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- Promover o interesse pela leitura e a compreensão leitora na infânciaPublication . Câmara, Inês Meireles Ponte; Leal, Susana da Conceição Miranda Silva MiraEste relatório reporta-se a dois estágios realizados no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico, pela Universidade dos Açores. O presente documento procura dar conta das nossas práticas ao nível da Educação Pré-Escolar e do 1.º ciclo do Ensino Básico fundadas na literatura da área e nos documentos curriculares relevantes em cada um destes níveis de ensino, com particular enfoque na promoção e interesse pela leitura e da compreensão leitora na infância. Com este trabalho realizado pretendemos atingir os seguintes objetivos: Analisar, de forma crítica e fundamentada, as experiências de aprendizagem realizadas e os resultados alcançados em cada nível educativo; Promover o contacto com diferentes contextos de utilização da escrita e da leitura; Explorar o potencial das diferentes áreas da sala para promover o contacto diário com suportes de escrita diversos; Promover atividades favoráveis à compreensão de diferentes tipos de textos e enunciados, suas funções e objetivos comunicacionais. Para tal, procedemos à descrição e análise de um conjunto de atividades específicas que selecionámos dentro daquela problemática, procurando evidenciar a forma como, nas nossas práticas, promovemos a compreensão e o interesse pela leitura. Concluímos que, na Educação Pré-Escolar realizámos um conjunto diversificado e rico de atividades potenciadoras do contacto com a leitura e a escrita, suscitando na criança a sua atenção para este modo de comunicar e a compreensão da sua existência e funcionalidade, bem como do contacto através das tecnologias, para que percebesse a importância da leitura como fonte de conhecimento sobre o mundo. Já o trabalho à distância dificultou o contacto direto com os alunos no 1.º ciclo impossibilitando a recolha de elementos que permitissem perceber de que forma aqueles iam progredindo nas suas aprendizagens, que dificuldades iam evidenciando, que necessidades e preferências iam demonstrando. Embora a maior parte do tempo tenha sido à distância, procurámos criar diversas situações de aprendizagem em que os alunos envolvidos de uma forma lúdica contactassem com a palavra escrita e pudessem utilizá-la para a realização de tarefas diversas potenciando a compreensão do significado da palavra, a capacidade de a decodificar e de a associar a outras palavras.
