Browsing by Issue Date, starting with "2016-07-19"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Personalidade de marca : uma aplicação à marca ARRISCAPublication . Sousa, Gil Leopoldo; Tiago, Flávio BorgesNum mercado cada vez mais competitivo, as empresas procuram destacar os seus produtos e serviços visando ocupar um espaço na mente do consumidor. As marcas ambicionam fidelizar e encantar os consumidores. A escolha de um produto ou serviço está diretamente relacionada com a perceção que o consumidor tem acerca da marca em questão. A marca deve transmitir de forma eficaz um conjunto de informações que promova o consumo da mesma por parte dos consumidores, que estes repitam esse mesmo consumo, que divulguem essa experiência e que se tornem fiéis à marca. Pretende-se compreender se a perceção dos consumidores em relação a esta marca social ainda se encontra ligada à intervenção que esta realiza junto do público toxicodependente, ou se por outro lado, já existe um maior conhecimento em relação aos produtos e serviços realizados nas unidades produtivas e formativas desta organização. Assim sendo, o presente estudo tem como principal objetivo determinar a personalidade da marca ARRISCA e identificar como esta marca é percecionada pelos consumidores.
- A essência da gastronomia na valorização cultural : a aplicação do conceito "Slow Food" nos AçoresPublication . Viveiros, Carolina da Conceição Matos; Moniz, Ana Isabel Arruda; Mendes, Armando BritoO Slow Food é um movimento internacional que valoriza os produtos alimentares tradicionais, artesanais e locais. Privilegia a culinária na sua origem, relacionando-a com os hábitos e cultura de um povo. Preserva a biodiversidade e a sustentabilidade do mundo rural, defendendo o prazer de uma experiência gastronómica. É um movimento que surge como expressão alternativa do fast food no mundo atual mas ainda sem registo nos Açores. Este projeto promove a sua implementação nesta Região, com o aproveitamento dos recursos naturais, culturais, gastronómicos e tradicionais que tanto a valorizam. Tem por base a incrementação do valor da identidade gastronómica e cultural do arquipélago, potenciando o seu sector turístico. As condições idealizadas pelo movimento internacional Slow Food, como as preocupações ambientais e rurais, a herança gastronómica, as tradições locais e a preservação do destino turístico, estão reunidas neste grupo de ilhas. Daí a importância do surgimento deste conceito num dos destinos cada vez mais procurados da Europa: os Açores. Foram efetuados inquéritos a Chefs, empresários, outros agentes e pessoas singulares ligadas à restauração e à gastronomia local, para complementar o estudo de implementação deste conceito nos Açores. Os resultados constatam que a maioria dos inquiridos já tem algum conhecimento da filosofia Slow Food, abordam o tema com entusiasmo e reconhecem ser uma experiência diferenciadora que valorizará a oferta turística. O Slow Food visa atingir um nicho de mercado sensibilizado pela procura de produtos turísticos naturais, representando simultaneamente uma fuga aos destinos massificados na procura do sossego e tranquilidade que a natureza pode oferecer.
- O marketing do comércio tradicional : o caso das cidades de Ponta Delgada e da Ribeira GrandePublication . Alves, José Luís Medeiros; Tiago, Maria Teresa Borges; Tiago, Flávio BorgesO comércio tradicional está a passar por grandes exigências e mudanças num momento de grandes alterações estruturais na economia que afetam a dinâmica do comércio tradicional sendo colocado a estas lojas uma série de dificuldades e desafios que não existiam há alguns anos. O comércio tradicional afigura-se assim, como uma área da realidade económica carente de uma constante inovação, impondo-se a necessidade do surgimento de uma nova postura, essencial à sua sobrevivência e evolução no contexto do mercado atual. Perceber o perfil dos consumidores torna-se assim fundamental, pois o mesmo tem variado muito ao longo do tempo, e uma vez aliado ao surgimento de novos perfis de procura e padrões de exigência, provenientes de numa nova forma de prestar serviços e responder à concorrência, acarreta consigo novas formas de pressão sobre os custos, exigindo aos comerciantes uma abordagem inovadora, capaz de manter padrões de eficiência e de qualidade nos serviços que são prestados aos clientes. Assim, neste trabalho torna-se imperioso entender os novos desafios que são colocados aos comerciantes, através da interpretação das dificuldades e obstáculos que enfrentam, pela descoberta de quais os atributos que os clientes mais valorizam e pela perceção de quais são as expetativas dos clientes do setor. Em suma, esta dissertação tem como principal objetivo a avaliação da qualidade dos serviços oferecidos pelo comércio tradicional nas cidades de Ponta Delgada e da Ribeira Grande, procurando entender as perceções dos comerciantes e dos clientes e analisar as medidas de promoção desenvolvidas pelo poder local, propondo uma série de linhas estratégicas que deverão constar de um Plano de Marketing adequado à realidade do setor.
- Determinantes do desempenho empresarial : o caso dos AçoresPublication . Silva, Carolina Andrade; Teixeira, João Carlos AguiarEsta dissertação avalia os determinantes do desempenho empresarial das empresas constantes da publicação 100 maiores empresas dos Açores do Jornal Açoriano Oriental, utilizando dados de painel de uma amostra de 281 empresas, abrangendo 8 setores, entre os anos de 1984 e 2014. Analisamos que fatores específicos e de mercado determinam a rentabilidade dos ativos dessas empresas, comparando as previsões das teorias do tradeoff e pecking order. Investigamos, igualmente, se existem diferenças significativas nos níveis de rentabilidade em função da ilha onde se localiza a sede da empresa, do período de vigência dos quadros comunitários de apoio da União Europeia e do setor de atividade da empresa. Da estimação de um modelo típico de rentabilidade empresarial resultou que os fatores que determinam essa rentabilidade são o endividamento, a dimensão, as oportunidades de crescimento, a rotação do ativo, a produtividade dos trabalhadores e a taxa de crescimento do PIB, não se verificando uma relação estatisticamente significativa entre a taxa de inflação e a rentabilidade. Os resultados sugerem que a rentabilidade das empresas não difere, em média, entre São Miguel e as restantes ilhas, embora existam algumas diferenças em função do setor de atividade onde se localiza a empresa, assim como do período de vigência dos quadros comunitários de apoio.