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- Lyndon Johnson (1963-1969) e a questão colonial portuguesaPublication . Borges, Maria Gonçalves de Amaral; Rocha, Miguel de Oliveira EstanqueiroNa sequência da morte trágica do Presidente John Kennedy, o vice-presidente Lyndon Johnson assumiu a presidência, e herdou todos os problemas com os quais os EUA lidavam, entre eles a causa africana, e em particular a questão colonial portuguesa. A presente investigação tem como objetivo principal compreender a forma como Portugal e os EUA se relacionaram durante a Administração Lyndon Johnson (1963-1969), numa só questão: qual a posição da Administração Johnson, em relação à política colonial portuguesa? E como hipótese a validar, averiguar se esta se pode classificar como um meio termo entre a administração antecedente e a ulterior. Johnson foi um presidente doméstico. Nascido no seio de uma família rural e humilde no estado do Texas, quando assumiu a presidência colocou como prioridade na sua agenda doméstica a melhoria da qualidade de vida dos norte-americanos, através da assinatura de uma série de decretos que compunham a edificação da Great Society. Por outro lado, a nível externo a sua administração ficou fortemente marcada pelo envolvimento norte-americano na Guerra do Vietname, situação que constituiu uma verdadeira obsessão para o presidente, e que se agravava pelo seu desconforto e insegurança face a questões de política externa, e mesmo pelo seu pouco conhecimento sobre o mundo exterior. Ora, a sua consumição com o Vietname, aliada à intransigência política do Governo de Lisboa, colocaram a questão colonial portuguesa num plano de importância reduzida. Também por essa razão, mas não exclusivamente, os anos da Administração Johnson, foram anos tranquilos no âmbito relacionamento luso-americano, sem grandes choques, sem assuntos problemáticos a tratar, quando comparados com os anos da Administração Kennedy. Mas também, não são pautados pelo pragmatismo e realismo da Administração Nixon.
- Experiência de compra online: O caso da ZaraPublication . Nunes, Sara Maria Pereira da Silva; Moniz, Ana Isabel Damião de Serpa Arruda; Silva, Osvaldo Dias LopesO surgimento do e-commerce e o crescimento do consumo de moda online têm vindo a colocar novos desafios às marcas e empresas e a mudar o comportamento dos consumidores. O propósito desta investigação é avaliar a experiência de compra online na Zara, uma rede de lojas de roupa e acessórios de moda para o público feminino, masculino e infantil, sediada em Espanha. Pretende-se analisar as perceções e a opinião dos consumidores no que concerne: à qualidade percebida do site da marca; à influência social e recomendação; à expetativa de desempenho; à confiança; à satisfação e à lealdade à marca. O método de investigação baseia-se na recolha de dados, tendo por base um questionário aplicado a 293 indivíduos, com 18 anos ou mais, que já realizaram pelo menos uma encomenda no site da Zara. Através dos resultados obtidos, verifica-se que tanto a qualidade percebida do site como a influência social e recomendação têm um efeito positivo na expetativa de desempenho. Constata-se, ainda, que a expetativa de desempenho tem um efeito fortemente positivo na satisfação e na confiança dos consumidores. Comprova-se, também, que a satisfação tem um impacto positivo tanto na confiança como na lealdade do consumidor. Por outro lado, conclui-se que a expetativa de desempenho e a confiança não têm qualquer impacto na lealdade e que a confiança não medeia a relação entre a satisfação e a lealdade dos consumidores. Este estudo contribui para uma melhor compreensão sobre as características e os aspetos mais valorizados pelos consumidores no ato de compra online. Fornece igualmente recomendações importantes para alterações ou melhorias a implementar, não só por parte da Zara online, mas também por outras marcas que operam de modo semelhante, de modo a explorarem, criarem e entregarem maior valor aos consumidores, satisfazendo as necessidades do mercado e gerando relacionamentos lucrativos para ambas as partes.