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- Os contributos da literacia para a educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Ventura, Cláudia Sofia da Costa; Castanho, Maria da Graça Borges[...]. Este documento tem por base a temática da Literacia, em estreita relação com uma das fundamentais competências transversais ao currículo, a leitura. A relevância que a Literacia e o ato de ler assumem, na aprendizagem ao longo da vida, incita à promoção do gosto pela leitura. Esta promoção deve ser um princípio que qualquer profissional de ensino deve adotar. A literatura da especialidade demonstra que é imprescindível e essencial desenvolver comunidades leitoras vitalícias que gostem de ler (Castanho, 2002). Este é um processo complexo e moroso que exige motivação, esforço e prática, tanto para quem aprende, como para quem ensina. Considerando a importância desta temática, propusemo-nos desenvolver um trabalho de natureza investigativa, através da qual procuramos dar resposta aos seguintes objetivos: Descrever e refletir sobre as práticas de literacia, desenvolvidas em contexto de estágio na Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB; Contribuir para o desenvolvimento do gosto, prazer e motivação pela aprendizagem da linguagem escrita na Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB; Conhecer as conceções dos educadores de infância e dos professores do 1.º CEB sobre o conceito de literacia; Relatar as conceções dos educadores de infância e dos professores do 1.º CEB sobre a literacia presente nos documentos norteadores do ensino; e Conhecer as práticas de literacia dos educadores de infância e dos professores do 1.º CEB. [...].
- Os espaços formais e informais de leitura no Pré-escolar e 1.º Ciclo : as áreas de leitura e as bibliotecas na promoção de competências leitoras em contexto de estágio integradoPublication . Medeiros, Andreia Filipa Goulart; Castanho, Maria da Graça BorgesEste documento tem como finalidade relatar, analisar e refletir sobre o trabalho concretizado nas escolas que nos acolheram, em prol do desenvolvimento das crianças com quem interagimos. Perante a impossibilidade de darmos conta de todas as dimensões da nossa intervenção, em contexto formal de ensino, selecionamos uma temática que tem sido apresentada como uma das principais responsabilidades da escola: promover a leitura junto das crianças, investindo em espaços condignos, conducentes ao desenvolvimento de competências leitoras. Nesta ordem de ideias, demonstra a literatura da especialidade que a Biblioteca Escolar é um espaço obrigatório nos estabelecimentos de ensino que apostam na promoção do livro e da leitura. Reforçando a importância da existência de espaços formais de leitura nas escolas, Nunes (2003: 2) defende que a biblioteca é um “ser palpitante no seio da comunidade escolar” e que deve constituir-se como o “coração da escola”. Ao longo do nosso trabalho, demos igualmente destaque às áreas de leitura (comummente designadas por cantinhos da leitura), existentes nas salas, facilitando o acesso aos livros e desenvolvendo o gosto pelos mesmos e pela prática da leitura. Para além do estudo das questões da leitura e da descrição das atividades desenvolvidas nesta área, surgiu o interesse de, neste relatório, analisarmos de que modo as áreas de leitura e as bibliotecas escolares contribuem para a promoção de competências leitoras. [...].