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- Atividades de gestão bancária : o caso da Caixa Económica da Misericórdia de Angra do HeroísmoPublication . Frazão, Sérgio Gaspar; Dutra, Tiago Mota; Teixeira, João Carlos AguiarO presente trabalho consiste num relatório de estágio elaborado com o intuito de obter o grau de Mestre em Ciências Económicas e Empresarias, com especialização em Finanças e Contabilidade, na Universidade dos Açores. Este estágio decorreu na Caixa Económica da Misericórdia de Angra do Heroísmo (CEMAH) e teve início no dia 1 de outubro de 2021 e término a 30 de junho de 2022, perfazendo um total de nove meses. No presente relatório é efetuado um enquadramento teórico sobre o sector bancário, sendo aprofundado a origem do dinheiro, as suas caraterísticas, assim como, a definição de banco, a sua evolução ao longo dos anos e a sua importância. Posteriormente, é efetuada a caracterização geral da empresa, da divisão, a descrição de todas as atividades desenvolvidas ao longo do estágio e, por fim, uma análise crítica ao mesmo. No que toca ao enquadramento teórico, é possível verificar que a CEMAH é uma empresa fundada a 26 de abril de 1896, com o objeto de exercício de atividade bancária, tendo como único acionista a Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo (SCMAH). Além disto, constata-se que a origem do dinheiro não é certa, havendo duas teorias explicativas do modo como surgiu. Por fim, um Banco é definido como sendo uma instituição financeira com o intuito de receber depósitos e conceder empréstimo, como também de prestar serviços financeiros como gestão de riqueza, câmbio e caixas de depósitos seguras. Relativamente às atividades desenvolvidas, estas foram divididas na vertente administrativa, onde o foco está relacionado com a manutenção de base de dados dos clientes, a gestão do arquivo da agência, a organização e tratamento do expediente e a validação dos contratos; e a vertente comercial, onde a principal atenção está relacionada com o contato com o cliente, com vista à captação de novo negócio. Por fim, como análise crítica ao estágio, realça-se a forma como a CEMAH oferece oportunidades de formação para os seus colaboradores, permitindo um desenvolvimento das suas competências pessoais e profissionais. Sendo o sector bancário tão competitivo, é necessário haver uma constante inovação, tornar os processos mais simples e eficientes e permitir uma maior autonomia ao cliente, pontos estes que a CEMAH tem vindo a adotar desde a sua fundação.