Browsing by Issue Date, starting with "2016-07-07"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- As questões de género nos materiais pedagógico-didáticos ao serviço do ensino de História e GeografiaPublication . Martins, Débora da Conceição Cardoso; Castanho, Maria da Graça Borges; Gonçalves, Maria Margarida de Sá Nogueira LalandaA elaboração do presente Relatório surge em resultado dos dois estágios pedagógicos, realizados no decorrer do ano letivo de 2014-1015, tal como está previsto no plano de estudos do Mestrado em Ensino de História e Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Neste sentido, o documento que agora apresentamos dará conta do processo formativo que ambos os estágios proporcionaram, bem como de uma abordagem investigativa, por nós encetada, sobre as Questões de Género nos Materiais Pedagógico- Didáticos ao serviço das disciplinas em apreço. Por se tratar de um relatório de estágio, foi nossa preocupação apresentar, no primeiro Capítulo, um enquadramento geral sobre o papel da formação inicial de professores, destacar o ensino da História e da Geografia e descrever algumas das dimensões das nossas práticas. No capítulo seguinte, iniciaremos a exploração da temática que nos propusemos estudar: “As questões de género nos materiais pedagógico-didáticos ao serviço do ensino de História e Geografia”. Nesta parte do nosso trabalho, para além da revisão da literatura sobre os conceitos de educação vs. coeducação, demos enfoque às Questões de Género e aos materiais usados para exploração do tópico em análise. Porque nos foi de todo impossível explorar a temática do meu estudo no decorrer das aulas supervisionadas, apresentamos, no Capítulo III, um breve estudo realizado junto de professores/as da disciplina de História, de diversas escolas do concelho de Ponta Delgada, sobre o tópico por nós selecionado. Em complementaridade, e porque uma imagem vale por mil palavras, analisamos um conjunto de manuais escolares de História e de Geografia com o objetivo de avaliar a presença da mulher, nesses mesmos recursos, ao nível das ilustrações. Permitiu-nos o estudo aqui referenciado concluir que poucos são os docentes com formação na área das Questões de Género e nem todos os profissionais de ensino de História e Geografia se preocupam com as dimensões de género e o papel da mulher no mundo. O mesmo acontece com os manuais, onde proliferam mais imagens de elementos masculinos do que femininos, denunciando a falta de compromisso dos seus autores na promoção da paridade e igualdade de direitos e de oportunidades.