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- Literacia Ambiental dos Estudantes Finalistas do Ensino Secundário na Região Autónoma dos AçoresPublication . Botelho, Daniela Dias; Ventura, Maria da Anunciação Mateus; Freitas, Hélder Spínola deA literacia ambiental é algo que tomamos como adquirido para as novas gerações, tendo em conta os curricula dos vários graus de ensino, que abordam temas importantes como sejam a poupança de recursos e a gestão responsável de resíduos. No entanto, somos muitas vezes confrontados com comportamentos que não traduzem esta aprendizagem, o que nos leva a interrogar se a mensagem está a passar de forma fluída. Até ao final do ensino secundário, é expectável que os estudantes conheçam os principais problemas ambientais que afetam as sociedades atuais, e que saibam quais as medidas / atitudes / comportamentos adequados perante determinadas situações. Este trabalho pretende avaliar a literacia ambiental dos estudantes à chegada ao ensino superior, e em particular aqueles que realizaram o seu percurso formativo na Região Autónoma dos Açores. Pretende entender a frequência e abrangência do ensino voltado para a sustentabilidade nas escolas, sugerir melhorias para tornar a educação ambiental mais eficaz, e analisar o perfil dos alunos ao final do ensino obrigatório em relação à sua consciência e práticas ambientais. Os resultados preliminares de um inquérito, realizado junto dos alunos do primeiro ano de 15 cursos das áreas científicas e humanas lecionadas na academia açoriana, demonstram que a maioria dos alunos, com uma percentagem de 92,8% não são, ou foram, membros de algum grupo ou organização de defesa do ambiente, 36,1% dos alunos fazem sempre a separação dos resíduos, colocando-os nos diferentes ecopontos, e 60,3% afirmam que nunca deixam a torneira aberta enquanto escovam os dentes. Nas atitudes verificou-se que 42,2% dos estudantes discorda da afirmação “a tecnologia irá resolver os nossos problemas ambientais”. Comparando os resultados dos inquéritos realizados em todos os cursos de Licenciatura, os alunos dos cursos de ciências naturais apresentam maior sensibilidade perante os problemas ambientais que estamos a enfrentar.
