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- A liderança pedagógica e os resultados dos alunos : um estudo nas unidades orgânicas públicas da ilha de São Miguel (RAA)Publication . Rodrigues, Hermínia Pereira Coelho; Lima, Jorge Manuel Ávila deA liderança das organizações educativas tem assumido particular relevo, especialmente em estudos internacionais, por se considerar que atua como um catalisador na cultura organizacional e nas condições da escola, o que se reflete no desempenho dos alunos. A investigação empírica demonstra, a este nível, que a liderança pedagógica e distribuída dos líderes escolares pode fazer a diferença e contribuir, de forma direta ou indireta, para melhorar os resultados dos alunos. O objetivo geral do nosso estudo foi verificar, nas unidades orgânicas do sistema de ensino público da ilha de São Miguel (Região Autónoma dos Açores), Portugal, se, na perspetiva de um conjunto de atores escolares, existe uma relação entre a liderança pedagógica e os resultados dos alunos e, em caso afirmativo, como é que ocorre. Para o efeito, optámos por uma metodologia de investigação mista, em que foram inquiridos por questionário e por entrevista os presidentes do Conselho Executivo (CE) e do Conselho Pedagógico (CP) das escolas referidas. Paralelamente, realizámos um estudo de caso numa unidade orgânica onde, para além dos presidentes do CE e do CP, foram inquiridos os professores através de um questionário. Os dados recolhidos foram, posteriormente, alvo de tratamento estatístico e de procedimentos de análise de conteúdo. Os resultados indicam a existência de uma baixa perceção dos inquiridos relativamente ao impacto da liderança pedagógica dos presidentes do CE nos resultados dos alunos. Verificámos que estamos perante lideranças dos presidentes do CE pouco centradas na aprendizagem dos alunos. Os dirigentes escolares estão sobretudo concentrados na administração e gestão da escola, ou seja, estão mais voltados para o cumprimento de responsabilidades e para a consecução das tarefas organizacionais e mais afastados do processo de ensino e aprendizagem – pelo que o impacto da sua liderança nos resultados dos alunos parece ser diminuto. Contudo, parece existir nas escolas alvo do nosso estudo um elevado nível de distribuição de funções e responsabilidades no domínio pedagógico, bem como ao nível da tomada de decisões.