Browsing by Issue Date, starting with "2015-02-13"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Promovendo a regulação emocional em crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico : um programa de competências emocionais e sociaisPublication . Amaral, Sandra Cristina Machado; Carvalho, Célia Maria de Oliveira Barreto CoimbraO constructo de inteligência emocional tem vindo a despertar interesse por parte da comunidade científica, no sentido de melhor se compreender o seu contributo no desenvolvimento saudável do indivíduo. Nesta investigação partimos do pressuposto que o desenvolvimento de competências emocionais e sociais com vista ao desenvolvimento de um indivíduo emocionalmente inteligente representa um alicerce no processo de crescimento. A presente investigação de caráter quasi-experimental teve como objetivo primordial contribuir para a promoção de competências emocionais e sociais, no sentido de explorar os aspetos atinentes às emoções básicas, com incidência na "alegria" e na "tristeza" e a sua respetiva regulação emocional. Ademais, pretendemos elaborar estratégias e materiais que possam ser utilizados pela comunidade escolar, testando a adequabilidade de duas sessões de um Programa de Competências Emocionais e Sociais. Realizámos o nosso estudo partindo de uma amostra constituída por 262 crianças provenientes de oito Escolas Básicas da Ilha de São Miguel. Os dados da presente investigação foram recolhidos através de um Diário de Bordo construído para o efeito e de um Questionário de Inteligência Emocional para crianças (versão para investigação). Os resultados obtidos confirmam os objetivos do presente estudo, sugerindo que a exposição destas crianças às duas sessões do programa de competências emocionais e sociais trouxe benefícios à sua aprendizagem emocional, quer ao nível do reconhecimento das emoções básicas, quer ao nível da regulação emocional. Para além disso os resultados apontam para a adequabilidade das duas sessões do programa, que se mostraram bem planeadas, pertinentes e com um nível de exigência adequado ao público-alvo a que se destinam. Deste modo, parecem justificar-se as intervenções educativas de caráter promocional e preventivo que fomentam o desenvolvimento de competências emocionais e sociais, enquanto elemento fundamental no desenvolvimento infantil.
- O jogo e o desenvolvimento do raciocínio matemático na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Medeiros, Catarina Isabel Moniz Botelho; Cascalho, José Manuel; Teixeira, Ricardo Emanuel CunhaO presente Relatório de Estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, do Departamento de Ciências da Educação da Universidade dos Açores. O trabalho que consta neste relatório foi desenvolvido aquando das práticas pedagógicas, na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, referentes às unidades curriculares Prática Educativa Supervisionada I e II. Este documento, para além de constituir uma reflexão global sobre o processo desenvolvido nas ações educativas, foca também o estudo da temática selecionada: O jogo e o desenvolvimento do raciocínio matemático na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com este tema, pretende-se explorar a relação do jogo com o raciocínio matemático e com as restantes capacidades transversais do ensino da Matemática. A primeira parte do relatório apresenta uma contextualização fundamentada sobre as ações educativas. Nela inclui-se uma breve discussão sobre a importância do percurso realizado como etapa formativa e caracterizam-se os espaços onde decorreram as práticas pedagógicas. Na segunda parte, apresenta-se o enquadramento teórico de suporte ao tema do relatório. Apresenta-se a metodologia utilizada para realizar o estudo e, por fim, faz-se uma análise reflexiva das tarefas implementadas no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, sendo essa análise precedida pela descrição das tarefas. O trabalho desenvolvido permitiu-nos identificar a importância do jogo e da Matemática nos primeiros anos, concretamente no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nas tarefas realizadas testaram-se as potencialidades do jogo no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Estas potencialidades evidenciaram-se no desenvolvimento das capacidades transversais e, consequentemente, na mobilização de conhecimentos matemáticos, na motivação demonstrada pelas crianças na realização das tarefas propostas, em articulação com outra áreas/domínios, bem como na promoção da autonomia.
- O questionamento em sala de aula : práticas educativas e curriculares na Educação Pré-escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Galego, Cláudia Maria Medeiros; Dinis, Raquel José de Jesus Vigário; Fialho, Adolfo Fernando da FonteO presente documento procura relatar as vivências experimentadas aquando do nosso Estágio Pedagógico, no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa Supervisionada I e de Prática Educativa Supervisionada II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Assumindo o nosso Estágio Pedagógico como elemento central da presente discussão, apresentaremos, de uma forma generalizada, um conjunto de relatos que procurarão evidenciar a forma como o mesmo decorreu e referenciar algumas das variadas e pertinentes práticas que desenvolvemos e que foram essenciais para a nossa formação enquanto futuros profissionais de educação. Procuraremos, refletir de forma retrospetiva, descritiva interpretativa e prospetiva acerca das dinâmicas práticas subjacentes às intervenções desenvolvidas, tendo sempre em conta a articulação entre o currículo e o próprio pensamento dos alunos, assumindo uma clara atitude de quem educa para o pensar. No contexto da nossa abordagem a estas práticas, elegemos o questionamento e a significação das conceções pedagógicas e didáticas como referências centrais para a promoção do saber, aproveitando e trabalhando os porquês das crianças-alunos, e assumindo esta como uma realidade fundamental no desenvolvimento das dinâmicas educativas, curriculares e didáticas. Assim, este trabalho assume-se como uma construção do saber profissional da estagiária nas diversas dimensões do respetivo perfil profissional. Neste documento apresentam-se os fundamentos sobre os quais se apoiaram as práticas da estagiária de forma a dar consistência, desde logo, à problemática de como é que se aprende com significados gerados nos processos de comunicação, envolvendo o pensar e o questionar como verbos e contextos de aprendizagens das crianças-alunos e do desempenho do(a) Educador(a)/Professor(a). O trabalho desenvolvido ao longo do estágio pedagógico patente neste relatório visa a formação das crianças-alunos como pessoas e cidadãos ativos, capazes de questionar, refletir e de agir conforme o seu pensamento, de forma a serem capazes de criar significado nas suas ações, tendo sempre por base uma educação para todos alunos/crianças e docentes.
- The Czech Republic and NATOPublication . Hůlová, Irena; Andrade, Luís Manuel Vieira de[...]. The Czech Republic actively participates in all Alliance missions, political and military structures, military and political decisions. We can say that during these 15 years, the Czech Republic integrated well into all structures of the Alliance, became a full member and still plays an active role. This diploma thesis deals with, observes and analyzes the involvement of the Czech Republic in NATO structures since the beginning up to the present. [...].