Browsing by Issue Date, starting with "2023-02-20"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A sala de aula como um espaço de Cidadania Ativa em construção: uma experiência na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Pereira, Inês Medeiros; Fonseca, Josélia Mafalda RibeiroO presente Relatório de Estágio traduz uma análise e reflexão de todo o trabalho desenvolvido nas práticas educativas concretizadas, no âmbito das unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e Estágio Pedagógico II inseridas no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este Relatório intitula-se A sala de atividades/aula como um espaço de Cidadania Ativa em construção: uma experiência na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico e foca-se no desenvolvimento da cidadania ativa, com o contributo da integração curricular, em contexto de sala de atividades/aula. O objetivo central deste trabalho consistiu na construção de um ambiente potencializador de aprendizagens na Área de Formação Pessoal e Social e na componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento, usufruindo do caráter transversal e integrador desta área. Assim sendo, pretendeu-se criar um espaço de cidadania ativa, recorrendo-se da integração curricular e promovendo o desenvolvimento e a formação de crianças enquanto futuros cidadãos ativos, interventivos, conscientes e com capacidade para a resolução de problemas, partindo dos seus interesses, necessidades e fragilidades. Deste modo, este Relatório de Estágio integra um enquadramento teórico no qual se expõe a evolução histórica e a complexidade dos conceitos de educação, cidadania e cidadania ativa, assentando numa perspetiva focada na contemporaneidade, nomeadamente no século XXI, e salientando o contributo da integração curricular nesta área. Os restantes capítulos dedicam-se a uma análise reflexiva da perspetiva dos docentes e dos educandos, inseridos nos contextos nos quais se realizou a prática educativa, acerca da cidadania e do seu desenvolvimento, em contexto de sala de atividades/aula, bem como à realização de uma meta reflexão sobre a intervenção que se realizou nestas áreas e contextos. Neste Relatório de Estágio conclui-se que a integração curricular é uma aliada no desenvolvimento da educação para a cidadania, potenciando a sala como espaço de cidadania ativa em construção, devido ao contributo das diferentes áreas e estratégias associadas, possibilitando a formação de crianças/jovens ativos, com capacidade ética e moral para responder aos diferentes desafios do dia a dia e da sua sociedade.