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- A New Crustose Species of Phymatolithon (Hapalidiales, Corallinophycidae) From The Mediterranean Sea (Abu Qir, Egypt)?Publication . Kittle III, Ronald Paul; Richards, Joseph; Nguyen, A.; Gabriel, Daniela; Sauvage, Thomas; Schmidt, William E.; Fredericq, SuzannePhymatolithon is one of the most studied and ecologically important crustose coralline algae (CCA) because of their dominance in various marine ecosystems worldwide. The taxonomic history of the genus has been complex, and the genus has been revised multiple times on the basis of morphological and molecular analyses.
- A Filosofia vai à cheche : construção de uma comunidade de investigação filosófica com crianças até aos 3 anosPublication . Grande, Patrícia Carla Rodrigues Beira; Carvalho, Magda Costa; Horta, Maria Helena Martins da CruzAté há pouco tempo, a Filosofia tem-se mantido afastada da criança, e vice-versa. Se nos posicionarmos perante uma abordagem pedagógica e antropológica, a ideia de juntar a Filosofia e a infância pode mesmo continuar distante pois se, para uns, a capacidade de questionamento e perplexidade são naturais e espontâneas na criança, para outros, a capacidade de raciocínio necessária ao pensamento filosófico ainda está dependente de uma certa maturidade que, neste caso, ela ainda não atingiu. Mas como perceber se as crianças, na sua forma espontânea de ser, serão capazes de exercer um pensamento filosófico de indagação e questionamento, que se traduz como a ferramenta fundamental da Filosofia? A partir de uma prática profissional, como Educadora de Infância em contexto de creche, e também na qualidade de aluna do Mestrado em Filosofia para Crianças, este estudo investiga se serão as crianças em contexto de creche capazes de desenvolver habilidades e competências que lhes permitam constituir-se em Comunidade de Investigação Filosófica. Paralelamente, o trabalho realizado levou-nos a problematizar se a prática filosófica com crianças em contexto de creche pode trazer algum desafio ao próprio conceito de “comunidade de investigação filosófica” e aos seus pressupostos. Tentamos então, compreender quais os pressupostos do conceito de Comunidade de Investigação Filosófica, tal como foi pensado por Matthew Lipman e Ann Sharp, quando aplicado ao contexto de creche. Através da observação, na prática, do modo como crianças até aos 3 anos podem responder a esses pressupostos, e através da construção de Comunidade de Investigação Filosófica, explorámos os desafios que as crianças em contexto de Creche colocam à prática filosófica, verificando de que modo esse exercício pode permitir (re)pensar o próprio conceito de Comunidade de Investigação. Para justificar o tema da dissertação, relembramos o convite que Lipman lança à Filosofia para que olhe a infância de uma forma inovadora, através de uma abordagem dialógica que promove a investigação de questões ou perguntas, e oferece um leque de instrumentos dialógicos que facilitam o pensamento. Isto faz com que a presente investigação nos conduza à origem do conceito de Comunidade de Investigação Filosófica, infraestrutura pedagógica, epistemológica, ética, estética e política presente em algumas abordagens ao trabalho filosófico com as crianças. Além disso o texto conduz a leituras contemporâneas do conceito, perante uma abordagem sobre a prática facilitadora do pensar de forma livre e autorregulada. Através das múltiplas competências que promove, tenciona-se perceber até que ponto a prática da Comunidade de Investigação pode ser um meio por excelência para que a criança explore filosoficamente o seu pensamento. O presente estudo, para além do trabalho hermenêutico de análise e interpretação de textos, trata uma investigação de carácter exploratório, com a adoção de uma metodologia qualitativa.
- A transversalidade da linguagem escrita na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Miranda, Bianca da Câmara; Santos, Ana IsabelO presente Relatório retrata a ação e formação pedagógica experienciada nos Estágios realizados na Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico e analisa a operacionalização da transversalidade da linguagem escrita nestes níveis educativos. No Estágio em Educação Pré-escolar, as experiências de aprendizagem realizadas no âmbito da abordagem à escrita permitiram às crianças reconhecer o seu nome e outras palavras, praticar a escrita livre e orientada, registar intervenções orais, ler e recontar histórias por escrito, contactar com diversos materiais e suportes escritos, permitindo, por um lado, desenvolver a compreensão das funcionalidades da língua escrita e a identificação das regras da escrita e, por outro lado, alargar a utilização da escrita a outras áreas e domínios de conteúdo. No primeiro momento do Estágio em contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico, a aprendizagem da escrita possibilitou aos alunos interpretar enunciados e escrever diferentes tipos de texto, com intenções comunicativas diversificadas, desenvolvendo a compreensão e expressão escrita. No segundo momento deste Estágio, possibilitou aos alunos reconhecer e escrever em letra manuscrita o seu o nome, outras palavras e números, registar intervenções orais, ler histórias e contactar com materiais e suportes escritos, motivando para o desenvolvimento da expressão escrita e reflexão sobre o processo de escrita de letras no português, mas também nas restantes áreas curriculares. A análise efetuada ao trabalho realizado mostra que as estratégias adotadas e os recursos usados na prática pedagógica influenciaram a forma como as crianças/os alunos experienciaram as várias situações de abordagem/aprendizagem de escrita que lhes propusemos. Assim, foi possível potenciar a compreensão e a expressão escrita de forma transversal ao currículo e desenvolver competências de escrita nas diferentes áreas curriculares da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. À vista disso, os dados alcançados neste trabalho reflexivo-investigativo apontam para a concretização dos nossos objetivos e despertam para a importância de se conhecer as experiências e os conhecimentos prévios das crianças/dos alunos sobre a linguagem escrita, de forma a adotar práticas de abordagem/de aprendizagem da escrita tão significativas e diversificadas quanto possível.
- New Deepwater Species Of Red Algae Growing In Rhodolith Beds In The NW Gulf Of MexicoPublication . Fredericq, Suzanne; Arakaki, Natalia; Ehrenhaus, Constanza; Norris, James N.; Richards, Joseph; Gabriel, Daniela; Sauvage, Thomas; Gurgel, Carlos Frederico Deluqui; Kittle III, Ronald Paul; Krayesky, Sherry; Schmidt, William E.This talk will focus on recently collected new species of marine red algae growing on the surface of rhodoliths at 56-85m depth in the northwestern Gulf of Mexico.