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- Comunicação do risco em segurança alimentarPublication . Ferreira, Carla Dina Aguiar Ormonde; Dapkevicius, Maria de Lurdes Nunes EnesA comunicação do risco é um instrumento fundamental de gestão de risco porque costuma incluir conselhos mitigadores da crise. No caso da segurança alimentar, a comunicação do risco é uma questão mais sensível visto que o Homem se preocupa cada vez mais com a segurança dos alimentos que consome. A segurança dos produtos alimentares não é uma característica visível pelo consumidor, na maior parte das vezes, o que leva a que o consumidor tenha que acreditar na informação fornecida pelo produtor e na informação veiculada acerca do produto. Assim a comunicação do risco ganha um papel central na segurança alimentar sendo uma questão que ganha relevância se tivermos em conta a integração global e variabilidade de géneros alimentícios. De acordo com as premissas invocadas, os objetivos do trabalho são definir os principais perigos alimentares emergentes (biológicos); identificar benefícios e prejuízos fruto da comunicação de risco alimentar; avaliar a forma como foi comunicado o risco em casos e surtos que ocorreram no passado e respetivas consequências; caracterizar a forma como estes perigos são veiculados na comunicação social regional e nacional; perceber as consequências, a nível pedagógico, nos indivíduos fruto da comunicação efetuada pelas entidades competentes; propor soluções para uma melhor veiculação da informação de acordo com o público-alvo. Após uma recolha de informação foi levado a cabo um estudo às notícias veiculadas pela comunicação social aquando do caso das alheiras contaminadas da “Marca Transmontana”. De seguida, com o objetivo de identificar os benefícios e os prejuízos resultantes da comunicação de risco e perceber o valor pedagógico das mesmas, foram aplicados inquéritos. Finalmente, após a interpretação dos dados obtidos, foram apresentadas propostas para que se concretize uma melhor veiculação da informação relativa a risco alimentar. Conclui-se que a perceção do público face à facilidade de compreensão das notícias divulgada pelos meios de comunicação social é proporcional à idade: quanto maior é a idade, maior é a percentagem de indivíduos que afirma que a informação é difícil de perceber. Constata-se ainda que se começa a registar uma indiferença, por parte do público, relativamente a notícias sobre a segurança alimentar, em detrimento do histerismo que este tipo de situações costuma fazer a população a sentir.