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- A criação e a continuidade das empresas criadas no âmbito de programas de incentivo ao empreendedorismo na Região Autónoma dos AçoresPublication . Martinho, Liliana Ferreira; Faria, Sandra DiasEste trabalho de investigação pretende contribuir para uma análise acerca do empreendedorismo e dos programas de incentivo à criação de empresas na Região Autónoma dos Açores, com particular enfoque na medida Empreende Jovem. Por forma a contextualizar a temática do empreendedorismo e todo o processo empreendedor, este estudo procura fundamentar-se nas teorias de base socio-económica e comportamental, tentando mostrar as suas origens, evolução e principais conceitos, ao mesmo tempo que tenta traçar um perfil do empreendedor de sucesso. Este trabalho incide sobre projetos candidatos a este programa no período de 2010-2014, reunindo uma amostra de 102 empresas constituídas com recurso ao incentivo regional ao empreendedorismo acima referido. Optou-se por uma metodologia quantitativa, em que o instrumento de recolha de dados foi o inquérito por questionário, não-presencial, procedendo-se, posteriormente à análise dos resultados. Como conclusões genéricas e com base nos resultados obtidos, podemos referir que o indivíduo empreendedor é na sua generalidade do género masculino, de um escalão etário jovem situado entre os 25-34 e com formação académica superior. No final do trabalho são apresentadas algumas limitações relativas ao presente estudo, bem como, um conjunto de recomendações de pesquisa futura.
- Personalidade da marca : uma aplicação à marca AçoresPublication . Andrade, Rita Botelho; Tiago, Flávio BorgesNum mundo cada vez mais globalizado e com cada vez maior facilidade de acesso a informação por parte dos consumidores, estes tornam-se de dia para dia mais exigentes e menos fiéis na sua escolha de marcas. Assim, torna-se crucial as empresas e marcas focarem-se na sua diferenciação das restantes e colocarem o consumidor no centro de todo o processo. Tal como na escolha de um produto ou serviço, a escolha de um local para onde viajar também é muito influenciada pela imagem que o consumidor tem de cada destino turístico. Deste modo, estes também necessitam de estratégias que potenciem a sua atratividade criando vantagens e características a eles indissociáveis, favorecendo a criação de uma imagem clara do destino. Neste contexto, o presente estudo tem como principal objetivo determinar e identificar as principais determinantes da perceção da personalidade do destino turístico Açores.