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- O Koto e a sua partitura numéricaPublication . Melo, Helena SousaO koto é um instrumento musical japonês de cordas dedilhadas e sua partitura é escrita na vertical utilizando treze caracteres representativos dos números de 1 a 10 e três símbolos. Nesse artigo descreve-se um pouco sobre partituras, alguns instrumentos musicais japoneses e a associação curiosa com a matemática.
- Da docência de estagiário em história e geografia ao papel do erro na avaliação e na aprendizagemPublication . Espínola, André Filipe da Silva; Serpa, Margarida DamiãoA produção deste relatório de estágio procura documentar o trabalho feito ao longo das unidades curriculares de Prática Educativa Supervisionada I e II, do Mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, oferecido pela Universidade dos Açores. Tem a missão de expor de forma critica e reflexiva a prática letiva desenvolvida, bem como especificar algumas das atividades realizadas ao longo do ano letivo 2014/2015. Numa primeira vertente, fazem-se algumas considerações sobre questões curriculares, a par de breve enquadramento das áreas de docência do referido mestrado. Trata-se de parte essencialmente destinada a relatar o contexto escolar, a prática letiva e as atividades desenvolvidas. Numa segunda vertente, estuda-se o papel do erro na avaliação e na aprendizagem, a partir de revisão de literatura na área e da análise de dados empíricos produzidos no âmbito do estágio. Esta análise visa sobretudo: conhecer as perceções dos alunos sobre o erro nas disciplinas de História e de Geografia; identificar a relação entre o tipo de perguntas formuladas pelos estagiários e a presença/ausência de erros pelos alunos; e determinar em que medida os erros verificados na lecionação continuam a persistir em provas de avaliação sumativa. A recolha dos dados foi efetuada através de entrevistas, da observação direta e da apreciação de produtos dos alunos, sendo a informação obtida posteriormente submetida a procedimentos de análise de conteúdo. [...].
