Browsing by Issue Date, starting with "2022-02-22"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Expressões e filosofia para crianças : o amor como fundamento do aprender mantanológicoPublication . Variani, Marcela Frota; Fialho, Adolfo Fernando da Fonte; Sardi, Sérgio AugustoEsta dissertação se insere no âmbito da Filosofia para Crianças e das Expressões, e busca compreender como o conceito de amor pode fundamentar um aprender mantanológico. O objetivo deste trabalho é levantar pontos de reflexão em relação à questão principal mencionada anteriormente, a partir da contribuição de filósofos que pensam acerca da Educação. Diante disso, é necessário estruturar o trabalho em 3 Capítulos. No primeiro Capítulo, abordaremos o que se pode compreender por Aprender Mantanológico e como o Amor se relaciona a isto. Será imprescindível, de consequência, pensar acerca da condição filosofante da infância, sua relação com diferentes dimensões do tempo, com um eterno recomeçar. A partir disso, pensaremos o vazio como possibilidade poético-estética-ontológica e a educação que faz o educador artista em relação a esse espaço-hiato. No segundo Capítulo, refletiremos sobre o que há de inefável no ato de aprender: suas fendas, seus percursos indiretos, zigue-zagues e labirintos. Será possível enxergar o aprender como construção do sentir e de sentido? Talvez sim, percebendo como a ressignificação do tempo de vida faz parte de um caminho educativo, e como isto se dá como viagem e processo. Aprender, então, abarca a mudança como parte de um percurso. Aprende-se, muda-se e transforma-se, em silêncio, em um tempo que é, também, mistério. No terceiro Capítulo, finalmente, será enfatizada a área das Expressões (por Expressões aqui se compreendem as múltiplas e possíveis Expressões Artísticas). Escolheu-se trabalhar a Improvisação como linha geral que perpassa o campo expressivo. Improvisar torna-se, assim, um método e um modo para estar dentro do fazer educativo e também para enxergar o viver mesmo de maneira distinta. Exploraremos, então, a dimensão prática que as vivências expressivas podem assumir dentro da educação filosófica. Em suma, o problema que esta pesquisa visa a entender trata-se de como se pode conjungar o Amor à prática educativa, abordando o aprender a partir de uma perspectiva mantanológica, ao mesmo tempo em que se busca o sentido de tal perspectiva. A motivação para a escrita deste trabalho centra-se na urgente necessidade de se fazer uma educação transformadora e mais humana, que compreenda a escola para além de suas paredes, o tempo fora dos ponteiros do relógio, a infância dissociada de uma etapa, o ser humano para além de suas finitudes.
- A atividade piscatória na Ilha de São MiguelPublication . Vieira, Catarina; Silva, Francisco José FerreiraO presente trabalho tem como principal objetivo a análise e o estudo da atividade piscatória na Ilha de São Miguel, uma vez que esta atividade tem um impacto significativo na economia regional, principalmente no período compreendido entre maio a outubro, na safra de atum, por ser considerado uma espécie migratória. Para a concretização da atividade piscatória é necessário conhecer todo o meio envolvente em termos funcionais, para que a pesca seja considerada rentável e promissória para todas as partes envolvidas, principalmente para os profissionais da pesca. Para os ajudar, o Governo Regional dos Açores, considerando a evolução desta atividade, foi criando entidades no setor das pescas, não só para auxiliar na preservação, na conservação e na venda do pescado, mas também para fazer cumprir toda a regulamentação exigida pela União Europeia. Este estudo baseia-se em demonstrar os procedimentos e os critérios desde da captura das espécies no mar dos Açores, bem como as artes de pesca utilizadas, o tipo de embarcações permitidas, até o pescado chegar aos portos de pesca onde se situam as instalações especializadas e que darão prosseguimento ao pescado após a sua recolha para a venda, que poderá ser através da venda em leilão ou através de contrato de abastecimento direto para o comprador. Todo o processo da atividade da pesca, só é possível ter sucesso, devido ao capital humano, desde dos pescadores que arriscam a sua vida ao irem para o mar todos os dias, até aos recursos humanos existentes nas instalações e edifícios nos portos de pesca, que diariamente dão o seu melhor em cumprir todas as condições sanitárias para que o pescado seja valorizado e comercializado pelo comprador.
- Violência nas relações de intimidade e namoro de jovens adultos : um olhar sobre os estudantes da Universidade dos AçoresPublication . Sousa, Beatriz Amaral; Medeiros, Pilar Damião deA partir de 1960 a violência conjugal tornou-se um fenómeno social sendo este abuso confirmado por uma vasta bibliografia a partir da década seguinte. A literatura mostra-nos que esta denúncia promoveu uma crescente consciencialização em Portugal deste problema, nascendo novas ramificações de estudo dentro desta temática como a violência no namoro, dating violence, courtship violence. É dentro desta subcategoria que se insere a presente dissertação, a qual tem como por objetivo estudar a violência no namoro com um enfoque nos estudantes universitários da Universidade dos Açores com idades compreendidas entre os 18-30 anos. Para este estudo foram ainda utilizadas a teoria feminista e a teoria ecológica de forma a formular e a testar as nossas hipóteses. O presente estudo de caráter misto foi composto por uma componente quantitativa e qualitativa. Ao analisar os dados recolhidos, verificou-se existir uma percentagem de vitimização de entre os inquiridos de 41,1% e uma percentagem de perpetração de 16,2%. Tendo-se apresentado a violência psicológica como a mais predominante.