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- O consumidor e o sector bancário nos Açores : fatores relacionaisPublication . Silva, Carolina Marília Andrade; Tiago, Maria Teresa BorgesA evolução tecnológica a que se tem assistido tornou o acesso à informação muito mais facilitado, o que fez com que os clientes ficassem cada vez mais informados e, consequentemente, mais exigentes. Neste contexto de constante evolução do comportamento do consumidor, a que acresce a forte concorrência, as instituições financeiras sentem necessidade de valorizar, ainda mais, o marketing relacional. Considerando a pertinência do tema quer no domínio da investigação, quer para as instituições bancárias, procurou-se com este estudo contribuir para o apuramento dos fatores valorizados pelo consumidor na escolha do seu banco preferencial. Após a revisão de literatura foi desenvolvido um modelo concetual que procura determinar quais os fatores determinantes da escolha do consumidor. Este modelo foi testado com recurso à opinião dos consumidores da Região Autónoma dos Açores, tendo-se recorrido a questionário online no qual se obteve 150 respostas completas. Com recurso a uma análise fatorial obteve-se três fatores: Disponibilidade, Relacionamento e Comodidade. Na análise de clusters obtiveram-se três agrupamentos distintos. Com vista a verificar a existência de diferenças significativas entre os três clusters, foi efetuada uma análise de variância. Os resultados permitem inferir que os meios de atendimento proporcionados pelas entidades bancárias influenciam a escolha do banco, bem como a qualidade do serviço prestado e a imagem corporativa.
- O impacto da liderança na motivação dos colaboradores do setor bancário na Região Autónoma dos AçoresPublication . Cabral, Sara Cristina Rodrigues; Batista, Maria da Graça Câmara; Sousa, Áurea Sandra ToledoNum cenário de crise económica, em que foram vários os escândalos financeiros e estruturais protagonizados pela banca portuguesa, em que a liderança e a supervisão do Banco de Portugal foram postas em causa e em que milhares de postos de trabalho ainda são uma incógnita, importou aferir as perceções dos bancários sobre as formas de liderança exercidas pelos quadros dirigentes das instituições de crédito a operar na Região Autónoma dos Açores e o seu eventual impacto na motivação dos mesmos. Procurou-se, ainda, estabelecer um paralelo entre os fenómenos de liderança e de motivação, com base nas perceções dos bancários, identificando e caracterizando os principais fatores motivacionais e estabelecendo uma comparação entre as formas de liderança aplicadas e as formas de liderança consideradas eficazes. Por se tratar de um estudo de natureza quantitativa, recorreu-se ao Software IBM SPSS Statistics (SPSS) para tratar e analisar os dados provenientes do questionário utilizado, previamente testado e validado. A fundamentação teórica teve por base as principais obras de referência para as temáticas em estudo, assim como diversos artigos científicos, nacionais e internacionais. Em geral, concluiu-se que os bancários apresentam níveis consideráveis de motivação, apesar de não consideram que os seus líderes se comportam totalmente como líderes eficazes. Além disso, salienta-se a existência de uma correlação positiva e estatisticamente significativa entre o grau de motivação e o papel do líder nessa motivação.