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- Múltiplas representações no ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Cabral, Sofia Raposo; Dinis, Raquel José de Jesus Vigário; Teixeira, Ricardo Emanuel CunhaO presente Relatório de Estágio expõe, de forma fundamentada, o trabalho desenvolvido nos Estágio Pedagógicos I e II, realizados na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, respetivamente, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores. A temática específica selecionada para estudo e aprofundamento centra-se nas múltiplas representações no ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Suportamo-nos nos pressupostos do Método de Singapura para o ensino da Matemática, dando enfâse às perspetivas de Dienes (1970), que realçam a importância crucial das múltiplas representações para o sucesso nas aprendizagens na Matemática. Tendo em conta a bibliografia da especialidade consultada, importa que o docente mobilize nas suas práticas pedagógicas quotidianas um conjunto diversificado de situações, contextos, exemplos, experiências e materiais visando promover junto das crianças/alunos múltiplas representações de um determinado conceito ou procedimento matemático. A promoção dessas múltiplas representações favorece o conhecimento e a compreensão mais aprofundada da Matemática pelas crianças/alunos, estimula a motivação e gosto por esta disciplina, e promove a mobilização de conceitos e procedimentos matemáticos na escola e fora dela. No contexto dos estágios que decorreram nos dois níveis de ensino, foi possível desenvolver um conjunto diversificado de experiências de aprendizagem matemáticas, a partir da exploração de contextos variados e do uso de diferentes materiais, estimulando-se múltiplas representações (Dienes, 1970), estabelecendo-se conexões entre temas matemáticos, com o quotidiano e com outras áreas, com vista ao desenvolvimento de uma compreensão relacional (Skemp, 1989), e promovendo-se uma caminhada faseada ancorada na abordagem CPA (Bruner, 1966). Para uma melhor compreensão desta temática optámos, também, por realizar um pequeno estudo exploratório, recorrendo ao inquérito por questionário e à entrevista, no sentido de conhecer e compreender as perspetivas dos Educadores e Professores sobre o ensino e aprendizagem da Matemática, especificando aspetos referentes às práticas de promoção de múltiplas representações. Os resultados revelam que os docentes estão cientes da importância das múltiplas representações, através do desenvolvimento de várias/diferentes abordagens/estratégias para trabalhar um mesmo tema/conteúdo matemático, e referem como vantagens desta abordagem: melhorar a compreensão pelos alunos, munindo-os de diferentes estratégias; facilitar a memorização/assimilação/apreensão e a consolidação/treino dos conteúdos, a possibilidade de ir ao encontro das diferentes formas de aprendizagem/individualidade das crianças, entre outros aspetos também relevantes. Contudo, cerca de metade dos Educadores e Professores participantes refere sentir constrangimentos de tempo e de falta de materiais para o desenvolvimento destas práticas, enquanto um número semelhante de participantes refere não sentir essas dificuldades por recorrer à construção dos próprios materiais, à utilização de material pessoal e de objetos disponíveis na sala/quotidiano e a oportunidades existentes na comunidade/meio local. Consideramos estes resultados animadores por sugerirem a resiliência de um número significativo de participantes (cerca de metade), face a dificuldades e constrangimentos, sendo que, na globalidade, os inquiridos reconhecem a importância crucial do desenvolvimento de múltiplas representações para a melhoria das aprendizagens das crianças/alunos. A relevância da temática recomenda que se aprofunde o estudo, no sentido de conhecer e compreender melhor a dimensão do investimento intencional, feito pelos docentes, no que respeita ao desenvolvimento de múltiplas representações no ensino da Matemática.
