Browsing by Issue Date, starting with "2015-03-06"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Deportação e criminalidade nos AçoresPublication . Furtado, Renato Carlos de Medeiros; Diogo, Fernando Jorge AfonsoA presente dissertação tem como objetivo central a determinação do impacto na criminalidade açoriana, decorrente do fenómeno da deportação de cidadãos naturais dos Açores, emigrantes, sobretudo, nos Estados Unidos da América e no Canadá. Para alcançar este desiderato foi selecionada a criminalidade condenada a pena de prisão efetiva, fletindo o estudo para os açorianos presentes no sistema prisional português no dia 01 de janeiro de 2014. Desta população foram constituídos dois conjuntos. No primeiro agruparam-se todos os repatriados e no segundo os restantes reclusos naturais deste arquipélago. Com base teórica nas perspetivas da anomia, da análise estratégica e da rotulagem, as quais apresentam explicações de certo modo complementares sobre a etiologia do desvio em geral e do crime em particular, foram construídas as nossas hipóteses. Na primeira projetamos que os repatriados e os restantes reclusos açorianos partilham as mesmas origens sociodemográficas, sendo ambos os conjuntos provenientes das classes sociais desfavorecidas. A segunda preconiza que os repatriados são tendencialmente condenados em crimes mais graves e apresentam maiores níveis de reincidência. A terceira prevê que os crimes cometidos em Portugal pelos repatriados são, essencialmente, da mesma natureza e gravidade dos que motivaram a expulsão do país de acolhimento. Estas enunciações foram submetidas à verificação empírica, tendo por base uma metodologia quantitativa, materializada através de uma grelha de recolha de dados, estribada nos conceitos, dimensões e indicadores construídos através do processo de operacionalização das hipóteses. O tratamento dos dados recolhidos nas bases documentais da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais; Direção Regional das Comunidades; Polícia Judiciária e Polícia de Segurança Pública permitiram confirmar as primeiras duas hipóteses e infirmar a terceira, na exata medida em que se verificou que os repatriados presos praticaram em Portugal crimes, tendencialmente, mais graves dos que motivaram a deportação.
- Projetos de empreendedorismo nas escolas : impactos nos alunos e na organização escolarPublication . Santos, Marco Paulo de Sousa; Diogo, Ana Isabel dos Santos Matias; Palos, Ana Cristina PiresNo sentido de fazer face aos problemas do mundo contemporâneo, e para uma Europa mais competitiva, segundo as políticas europeias atuais, o empreendedorismo apresenta-se como uma ferramenta essencial. A necessidade de se criar um espírito mais empreendedor nos jovens é uma solicitação que também é endereçada à sociedade portuguesa. Releva-se a importância do empreendedorismo e tenta-se promovê-lo nos jovens nas escolas, desde o ensino básico ao secundário, através de dinâmicas pedagógicas criadas para o efeito. A base deste estudo incide sobre um dos projetos mais importantes dos Açores. A implementação do projeto "Educação empreendedora: O Caminho do Sucesso!", em escolas da Região Autónoma dos Açores, foi desígnio desta investigação. A importância dos impactos evidenciados pelos estudantes do ensino secundário e profissional das escolas públicas envolvidos e pelas organizações escolares públicas que nele participaram, constituíram os seus principais eixos de pesquisa. A compreensão dos impactos do projeto nas experiências escolares dos jovens participantes, que atribuem múltiplos sentidos à escola, ao trabalho escolar e aos seus projetos de vida futuros, constitui a dimensão da perceção das formas de apropriação do projeto pelos próprios jovens. A compreensão dos impactos, e como estes projetos foram apropriados e implementados pelas organizações escolares, formaram as perspetivas dos professores e órgãos de gestão das escolas selecionadas. A investigação realizada é quantitativa e qualitativa. Participaram cento e trinta e nove alunos do ensino secundário e profissional, de sete escolas públicas, distribuídas pelas várias ilhas açorianas. Entraram no estudo os órgãos de gestão das sete escolas envolvidas e dez professores participantes que foram os que trabalharam com os alunos inquiridos. Os resultados do trabalho indicam claramente diferentes lógicas de implementação do projeto nas organizações escolares e diferentes lógicas de apropriação dos jovens estudantes. Este estudo constitui-se num primeiro contributo para análise da educação para o empreendedorismo que se desenvolve nos Açores, no seio das suas escolas básicas e secundárias e profissionais. Um assunto que não se esgotará devido aos necessários requisitos de uma educação voltada para a formação dos jovens na senda de contemplar as necessidades das sociedades contemporâneas, influenciadas pela economia.
- Os bordados de palha de trigo sobre tule da Dona Isaura Rodrigues (parte II)Publication . Teixeira, Ricardo Emanuel CunhaContinuamos à conversa com a Dona Isaura Rodrigues. (...) Analisamos, de seguida, as simetrias de alguns bordados de palha de trigo sobre tule desenvolvidos pela Dona Isaura Rodrigues, que agradecemos pela disponibilidade e simpatia. Começamos pela echarpe das imagens 1 e 2. Identificamos uma simetria de rotação de 180 graus, também conhecida por meia-volta. Isto significa que, se virarmos a echarpe “de pernas ao ar”, a sua configuração não se altera. Este tipo de simetria é muito comum, não só em peças de artesanato, como também nas calçadas e varandas. (...) Por não apresentar simetrias de reflexão, a echarpe das imagens 1 e 2 tem grupo de simetria C2. (...) O espaçamento entre cópias consecutivas dos motivos é sempre o mesmo. Este tipo de propriedade é comum aos frisos que encontramos nas varandas e nos passeios em calçada, que se caracterizam pela presença de simetrias de translação numa única direção. E esta é uma das ferramentas matemáticas mais importantes, constituindo, muitas vezes, um verdadeiro desafio: a capacidade de encontrar propriedades comuns em coisas que, à primeira vista, não têm qualquer ligação. Não fosse a Matemática a Ciência dos Padrões!