Browsing by Issue Date, starting with "2016-11-25"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- As tecnologias da informação e comunicação no Ensino da História e da Geografia : inclusão ou exclusão digitalPublication . Cabral, Diogo André Teves; Sousa, Francisco José RodriguesNos últimos anos, tem-se assistido a um conjunto de progressos tecnológicos. O acesso a computadores e à internet massificou-se e, por isso, assistimos ao crescimento da sociedade da informação e do conhecimento. Não podendo ficar alheias a esse facto, as escolas devem aproveitar os progressos sentidos nesse campo para melhorar e adequar, cada vez mais, o processo de ensino às necessidades dos alunos. As novas tecnologias contribuem para uma mudança do pensamento educacional, pois facilitam a realização de práticas pedagógicas nas quais os alunos se podem assumir como atores principais no processo de construção do conhecimento. Elaborado num contexto de confrontação com esse desafio de adequação das práticas docentes à realidade dos alunos, este relatório de estágio relata um estudo associado a um estágio em ensino de História e Geografia, que decorreu numa escola secundária. Através deste estudo, pretendi conhecer perspetivas de docentes e discentes sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), a fim de integrá-las de forma adequada na prática pedagógica. Mais especificamente, procurei compreender perspetivas de professores e alunos sobre a utilização pedagógica das TIC e caracterizar situações de inclusão ou exclusão digital. Essa caracterização foi tida em conta no desenvolvimento de um conjunto de abordagens pedagógicas que combateram a exclusão digital. A metodologia de investigação adotada inclui a realização de entrevistas às orientadoras cooperantes sobre a utilização das TIC no ensino e de aplicação de um questionário aos discentes de três turmas de Geografia, num total de cerca de 43 questionários, com questões relativas à noção de TIC, à utilização destas últimas no ensino e à exclusão digital.
- Biologia necessita de renovar quadros e adequar equipamentos às novas exigênciasPublication . Tavares, JoãoEm entrevista ao jornalista Nuno Fontes Sousa, o professor João Tavares, responsável pela exposição "Departamento de Biologia - 40 anos de atividades (1976 - 2016)", ex-diretor do Departamento de Biologia da Universidade dos Açores, acredita que é necessário um esforço, no sentido de haver novas admissões em áreas específicas e de alto interesse para a Região e para a Universidade dos Açores [...].