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- A literatura infantil ao serviço de diferentes áreas curriculares na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Silva, Jéssica Machado; Castanho, Maria da Graça BorgesO presente relatório de estágio retrata o trabalho que foi desenvolvido no âmbito do plano de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, mais concretamente nas unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e Estágio Pedagógico II. Nos dias de hoje, com todos os desafios inerentes à contemporaneidade, é de extrema importância a formação inicial especializada dos profissionais de ensino quer ao nível universitário quer ao nível do contacto efetivo entre os futuros educadores/professores e as crianças em contexto escolar. Assim sendo, a elaboração deste relatório, dando conta deste percurso formativo, foi mais um momento de aprendizagem e de reflexão sobre a caminhada traçada rumo à profissionalidade e à consciencialização das responsabilidades a abraçar nos anos vindouros. Em boa hora, permitiu-nos este momento formativo a realização de um estudo sobre a Literatura Infantil ao serviço das várias áreas curriculares. Investir nesta área do saber é uma aposta no futuro, uma vez que é de grande relevância pedagógica contribuir para a criação de futuros leitores ativos. Acreditamos que é imprescindível que os docentes apelem e promovam o contacto das crianças com a Literatura Infantil desde as idades precoces. Por força da importância da temática deste trabalho – A Literatura Infantil ao Serviço das Diferentes Áreas Curriculares na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico – devemos assumir este género literário, nas práticas letivas, como um aliado natural de todas as áreas do conhecimento e do processo de ensino e aprendizagem, explorando conteúdos dessas através de histórias, contos, poemas, lendas, entre outras tipologias textuais. Neste sentido, a Literatura Infantil poderá contribuir para o aprofundamento dos saberes em domínios como a língua portuguesa, a matemática, as ciências naturais e sociais, promovendo o desenvolvimento da literacia e da cidadania, preparando as futuras gerações para os desafios do presente e do futuro. Como suporte de todo o processo investigativo, foi estabelecido um conjunto de objetivos, tais como: Perceber a importância da Literatura Infantil ao serviço das áreas curriculares da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico; Conhecer as conceções dos professores/educadores em relação ao papel da Literatura Infantil no processo de ensino e de aprendizagem junto das crianças; Conhecer os materiais/equipamentos existentes na sala do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico promotores da leitura e do livro; e Identificar as estratégias/atividades que acompanham a exploração da Literatura Infantil ao serviço das diferentes áreas da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Na busca de respostas para estes objetivos, participaram dezoito docentes: catorze participantes no questionário e quatro participantes na entrevista. Como principais resultados da nossa investigação, pudemos concluir que a maioria dos docentes tem consciência das potencialidades da Literatura Infantil no que concerne ao desenvolvimento global dos seus alunos, porém não utilizam este instrumento de trabalho como forma de abordar as diferentes áreas curriculares, limitando a exploração da Literatura Infantil à área do português. Importa, ainda, referir que são poucos os professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico que apostam na presença de livros para crianças na sua sala de aula, para além dos sugeridos pelo Plano Nacional de Leitura (PNL). No que diz respeito à Educação Pré-Escolar, assiste-se a um maior investimento na leitura de títulos de literatura infantil junto das crianças. Pela natureza destes resultados, cumpre-nos registar a importância de trabalhos como o nosso na senda de uma maior consciencialização dos profissionais de ensino para a exploração da literatura infantil, em diversos formatos e suportes, como um imprescindível recurso de ensino e de aprendizagem dos múltiplos conteúdos das diferentes áreas curriculares.
- Gene expression studies on bovine oocyytes and embryos subjected to various heat stress and heat shock conditionsPublication . Pavani, Krishna Chaitanya; Silva, Joaquim Fernando Moreira da; Baron, EricaIncreasing temperature mainly by global warming has been showing rapid environmental temperature chances, unpredictable climatic changes. Increasing temperature has been showing a greater effect on reproductive performance of lactating cows, ultimately affecting dairy economy. Ambient temperatures in subtropical zones during summers affecting cows, as the temperature level were reaching more the upper critical temperature or else above theromonetual zone. Terceira-Azores being considered a dry summer tropical climate, it is important to study the seasonal changes impact on Holstein cows in the islands. Besides this, they still lot unknown factors effecting the heat stress oocytes and embryos, as fertility is a multifactorial problem that affects physiological and cellular functions in several tissues. […]. Aims and Objectives: Increasing environmental temperatures have been showing a greater effect on the fertility of cattle, which eventually affecting global economy of dairy industry. As describe above there is an increasing global warming effect in temperate zone, and subtropical regions , Terceira-Azores (situated in the North Atlantic Ocean: 38° 43' N 27° 12' W) being a dry summer subtropical climate presumed having similar effect. To determine this climatic / Heat stress effect and to study the molecular mechanism involved in reproductive performance of cows following objectives were performed. Objectives Chapter 2: The major objective of this study to evaluate reproductive performances of all day grazing Holstein cows in a warm temperature region of Azores, in relation to environmental stress, but also to determine the in vitro development of oocytes and embryos during cold and warmer months. Apart from this effect of heat shock under different temperatures during in vitro maturation (IVM) of bovine oocytes and further embryonic development after IVF was also evaluated. Chapter 3: To study molecular mechanism/gene expression analysis it is important to stabilize a standardized protocol for the extraction of total RNA from a minimum number bovine oocytes and embryos samples. As so far no proper standardize protocol was descried in specific to Bovine cells. Hence the major aim of this work is to design a standardize protocol which is specific for bovine oocytes and embryos and reliable for the downstream process (Gene amplification and Gene quantification). Chapter 4: To understand the molecular mechanism involved in low fertility rate of cows under heat stress (in vivo and in vitro) the following objective has to be performed. Gene expression studies of developmental genes (Cx43, CDH1, DNMT1 and HSPA14) in different developmental stages (2-cell, 4-cell, morula and blastocyst) of embryos developed from oocytes under prolonged heat shock, as well as oocytes collected during hot and cold seasons has to be studied. Chapter 5: As it is important to understand maternal heat stress factors and to analyze the heat stock condition based on time and exposure, following objectives were performed. Gene expression analysis of kinetic heat shocked oocytes and oocytes matured in the summer and the winter. Chapter 6: An overview and discussion of the results of these studies and their possible implications for the practice and for future research are given.
- A importância do papel do professor na aprendizagem da EstatísticaPublication . Sousa, ÁureaO ensino em geral e o da Estatística, em particular, é muito mais do que a simples transmissão de conhecimentos, sendo importante consciencializar os professores e os alunos para a importância de se privilegiar o “fazer para aprender”, […]. O lema é o de que “a prática faz o mestre”, sendo de enfatizar que a melhor maneira de aprender Estatística é aplicar os métodos estatísticos a dados reais [...].