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- Expressão Plástica e Infância: Lugares para imaginar, (re)criar e conhecer o mundo.Publication . Galvão, Vera Lúcia Santos; Fialho, Adolfo Fernando da FonteO presente Relatório de Estágio tem como título Expressão Plástica e Infância: lugares para imaginar, (re)criar e conhecer o mundo e surge no âmbito do trabalho desenvolvido nas unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e Estágio Pedagógico II, integrado no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores. Este documento partilhará todo o trabalho realizado no domínio dos dois estágios pedagógicos, sendo o primeiro estágio realizado no âmbito da Educação Pré-Escolar e o segundo no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Incluirá uma análise detalhada e uma reflexão geral sobre as oportunidades experienciadas no decorrer destes dois estágios, sobressaindo os aspetos que consideramos essenciais do ponto de vista científico e formativo, que deram ênfase à temática que decidimos aprofundar no nosso estudo. Efetuamos igualmente um breve estudo empírico, através da realização de entrevistas, num total de dez, a cinco Educadoras de Infância e a cinco Professoras do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com o propósito de entendermos melhor as suas conceções e representações em relação ao papel das Expressões Artísticas, nomeadamente as Artes Visuais/Expressão Plástica, nas suas práticas diárias. Concluímos que, na ótica das Educadoras de Infância as Artes Visuais são valorizadas na Educação Pré-Escolar, havendo muitas vezes entrave a nível do material para trabalhar. Pelo contrário, as Professoras do 1.º Ciclo do Ensino Básico afirmaram que Expressão Plástica não é muito valorizada nos horários dos alunos, ficando sempre para a última aula da semana e que a tendência é diminuir consoante o avançar dos anos de escolaridade. No entanto, todas as docentes afirmaram que esta área é de grande valorização, deveria ser mais trabalhada e que gostariam de poder dedicar-lhe mais horas letivas. Falaram-nos ainda das dificuldades que sentem ao longo do ano letivo e de como conseguem ultrapassar tais desafios. Um dos principais constrangimentos relaciona-se com os recursos disponíveis nas escolas, acontecendo que muitas vezes têm de investir do seu próprio dinheiro para terem algum material diferente. Também por essa razão, assumiram recorrer inúmeras vezes a material reciclável, sendo a sua reutilização uma constante na ação educativa que desenvolvem no seu dia a dia.