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- Relação família-escola e sucesso educativo : o Pojeto PIC em Água de PauPublication . Garcia, Raquel Couto; Diogo, Ana Isabel dos Santos MatiasO objetivo principal desta dissertação de mestrado é analisar a implementação da PIC (Parceria de Intervenção Comunitária) a partir do caso de oito famílias da freguesia de Água de Pau no ano letivo 2019/2020, procurando-se compreender em que medida alcançou os seus objetivos em termos de melhoria do sucesso escolar dos alunos e de envolvimento das famílias na escolaridade dos filhos, tendo em conta as perspetivas dos diferentes intervenientes. Constituindo a PIC uma medida política de promoção do sucesso educativo baseada na parceria entre a escola e a comunidade que se insere no âmbito do ProSucesso (Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar Regional), a partir da revisão da literatura procurou-se situar esta medida no quadro do desenvolvimento das políticas públicas de educação para combater o fenómeno do insucesso escolar, bem como compreender o conceito da relação escola-família e a sua associação ao sucesso escolar. O estudo empírico incorpora-se numa metodologia qualitativa baseada em 22 entrevistas realizadas a diferentes participantes da parceria afetos à sua dinamização na EBI de Água de Pau (alunos, familiares, diretores de turma e assistentes sociais). A informação recolhida junto dos vários intervenientes entrevistados possibilita-nos concluir que existe um grande contraste entre as perspetivas das famílias e da escola. Percebe-se através das diferentes perspetivas que a escola se foca na sua dificuldade em envolver as famílias, no entanto, não se verificam estratégias diferenciadoras neste sentido. Por outro lado, há diversos indicadores nas perspetivas dos entrevistados que demonstram que as famílias se preocupam com os filhos e com a sua escolaridade, contudo podem apresentar algumas lacunas no seu envolvimento escolar devido à falta de recursos destes pais, e pela forma como são vistos pela escola. Podemos afirmar que existe uma relação de distância entre a escola e a família. Em relação aos resultados da promoção do sucesso escolar, concluiu-se através da análise das perspetivas dos intervenientes que não gerou a eficácia que os objetivos da PIC pretendiam alcançar.
- A biblioteca e o arquivo de Francisco Carreiro da Costa (1913-1981)Publication . Tavares, Mónica de Jesus Silva; Gregório, Rute Isabel Rodrigues Dias; Riley, Carlos GuilhermeO objeto de estudo desta dissertação é a biblioteca e o arquivo de Francisco Carreiro da Costa, pertencente à Biblioteca, Arquivo e Museu da Universidade dos Açores [BAM]. Os arquivos e as bibliotecas pessoais são constituídos por documentos de cunho privado e público do titular/produtor, que representam a sua própria história e percursos de vida. Constituem, portanto, registos e lembranças da vida íntima e profissional, mas também escolhas pessoais que se refletem na composição seletiva de documentos. Ao estudar uma biblioteca particular, compreendemos como os volumes são selecionados segundo um critério pessoal do antigo titular, refletindo o carácter, a personalidade, a educação, o gosto, o interesse pessoal e o percurso profissional daquele. Em primeira instância, pretende-se dar a conhecer esta biblioteca e este arquivo, nomeadamente no que diz respeito às suas áreas, temáticas e autores de interesse. Pretende-se, ademais, expor a forma como estes revelam a figura de Carreiro da Costa e o seu gosto pessoal em matéria literária e científica, bem como, também, evidenciar a sua rede de relações, os seus contactos e a forma como este intelectual se afirmou na sociedade açoriana do seu tempo.
