Browsing by Issue Date, starting with "2016-04-27"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Motivar para a leitura : estratégias de intervenção pedagógica na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Ferreira, Eva Maria Martins; Santos, Ana IsabelEste relatório de estágio é o resultado de todo o trabalho desenvolvido em contexto de estágio pedagógico, no âmbito das unidades curriculares da Prática Educativa Supervisionada I e de Prática Educativa Supervisionada II, do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da responsabilidade do Departamento de Ciências da Educação da Universidade dos Açores, subjacente à temática “Motivar para a Leitura: Estratégias de Intervenção Pedagógica na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico”. A escolha do referido tema deve-se, essencialmente, a dois fatores fundamentais: primeiro, o interesse e curiosidade revelados por parte da estagiária e o reconhecimento, por parte da mesma, dos benefícios que o exercício da leitura oferece a cada ser humano; depois, a preocupação por alguma ausência de motivação evidenciada pelas crianças e alunos face à leitura, particularmente em contexto de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Partindo dos referidos pressupostos, o presente relatório, através da sua fundamentação teórica e descrição das experiências realizadas ao longo dos dois estágios, oferece uma perceção clara de como a prática da leitura pode contribuir para o desenvolvimento das crianças e alunos, sobretudo em idade pré-escolar e escolar. Neste sentido, o principal objetivo deste trabalho é saber, enquanto profissional de educação, como motivar para a leitura, para que esta se pode tornar uma prática recorrente no grupo de crianças e alunos com o qual se trabalhe. [...].