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- Promoção de Aprendizagens Significativas na Matemática: Contributos do Método de Singapura na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Pavão, Rute Senra; Dinis, Raquel José de Jesus Vigário; Teixeira, Ricardo Emanuel CunhaO presente Relatório de Estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores, e apresenta, de forma fundamentada, o trabalho desenvolvido no âmbito dos Estágios Pedagógicos I e II, concretizados na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, respetivamente. A temática por nós selecionada para aprofundamento versa a promoção de aprendizagens significativas, com referência ao Modelo de Ensino da Matemática em Singapura. A análise aos princípios e práticas associados à aprendizagem significativa evidenciam a sua importância estruturante. Assim, nos estágios pedagógicos investimos na organização e desenvolvimento de um conjunto de experiências de aprendizagem com foco na promoção de aprendizagens ativas e significativas na área/domínio da Matemática, explorando e evidenciando o elevado potencial do Método de Singapura neste âmbito. As práticas pedagógicas, por nós desenvolvidas, analisadas e refletidas, revestiram-se de um elevado valor formativo, permitindo-nos observar, experienciar e aprofundar o nosso papel de mediadores nos processos de aprendizagem significativa, a protagonizar, necessariamente, pelas crianças/alunos. Neste, em particular, consideramos ter contribuído para o desenvolvimento de aprendizagens significativas na área/domínio da Matemática, favorecendo a observação/exploração/manipulação e a descoberta, o estabelecimento de relações/conexões entre ideias matemáticas e entre a Matemática e o quotidiano, a mobilização de conceitos e procedimentos, e o desenvolvimento de atitudes positivas, em consonância com os fundamentos do Método de Singapura. Complementarmente, realizámos um estudo empírico (mediante inquérito por questionário) procurando conhecer as representações de educadores/professores sobre a aprendizagem significativa e refletir sobre processos favoráveis à sua promoção. As respostas dos participantes sugerem um entendimento favorável ao desenvolvimento de práticas promotoras de aprendizagens ativas e significativas, nomeadamente na área/domínio da Matemática. Estes resultados muito positivos e relevantes carecem, contudo, de aprofundamento em investigação adicional sobre a forma como este entendimento é mobilizado pelos docentes e desenvolvido nas suas práticas quotidianas.