Browsing by Issue Date, starting with "2021-02-23"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação de projetos de investimento no âmbito dos sistemas de incentivos : o caso de uma empresa de consultoriaPublication . Dias, Diogo Ricardo; Nunes, Pedro Portugal de SousaO presente relatório é o resultado final do estágio curricular realizado no âmbito do mestrado em Ciências Económicas e Empresariais da Universidade dos Açores, que decorreu de 1 de outubro de 2018 a 30 de junho de 2019, na Fundo de Maneio. Esta empresa tem como principal atividade a prestação de serviços de consultoria gestão para negócios e formação profissional. Este relatório, apresenta as atividades desenvolvidas ao longo do estágio, tendo em conta os conceitos teóricos aprendidos ao longo do percurso académico, na licenciatura em Gestão e no mestrado em Ciências Económicas e Empresariais, tendo-se aplicado alguns destes conceitos durante o estágio. Primeiramente, é caracterizada a instituição de acolhimento, apresenta-se revisão bibliográfica no âmbito de consultoria de gestão, a sua história e evolução da prestação deste serviço em Portugal. Na sequência, apresenta-se os Fundos Europeus e Estruturais de Investimento, o Programa Operacional Portugal 2020 e o Programa Operacional Açores 2020. Depois, descrevem-se as atividades desenvolvidas ao longo do estágio curricular, que incidiu sobretudo na elaboração de projetos de investimentos aos fundos comunitários e elaboração de pedidos de pagamento ou reembolso. Por último, a análise crítica à instituição de acolhimento e às atividades desenvolvidas.
- A importância da fotografia como ferramenta do Marketing TurísticoPublication . Cabral, Natália Filipa Raposo; Tiago, Maria Teresa BorgesA forma de pensar e agir dos utilizadores tem sofrido alterações significativas, nos últimos anos, decorrentes da própria evolução da Web. As empresas e organizações passaram a ter uma comunicação constante e direta com os seus clientes. E estes para além de interagirem com as empresas passaram a produzir informação e a ter maior presença no mundo online, explorando novas tecnologias e aplicativos como os blogues, wikis e redes sociais. Nos últimos anos, as redes sociais têm adquirido um papel importante ao permitir que os utilizadores partilhem conteúdos e experiências em tempo real. Em mercados altamente competitivos, como é o caso do Turismo, a imagem torna-se um elemento decisivo no processo de decisão de compra. E a construção de uma imagem de marca de um destino deixa de ser da exclusiva responsabilidade das empresas e passa, desta forma, a contar com os contributos dos clientes, através dos conteúdos gerados em plataformas online de avaliação e classificação. O presente estudo procura contribuir para o aprofundamento do conhecimento sobre a criação da imagem de um destino. Tendo como unidade de análise a Ilha do Pico – Açores, pretende-se entender de que forma a imagem secundária cocriada pelos utilizadores através de fotografias influencia a imagem e o processo de escolha do destino. Para avaliação do conteúdo gerado online, o estudo recorre a duas plataformas distintas: a TripAdvisor e o Instagram. Os resultados sugerem existir uma grande satisfação por parte dos utilizadores no que diz respeito às experiências vividas na Ilha do Pico, independentemente, da plataforma utilizada. Ao contrário de outros estudos, encontrou-se um alinhamento da imagem difundida pelas DMOs e empresas e aquela que é percecionada pelos consumidores. Com efeito, as fotografias são uma importante ferramenta para a promoção dos destinos e, neste sentido, o presente estudo assume-se como sendo uma ferramenta útil para o aumento da competitividade da região, uma vez que perante os resultados obtidos as empresas e DMO poderão rever, ajustar e/ou alterar as suas estratégias de comunicação e promoção tendo em conta o posicionamento pretendido.
- A influência dos funcionários na imagem de marca das organizaçõesPublication . Rodrigues, Raquel Baptista; Tiago, Maria Teresa BorgesA gestão de marcas foi durante muitos anos considerada como a identidade visual de uma organização, estabelecida pela empresa e comunicada aos clientes. Porém, o modo como os clientes, ao longo da sua jornada, avaliam e comunicam a imagem que têm da marca brigou a uma nova abordagem da gestão das marcas, que considere os colaboradores da empresa como elementos de criação e comunicação da imagem das marcas. Contudo, a gestão interna da marca raramente é alvo da mesma atenção da gestão externa da marca, e a integração das duas vertentes tende a ser pouco explorada. Com este trabalho, procura-se contribuir para minimizar esta lacuna, não só analisando a influência dos funcionários do sector hoteleiro da ilha de São Miguel na imagem de marca das organizações para as quais trabalham, mas também avaliando a importância conferida aos colaboradores na comunicação das unidades hoteleiras e dos turistas. Nesta dissertação, aplicou-se uma metodologia híbrida que compreendeu um estudo exploratório com recurso a um questionário online, com 13 dimensões, dirigido a colaboradores de unidades hoteleiras, assim como uma análise a dados recolhidos nos websites dos hotéis locais e no TripAdvisor. Após a análise dos dados recolhidos, verificou-se que os turistas valorizam mais os recursos humanos do que as organizações, ou até mesmo do que os próprios funcionários, concluindo-se, assim, que não existe um alinhamento perfeito na perceção que existe sobre os mesmos. Partindo da noção de que a imagem de marca se forma dentro das empresas, e é comunicada aos diferentes públicos, os resultados apresentados neste estudo representam uma excelente oportunidade para os gestores e para as empresas reverem a sua política interna, apostarem mais no capital humano e comunicarem a sua nova aposta online. Com este estudo contribui-se para minimizar a lacuna de investigação acerca do alinhamento dinâmico entre o internal branding e o external branding, bem como introduzir um novo ponto de vista: a sua influência no branding cocreation.
