interações entre o homem e o ambiente. A ideia que prevalece é que a paisagem resulta de um processo dinâmico e interligado de criação e evolução, e que as intervenções da política agrícola têm impactos diretos, indiretos, induzidos e sistémicos, cuja avaliação requer uma abordagem interdisciplinar. No Capítulo 3 é analisada a questão “quais os processos de alteração de uso do solo agrícola?”. Com base nas métricas da paisagem, e em matrizes de transição de usos do solo, aferidas para diferentes classes de aptidão, conclui-se que as alterações do uso do solo entre 2001 e 2011, na Ilha Terceira, encontram-se condicionadas pela aptidão do solo, consequentemente recomenda-se que as políticas agrícolas tenham em consideração a diversidade biofísica do território. O Capítulo 4 abraça a questão “Qual o impacto da aptidão do solo na tipologia das explorações agrícolas?”. Recorrendo à análise fatorial das caraterísticas das explorações agrícolas da Ilha Terceira e à análise de clusters, geraram-se oito componentes principais que permitiram identificar sete tipos distintos de explorações, que se revelaram associadas a diferentes classes de aptidão. Em síntese os tipos de exploração também são condicionados pelas caraterísticas biofísicas do território. No Capítulo 5 responde-se à questão “Quais as causas e as condicionantes das alterações do uso de solo?”. Para responder a esta questão estimaram-se modelos Logit que relacionam o uso do solo para produção de milho-silagem com base num conjunto de variáveis explanatórias. Os resultados obtidos demonstram que os fatores biofísicos, a acessibilidade, a tipologia das explorações, a ajuda à produção de culturas arvenses, o preço da carne e o preço do leite constituem fatores-chave na decisão de produção de milho-silagem face às opões alternativas, designadamente a produção de pastagem. Finalmente no Capítulo 6 discute-se a questão “Quais os efeitos das alterações do uso do solo no ambiente, na economia e na sociedade?”. Trata-se de um capítulo final de discussão que constitui um epílogo natural dos resultados obtidos nos capítulos precedentes e onde se emitem algumas recomendações sobre a gestão institucional do desenvolvimento sustentável em meio rural.
- Modernização económica pela distribuição hierárquica de serviços públicos no HuamboPublication . Pakissi, César Osvaldo; Dentinho, Tomaz Lopes Cavalheiro PonceO presente estudo, está focado no processo de modernização económica e adota uma visão regional voltada para os países africanos. Subjacente a análise deste processo, está o crescimento urbano acelerado e desestruturado que as cidades destes países enfrentam. A questão que se levanta é, será que com a adoção de um critério de provisão de serviços públicos assente na hierarquização urbana pode-se alcançar a modernização económica, ou estas cidades vão continuar escamoteadas em seus subúrbios? Como caso de estudo analisa-se província do Huambo-Angola, onde existem evidência empíricas de uma tendência de provisionamento de serviços públicos em todo território, só que, as infraestruturas e equipamentos disponibilizados por essa via têm pouco impacto para impulsionar e estruturar o crescimento urbano. A literatura consultada permite inferir que a acessibilidade aos serviços públicos é o alicerce para estruturação das cidades e das economias. Nesse sentido, aplicou-se a optimização com base no princípio de Toregas (1971), seguida do Modelo Económico de Interação Espacial desenvolvido em MATLAB para simular alternativas de provisionamento de serviços públicos. Os resultados indicam que otimizando a distribuição das infraestruturas e equipamentos públicos é possível obter um padrão de hierarquia urbana com impacto espacial viabilidade económica.