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- A utilização de tecnologia e estratégias de diferenciação pedagógica para promover aprendizagens na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Correia, Gui Silva; Cascalho, José Manuel; González, Pedro FranciscoEste trabalho sintetiza o resultado reflexivo do percurso que efetuámos em contexto de estágio, na Educação Pré-escolar e no Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, focando-nos na temática “A utilização de tecnologia e estratégias de diferenciação pedagógica para promover aprendizagens na EPE e no Ensino do 1º CEB”. Escolhemos este tema porque o trabalho com grupos heterogéneos e estratégias variadas são preocupação pessoal na prática pedagógica, aliado ao facto de estarmos inseridos numa sociedade digital; querermos saber mais sobre o assunto; constatarmos as frustrações de alguns alunos, ao longo do estágio, sentindo que na escola não existia uma aprendizagem estimulante e acreditarmos que se as tarefas escolares forem ao encontro das necessidades dos alunos poderão potenciar o aprender. Tendo em conta a natureza do trabalho, a investigação qualitativa foi a abordagem mais adequada. A problemática do presente trabalho tinha como objetivos: “1) Recolher informação acerca da relação da educação tecnológica e da diferenciação pedagógica nas aprendizagens” e “2) Averiguar sobre a influência da diferenciação pedagógica e o uso da educação tecnológica na prática pedagógica e as aprendizagens das crianças”. Após a prática pedagógica, verificámos que o trabalho em grupo permite maior envolvimento dos discentes na construção da sua aprendizagem. Para além disso, conferimos que o Trabalho Autónomo permite aos discentes compreenderem e superarem algumas dificuldades de aprendizagem. Permitiu-nos verificar que a utilização do computador pelos discentes, na Educação Pré-escolar não foi eficaz, já surtindo efeito no 1º Ciclo. Por fim, constatámos que a utilização de recursos tecnológicos, pelos estagiários, em ambos os níveis de ensino, proporcionou um ensino cativante pela descoberta. Em suma, o uso de alguns recursos tecnológicos na educação, aliado a estratégias de diferenciação pedagógica, poderá possibilitar ao docente atuar como orientador do aprender e permitir aos alunos transformar, de forma ativa, a informação em conhecimento.
- O ensino da poesia na Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Botelho, Cândida Lucécia Pimentel; Castanho, Maria da Graça BorgesEste relatório é o resultado realizado em sede dos Estágios Pedagógicos I e II, integrados no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste documento, para além da apresentação das Práticas dos Estágios Pedagógicos I e II, propomos uma reflexão fundamentada, na literatura da especialidade, acerca da Formação Docente e um tópico por nós estudado sobre o Ensino da Poesia na Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. A Literatura Infantil, em que se destacam as obras poéticas, é de extrema importância para o desenvolvimento da criança, pois é através de momentos lúdicos de exploração da língua, da criação de rimas, de exercícios de consciência fonológica, de divisão silábica e de jogos de palavras que ela identifica e manipula elementos sonoros cruciais para o desenvolvimento da língua materna. Desta forma, a exploração de textos poéticos, feita através de atividades de leitura, de escrita, de escuta, de dramatizações e de declamações, em contextos de sala de aula, constitui-se como sendo um excelente fator de promoção da criatividade, do sentido estético, do desenvolvimento e aumento do vocabulário, para além de despertar a sensibilidade da criança para o mundo que a rodeia. Reconhecendo estes benefícios, foi nossa intenção compreender, através deste estudo, que práticas são promovidas para exploração do Ensino da Poesia na Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Assim sendo, os docentes deverão estar conscientes da importância do ensino das particularidades da Poesia, uma vez que são os principais promotores de práticas para o gosto da mesma. Contudo, de acordo com as análises efetuadas, tanto através da leitura dos Gráficos, como das atividades desenvolvidas ao longo dos Estágios Pedagógicos I e II, reforçamos a relevância de explorar, com as crianças/alunos, atividades que desenvolvam o gosto de ouvir, ler, escrever e criar textos poéticos, uma vez que é uma prática inexplorada, ainda, por alguns Profissionais de Ensino.