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- Marketing interno : uma proposta para o setor turístico açorianoPublication . Fonseca, Ricardo Jorge Matos; Faria, Sandra DiasNo atual contexto de grande desenvolvimento e mudanças profundas no setor turístico dos Açores, ganha cada vez maior relevância, num mercado composto maioritariamente por atividades de alto contato, desenvolver mecanismos capazes de garantir o crescimento e retenção dos melhores colaboradores, otimizando os custos, e assegurando a entrega de um serviço de excelência. Esta investigação pretende, dessa forma, expor o Marketing Interno como o novo caminho a seguir nesse sentido, analisando a evolução do construto, quer a nível teórico, desde os conceitos que estão na sua raiz, até à sua conceção e evolução para o estado atual, quer a nível prático, através da análise de uma série de casos de estudo documentados. Também é efetuado um estudo estatístico utilizando um inquérito de medição de satisfação profissional, o Índice Descritivo do Trabalho, aplicado a 119 colaboradores, para determinar se é justificável a implementação do Marketing Interno nas empresas hoteleiras açorianas. É demonstrado que entre amostra em estudo, a satisfação profissional não é reduzida, no entanto, a aplicação de práticas e políticas de Marketing Interno poderão de igual modo ser justificáveis, dado que os incentivos monetários tradicionais não parecem ter grande peso na criação dessa mesma satisfação, e estes mecanismos asseguram vantagens sustentadas e competitivas que vão de encontro às necessidades que se detetam no setor, na Região, atualmente.
- O papel da Sociologia : sobre a intervenção dos seus profissionaisPublication . Fontes, Paulo VitorinoSegundo Rui Sampaio da Silva (1998), existem dois modos fundamentais de conceber o estatuto e o papel das ciências sociais. Em primeiro lugar, e esta é uma conceção com grande peso ao longo do séc. XX, podemos encarar, por exemplo, a sociologia como uma “ciência auxiliar para a administração racional” (expressão usada por Habermas). Nesta perspetiva, o investigador das ciências sociais deverá privilegiar as aplicações práticas dos seus conhecimentos, procedendo para o efeito a levantamentos estatísticos e a previsões sobre a evolução dos comportamentos sociais. O material assim recolhido é em seguida posto ao serviço de técnicos administrativos, com vista ao aperfeiçoamento do controlo social. Daí resulta uma conceção meramente instrumental do conhecimento sociológico, de acordo com a qual o objetivo das ciências sociais consiste basicamente na reprodução da ordem social, acompanhada do aumento dos respetivos índices de eficiência, e não na crítica da referida ordem. Uma outra consequência decorrente desta perspetiva diz respeito ao modo como se procura solucionar os problemas de adaptação social dos indivíduos: a solução preferencial consiste no ajustamento do indivíduo aos padrões dominantes e não na revisão ou transformação destes mesmos padrões. Contra uma tal interpretação do conhecimento sociológico, é possível propor uma outra orientação teórica que, ao invés de reduzir a sociologia ao estudo dos meios adequados à realização de fins previamente dados pelo sistema social, procure antes refletir sobre estes fins, preservando assim a vocação crítica dos estudos sociais. Nesta segunda perspetiva proposta pela teoria crítica alemã, os estudos empíricos devem ser complementados por uma reflexão teórica orientada para a análise dos pressupostos subjacentes ao trabalho sociológico e para a exploração de novas possibilidades de organização social.