Browsing by Issue Date, starting with "2025-04-10"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A Leitura e a Educação Literária no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioPublication . Soares, Bruno Miguel Sousa Gaudêncio; Pereira, José Carlos da Silva; Amaral, Maria do Céu Amaral Fortes de FragaO presente Relatório de Estágio – A Leitura e a Educação Literária no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário – pretende compreender a relevância dos domínios da Leitura e da Educação Literária nas escolas para os estudantes, os professores, a comunidade escolar e académicos e investigadores, tendo em conta as práticas e os incentivos, quer sejam em formato tradicional (o livro), quer sejam em formato digital (aparelhos tecnológicos como os telemóveis, tablets, portáteis). Para o efeito, em primeiro lugar, procura-se entender o domínio da Leitura e da Educação Literária; em segundo lugar, a investigação e a averiguação das vantagens e desvantagens a nível educacional, psicológico, ético e individual em consonância com os respetivos formatos tradicionais e digitais da atualidade (tipologias, modos e géneros literários). Neste sentido, recorreu-se a uma investigação de abordagem quantitativa, permitindo a recolha e o estudo dos dados, designadamente através da elaboração da amostra, da formulação do inquérito, do trabalho de campo na entrega e recolha dos questionários. Por fim, na análise destes questionários entregues pelos respetivos professores cooperantes a alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico, mais especificamente em turmas do 9.º ano de escolaridade, bem como, a alunos do Ensino Secundário, nomeadamente em turmas de 10.º e 12.º ano de escolaridade. Através da análise dos questionários, identificaram-se os hábitos de leitura (géneros e modos literários), a relação dos alunos com a leitura, a influência de quem incentiva e implementa práticas de Leitura e/ou Educação Literária e a interação dos estudantes com os formatos tradicionais e digitais hodiernos. Desta forma, importa entender a relevância e o entendimento que os discentes têm em relação à Leitura e à Educação Literária, tendo em conta o enquadramento teórico, o instrumento de recolha de dados e as atividades dinamizadas ao longo do estágio. A partir do desenvolvimento de cada capítulo deste Relatório de Estágio e os resultados da investigação quantitativa, ficou-se a conhecer a importância da Leitura e da Educação Literária nos formatos convencionais e não convencionais entre os estudantes.
