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- O papel da comunicação verbal na aprendizagem da matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Gouveia, Tatiana Filipa Silva; Cascalho, José Manuel; Leal, Susana da Conceição Miranda Silva MiraO presente relatório apresenta uma análise e reflexão sobre as práticas pedagógicas realizadas no âmbito da 6.ª edição do Mestrado em Educação Pré-Escolar (EPE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (EB), aprofundando, em particular, o papel da comunicação verbal na aprendizagem da matemática naqueles níveis educativos. Um objetivo central da nossa ação foi promover a comunicação verbal na forma oral e escrita a propósito de tópicos e processos matemáticos, incentivando as crianças a utilizarem uma linguagem matemática adequada, a interpretarem os enunciados, a explicarem e registarem os seus raciocínios/estratégias/procedimentos, oralmente e por escrito, transformando-as em agentes ativos de aprendizagem. Para além disso, pretendemos promover o gosto pela matemática. Para tal, recorremos à Metodologia Design de Experiências, procedendo na EPE à implementação das estratégias Realização de jogos, Realização de fichas, Exploração de painéis e/ou imagens e Uso de materiais manipuláveis, focando os seguintes tópicos: Cores, Algarismos, Contagem e Formas geométricas. No 1.º Ciclo do EB procedemos à Realização de jogos, à Realização de exercícios, à Exploração de cartazes/painéis e a Momentos de diálogo e de discussão, focando tópicos nos três domínios enunciados no programa de matemática: Números e Operações, Geometria e Medida e Organização e Tratamento de dados. Os dados foram recolhidos a partir de notas de campo, gravações audiovisuais e produções dos alunos, tendo sido sujeitos a análise de conteúdo. Em suma, registou-se ao longo dos estágios pedagógicos uma certa evolução ao nível da comunicação matemática. Verificamos que as diversas estratégias selecionadas são boas promotoras de comunicação matemática, em particular a utilização de jogos e a realização de exercícios oralmente e por escrito. A primeira porque favorece a desinibição e o interesse das crianças, potenciando a sua participação oral; a segunda porque favorece a interação oral ou a explicitação escrita de interpretações e raciocínios.
- A criança e as expressões : uma reflexão em contexto de estágio na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Medeiros, Raquel Mestre Reis; Fialho, Adolfo Fernando da FonteO presente relatório surge no âmbito da 1.ª Edição do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este tem como propósito principal analisar e refletir em torno do trabalho desenvolvido nas unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e Estágio Pedagógico II. Deste modo, organizámos uma síntese contextualizada de todo o trabalho desenvolvido no decorrer das nossas práticas. Pretendemos apresentar o panorama geral do processo de aprendizagem vivenciado, com especial destaque para a temática deste relatório: de que forma as Expressões poderão ser uma área privilegiada para o desenvolvimento das crianças, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico? Com este trabalho desejamos compreender o verdadeiro lugar ocupado pelas Expressões no cenário educativo, convictos da sua importância ao serviço do desenvolvimento integral das crianças. Certos de que estas áreas não são esvaziadas de conteúdo, procurámos (re) colocá-las no centro das nossas práticas, atribuindo-lhes o merecido realce e criando condições favoráveis à sua efetiva exploração na nossa ação educativa. Para melhor compreender a temática que escolhemos, as experiências de aprendizagem desenvolvidas e a revisão bibliográfica, procurámos encaminhar o nosso percurso metodológico numa lógica de investigação-ação. Concretizámos, a execução de uma análise documental efetuada a partir de uma recolha de dados qualitativos e tentámos aplicar essas estratégias durante o estágio. Aplicámos ainda questionários aos alunos, recolhendo as apreciações dos mesmos, de diversas formas, e realizámos entrevistas aos educadores/professores que, aquando do seu estágio, também escolheram privilegiar a área das Expressões. Com isto, foi possível entender as capacidades/potencialidades pedagógico-didáticas das Expressões. Conseguimos perceber a motivação e o sucesso dos alunos no contexto do estudo das mesmas e, ainda, compreender com que frequência são elas utilizadas como área primordial no dia a dia escolar das crianças e dos educadores/professores. De acordo com o nosso estudo, verificámos que a escolha das Expressões, como área foco, se assume como uma mais-valia na aprendizagem das crianças, pelo que entendemos ser urgente contrariar os naturais constrangimentos que se colocam aos educadores e professores dos nossos dias e criar condições favoráveis à sua efetiva exploração na escola.