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- A comunidade de investigação filosófica: da autoridade pedagógica do facilitador à voz e vez da infânciaPublication . Silva, Sandra Cristina Rodrigues da; Mendonça, Dina Serra da Luz; Carvalho, Magda CostaA presente dissertação de Mestrado em Filosofia para Crianças tem como título “A comunidade de investigação filosófica: da autoridade pedagógica do facilitador à voz e vez da infância”. Pretendemos, a partir dos dois conceitos fundamentais à filosofia para crianças – a comunidade de investigação filosófica e o facilitador - , repensar quer o papel do facilitador quer a voz das crianças dentro da prática da comunidade de investigação filosófica. Partindo da análise do que é a comunidade de investigação filosófica, pretendemos ir ao encontro dos seus pressupostos, compreendendo a sua ligação à tradição pragmatista e à própria tradição filosófica. Paralelamente, pretendemos conhecer o papel do facilitador através de perspetivas de investigadores da área, quer através de outros pensadores que, não falando diretamente sobre o trabalho de facilitação, o seu pensamento permitiu-nos estabelecer algumas analogias. Questionamos o nome atribuído à pessoa que promove o que acontece numa comunidade de investigação filosófica. Analisamos o lugar da voz das crianças em comunidade de investigação filosófica e como o repensar da relação professor/ facilitador e alunos permite que as vozes das crianças sejam escutadas.
- Transatlantic relations and the centrality of the Azores: between past and futurePublication . Fontes, Paulo VitorinoO Arquipélago dos Açores tem desempenhado desde muito cedo um papel essencial nas relações transatlânticas e, em particular, nas relações bilaterais de Portugal com os Estados Unidos e da Europa com a América do Norte. A nossa investigação, através de uma análise qualitativa e hermenêutica, visa fazer um balanço das etapas mais importantes, das dificuldades, das soluções encontradas e dos desafios enfrentados nas relações transatlânticas, explorando a centralidade dos Açores, principalmente a nível científico e geopolítico.