Browsing by Issue Date, starting with "2022-02-17"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A gestão na administração local : o caso do município de Santa Cruz da GraciosaPublication . Bettencourt, Cristina Santos; Teixeira, João Carlos AguiarO presente relatório de estágio é efetuado no âmbito do segundo ano do Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais, lecionado na Universidade dos Açores. O estágio que dá origem ao relatório decorre na Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, tendo-se iniciado a 01 de outubro de 2020. O relatório inicia-se com a caracterização da entidade promotora do estágio e da sua envolvente. A Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa é o órgão executivo do respetivo concelho e tem como missão a prossecução dos interesses do mesmo, atuando nas várias vertentes que englobam as suas atribuições e competências. O trabalho contempla ainda um enquadramento teórico sobre a Administração Local. Este nível de administração surge como elo de ligação entre a Administração Pública e os cidadãos e desenvolve a sua atividade com base em competências próprias e delegadas, estabelecidas por lei. Numa fase seguinte, o relatório visa descrever as atividades realizadas no decurso do estágio. Estas atividades inserem-se essencialmente nas áreas de contabilidade e de património, tendo sido também desenvolvidas atividades relacionadas com inquéritos estatísticos, com a área de recursos humanos e com arquivo de documentos. O relatório é finalizado com a apresentação de uma análise crítica à entidade, recorrendo a uma Análise SWOT, na qual sobressaem os pontos fortes em comparação com os pontos fracos, dado que a maioria destes últimos é comum a todas as instituições da Administração Pública e aos municípios com uma dimensão geográfica mais reduzida. O balanço às atividades desenvolvidas resulta numa apreciação positiva, pois possibilitaram-me adquirir experiência, bem como várias aprendizagens e competências relevantes em áreas relacionadas com o meu percurso académico. Para a concretização do presente relatório e das atividades realizadas no estágio, afiguraram-se bastante relevantes unidades curriculares da Licenciatura em Gestão e do primeiro ano do Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais.
- O efeito da nacionalidade no turismo de aventura e natureza : o caso dos AçoresPublication . Borges, Érico Linhares; Silva, Francisco José Ferreira; Câmara, Gualter Fernandes MartinsO presente trabalho tem como objetivo principal estudar os efeitos da nacionalidade dos turistas no turismo de aventura e natureza. Neste contexto, pretende-se analisar e definir um perfil de escolha para os turistas de aventura e natureza nos Açores, de acordo com a nacionalidade. A conceção de que os antecedentes dos turistas podem influenciar os seus gostos pelo turismo baseia-se no facto de que determinados componentes, tal como a diversidade geográfica, cultural e política, que caracterizam os diferentes países e origens dos turistas, são possíveis causas e determinam as suas decisões e gosto pelo tipo de turismo e destino. O projeto abordará as origens do conceito de turismo no âmbito global com destaque para o caso dos Açores. Haverá uma abordagem sobre os países de onde vêm os turistas de modo a poder-se estudar os componentes e os possíveis impactos destes sobre os turistas. O cerne da questão centra-se na forma como os componentes geográficos, políticos e culturais das regiões podem influenciar as pessoas destes lugares na escolha dos Açores como o melhor destino para desfrutar o turismo de natureza e de aventura em oposição aos outros destinos no mercado internacional de ecoturismo.
- Turismo Cultural nos Açores : determinantes e motivações do turista e a perspetiva dos locais e stakeholdersPublication . Medeiros, Eduardo Pereira; Câmara, Gualter Fernandes Martins; Silva, Francisco José FerreiraO Turismo Cultural, não obstante, a sua importância mundial, demonstra-se muito menos desenvolvido nos Açores, comparativamente a outros segmentos do mercado turístico. Todavia, o arquipélago possui dois locais que são Património Cultural da Humanidade, além do facto de que os turistas estrangeiros representarem uma grande percentagem do número de visitantes nos museus dos Açores. Dada toda esta dinâmica do Turismo Cultural, nesta dissertação de mestrado estudou-se a perspetiva da população local e dos stakeholders dos Açores sobre o Turismo Cultural na região, assim como definiu-se o perfil do turista cultural que visita os Açores. O estudo indica que o turista cultural nos Açores detém uma média de 38 anos, maioritariamente do género feminino, com habilitações ao nível do ensino universitário, empregado por conta de outrem, de nacionalidade portuguesa e, tendencionalmente, que, já visitou o arquipélago, escolhendo os Açores com base na recomendação de familiares e amigos. De indicar, ainda, que preparam a viagem em menos de 3 meses, viajando por motivo de lazer, sendo a natureza e as paisagens a principal motivação, reservando a viagem pelos sites das companhias aéreas e de alojamento e viajando em voos tradicionais e low cost. Além disso, tendencialmente preferem os hotéis em matéria de alojamento, viajando acompanhados, na maioria das vezes pelo esposo(a)/companheiro(a). Este turista fica no arquipélago por uma média de 9,7 dias, visita essencialmente os jardins, os locais históricos, os edifícios históricos e monumentos, assim como as igrejas e outros edifícios religiosos, e para este turista, o elemento cultural açoriano com maior potencial turístico é a gastronomia. Os turistas culturais nos Açores são predominantemente dos tipos serendipitious cultural tourist e incidental cultural tourist. Para o estudo empírico, recorreu-se a uma análise de regressão binária, de forma a definir que caraterísticas sociodemográficas e económicas dos turistas são determinantes na visita a determinadas atrações culturais. Conseguiu-se determinar que caraterísticas como o género, a idade, a nacionalidade, uma experiência turística anterior na região, as habilitações académicas, o alojamento utilizado e o acompanhamento, determinam as visitas aos museus e às igrejas e outros imóveis religiosos.