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- Perceção de riscos naturais e ambientais numa comunidade insular : o caso de Santa Maria (Açores)Publication . Cabral, Brenda Filipa Resendes; Rego, Isabel Estrela; Cruz, José Virgílio de Matos Figueira; Coutinho, Rui Moreira da SilvaNo arquipélago dos Açores, fruto da sua localização geográfica e do enquadramento geodinâmico complexo, ocorrem importantes manifestações geológicas, tais como, sismos, vulcanismo e movimentos de vertente. Localizando-se nas proximidades da junção tripla entre as placas litosféricas Norte-Americana, Euroasiática e Africana, a ilha de Santa Maria, a mais antiga do arquipélago, pelo seu contexto geológico e por ser uma pequena comunidade insular, possui particularidades únicas que a tornam um verdadeiro laboratório para as ciências naturais e sociais. Este trabalho dedica-se ao estudo da perceção de risco dos residentes da Ilha de Santa Maria, nos Açores. Para tal, foi efetuada uma pesquisa de acontecimentos históricos naturais e ambientais ocorridos na ilha, e respetiva caracterização, e elaborado um questionário para avaliar a perceção que os residentes possuem relativamente aos riscos naturais e ambientais a que se encontram expostos. Em particular, é estudada a perceção relativamente a sismos, erupções vulcânicas, movimentos de vertente, tsunamis, furacões e tempestades, cheias e inundações, poluição, fogos, alterações climáticas e seca. Os itens do questionário permitiram investigar quais os principais perigos a que os residentes da ilha se consideram mais vulneráveis, a sua preocupação, a probabilidade de ocorrência que atribuem a cada perigo, o grau de informação que consideram estar disponível, bem como as entidades em que confiam mais e menos. Foram obtidos dados de 354 inquéritos, efetuados de dezembro de 2018 a fevereiro de 2019. Os resultados permitiram constatar que os inquiridos consideram que as secas, os furacões e tempestades e as alterações climáticas são os perigos naturais ou ambientais que mais ameaçam a ilha. Além disso, 51,7% dos inquiridos considera que a informação a que pode aceder relativamente aos perigos é razoável, e 67,8% afirma que se mantem informado sobre os riscos que podem afetar a ilha, sendo a principal fonte a internet (48%) e a televisão (47,2%). A Proteção Civil Municipal foi assinalada como a entidade mais confiável e as redes sociais como a fonte menos confiável. Este estudo da perceção de risco dos habitantes da ilha de Santa Maria contribui com novos dados para uma melhor estratégia de gestão do risco nesta ilha dos Açores.
- A presença das empresas em ambientes digitais : oportunidades e desafiosPublication . Brum, Leonildo Nuno de Barbosa; Tiago, Maria Teresa Borges; Silva, Osvaldo Dias LopesA presença digital deixou de ser uma opção estratégica para as organizações. Esta situação é ainda mais uma realidade no domínio do turismo, em que o consumidor inicia e até por vezes decide o que fazer num destino muito antes de iniciar a viagem. Porém, tal como se constata em diversos estudos, nem todas as organizações exploram do mesmo modo as ferramentas digitais ao seu dispor. Na revisão de literatura efetuada encontraram-se várias métricas que podem ser usadas para aferir o nível de sofisticação da presença das empresas. Porém, estas ferramentas encontravam-se dispersas e necessitando de uma integração, pelo que se desenvolveu uma nova matriz de avaliação de sofisticação digital que foi o primeiro contributo académico deste trabalho. Este estudo visou fazer o ponto de situação, medir o grau de sofisticação da presença digital das empresas de atividades de animação turística na Ilha de São Miguel no que concerne a sites oficiais, redes sociais, nomeadamente o Facebook e otimização de motores de busca, com recurso a esta nova matriz de avaliação. A recolha de dados online teve início com a seleção dos sites das empresas a avaliar com base na matriz desenvolvida. Após a recolha, o tratamento dos dados foi efetuado com recurso a análises descritivas, índices e Modelo ACM. Os resultados sugerem que, para além da inexistência de rasto digital no caso de algumas empresas, a forma como as demais empresas exploram a sua presença digital é díspar; um pequeno segmento explora ativamente a sua presença digital, enquanto outros apresentam lacunas que podem ser prejudiciais à angariação e satisfação dos clientes. Esta análise não só nos permitiu identificar o grau de sofisticação, mas também que atributos podem ser melhorados. Apesar do seu contributo teórico e para a gestão, este trabalho pode ser, ainda, a base para futuros trabalhos, quer reavaliando a amostra atual, quer sendo replicado aos demais setores de atividade.