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- Marketing e interdependência : lógicas de ação e atores na construção da imagem das escolasPublication . Dâmaso, Marlene Susana Raposo; Lima, Jorge Manuel Ávila deO presente trabalho, intitulado "Marketing e interdependência entre escolas: lógicas de ação e atores na construção da imagem das escolas", visa, a partir da análise das atividades promocionais e de informação de escolas de diferentes tipologias de um único concelho da Região Autónoma dos Açores, bem como das perceções dos seus gestores, identificar a presença, ou não, de um ambiente de ensino competitivo resultante da tensão entre a oferta e a procura do serviço educativo. Observando as dinâmicas de gestão da comunicação e das relações das escolas, procurar-se-à identificar a proximidade, ou não, desta rede formativa da tendência universal de mercadorização do ensino, pautada pela escolha da escolar pelos pais e alunos, pela seleção dos fornecedores de maior valor no mercado, e pela procura de captação dos alunos mais vantajosos das escolas. Para um melhor entendimento destas dinâmicas serão abordadas questões relacionadas com as lógicas de ação gestionária e as estratégias de marketing das escolas, nomeadamente nas atividades de promoção privilegiadas, atores implicados e recursos alocados. No entanto, esta visão mercadorizada do ensino tem gerado algumas vozes dissonantes que partilham de preocupações relativamente à missão educacional das instituições enquanto garante da provisão de um ensino em condições de equidade, igualdade de oportunidade e de justiça social. Para além disso, os mercados de ensino descritos nos vários estudos raramente assumem contornos homogéneos, operando livremente de acordo com a lei da oferta e da procura; assim sendo, a literatura apresenta-nos variadas definições de mercados híbridos, isto é, que provêm o ensino como a oferta de um produto mas sujeitos a condicionalismos próprios dos serviços públicos, muito em especial a regulação estatal. No que respeita a estratégia metodológica a ser aplicada, o presente estudo terá por base uma abordagem qualitativa, isto é, assumirá um carácter exploratório e descritivo através da análise de entrevistas semiestruturadas aos gestores das escolas e recolha de material documental promocional ou de informação. O estudo pretende, através desta observação indireta deste contexto em particular, construir um melhor entendimento do fenómeno do marketing das escolas.
- A Comunidade dos Países de Língua PortuguesaPublication . Ramalho, Ariana dos Reis; Amaral, Carlos Eduardo Pacheco[...]. Este trabalho procura demonstrar que a CPLP não será seguramente a solução para todos os problemas internos dos seus Estados-membros, mas, no quadro do atual sistema internacional, pode ser um instrumento útil na procura por uma afirmação internacional mais sólida por parte dos seus membros, sendo ainda um projeto perfeitamente compatível com todas as suas integrações regionais. Enquanto projeto comum a oito Estados, deve ser capaz de através da cooperação, da concertação político-diplomática e da afirmação dos interesses dos países membros no contexto internacional, estabelecer canais de comunicação privilegiados entre os povos dos oito países. E sem dúvida que este projeto deve merecer prioridade máxima por parte dos Governos dos seus Estados-membros. É, pois, uma Organização com características únicas, que pretende "representar o reassumir das continuidades e um projecto de futuro face à globalização". [...]. (da Introdução)