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- Brincadeiras e jogos na escola durante a infância : uma aprendizagem para a vidaPublication . Faria, Marisa Botelho; Condessa, IsabelO presente Relatório de Estágio, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tem como propósito relatar as práticas pedagógicas desenvolvidas nas unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e II. Partindo do pressuposto que a atividade lúdica é um veículo de excelência para a aprendizagem do ser humano, realçamos ao longo deste trabalho o tema “Brincadeiras e Jogos na Escola durante a Infância: Uma Aprendizagem para a Vida”. Assim, durante as nossas práticas decidimos recorrer à atividade lúdica em diferentes áreas e conteúdos curriculares, de forma a potenciar uma aprendizagem prazerosa, em que as crianças fossem ativamente envolvidas. Estas práticas constituíram momentos fundamentais na nossa formação inicial, pois só confrontando a teoria com a prática é possível ter uma maior consciência das nossas potencialidades e fragilidades face ao desenvolvimento da profissão de educador/professor, possibilitando sempre uma melhoria das práticas educativas. Durante a reflexão das atividades desenvolvidas em ambos contextos de estágio, verificámos que, de facto, as brincadeiras e jogos representam um meio de excelência para a aprendizagem. Deste modo, e a fim de aprofundarmos os nossos conhecimentos sobre esta temática, confrontámos as nossas observações da prática com literatura da especialidade e testemunhos de profissionais, obtidos através de um estudo empírico efetuado através da aplicação de um inquérito por questionário on-line, de modo a conhecer as conceções e práticas de Educadores de Infância/Professores do 1.º Ciclo, em diferentes etapas profissionais, em relação à importância das brincadeiras e jogos na aprendizagem das crianças. Por conseguinte, neste estudo descritivo e comparativo, realizado com uma amostra de 95 indivíduos, determinámos que a maioria dos inquiridos concorda com as ideias defendidas desde o início deste estágio, ou seja, através das brincadeiras e jogos as crianças têm a possibilidade de alcançar aprendizagens que serão essenciais ao longo das suas vidas, alcançando assim um maior equilíbrio pessoal e social.