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- A relação dinâmica entre o sentimento do investidor, os mercados acionistas e o Produto Interno BrutoPublication . Guimarães, Ana Sofia Oliveira Gomes de Gusmão; Dutra, Tiago Mota; Teixeira, João Carlos AguiarDada a enorme complexidade dos mercados financeiros, associada à tão grande incerteza vivida pelos investidores estes têm tendência a tomar decisões que os afasta do que é previsto no quadro do paradigma da racionalidade, adotado pelas finanças tradicionais. Assim, as variáveis das finanças tradicionais já não são suficientes para explicar o comportamento dos mercados acionistas. Perante esta realidade, e tendo como objetivo compreender a influência do sentimento do investidor nas áreas financeiras, o objetivo primordial da presente dissertação é o de analisar a relação dinâmica entre o sentimento do investidor (Índice de Confiança do Consumidor - proxy do Sentimento do Investidor), o Produto Interno Bruto (proxy do crescimento económico) e a rendibilidade nos mercados acionistas nos países da União Europeia onde a Economia foi mais afetada pela COVID-19, nomeadamente, entre janeiro de 2000 e agosto de 2021. Através da metodologia do modelo Vector Autoregressive, concluiu-se que as variáveis eram estáveis e apresentavam-se adequadas para análise, apresentando uma relação de longo prazo entre o Índice de Confiança de Consumidor, o Produto Interno Bruto e o Índice de Mercado. Dada a existência de cointegração, o modelo adotado foi o Vector Error Corrolection. Os resultados empíricos indicaram que, em todos os países, existiam desvios de equilíbrio de longo prazo a serem corrigidos em cada mês, pelo que o Índice de Confiança do Consumidor e o Produto Interno Bruto têm influência no Índice de Mercado, existindo, deste modo, uma relação dinâmica entre as variáveis em análise. Ao analisar-se a causalidade de Granger concluiu-se que existe uma relação de causalidade entre o sentimento do investidor e o índice de mercado em todos os países. Identificou-se ainda que, à medida que aumenta o horizonte temporal, o Índice de Confiança do Consumidor consegue explicar mais da variância do termo do erro das rendibilidades do mercado.
