Browsing by Issue Date, starting with "2015-02-12"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A construção de experiências de aprendizagem promotoras da diferenciação curricular na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico : contributos para a reflexão sobre os processos de tomada de decisãoPublication . Silva, Maria do Carmo Oliveira Cabral; Dinis, Raquel José de Jesus VigárioO presente relatório foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este visa dar a conhecer o estágio de formação profissional e a prática de uma estagiária, em contexto Pré-Escolar e de 1º Ciclo do Ensino Básico. O relatório está baseado em literatura de referência no âmbito da Educação de Infância e do 1º Ciclo do Ensino Básico, assim como se baseia também nos referenciais e na legislação portuguesa que regem a Educação Pré-Escolar e o Ensino Básico. Neste relatório de estágio apresenta-se o trabalho desenvolvido, em contexto de estágio, na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Pretendeu-se explorar e refletir sobre a construção de Experiências de Aprendizagem promotoras da Diferenciação Curricular, procurando problematizar, mais especificamente, os processos de tomada de decisões neste âmbito. Na primeira parte, apresentamos a fundamentação teórica com a respetiva revisão de literatura de referência e refletimos sobre a temática em aprofundamento. Na segunda parte, explanamos o estágio pedagógico, em ambos os contextos, como também algumas propostas de atividades promotoras da diferenciação curricular. Na terceira e última parte, apresentaremos as considerações finais que consideramos serem mais pertinentes. Bem como a bibliografia de referência consultada para a elaboração deste relatório. Este tema enquadra-se nas preocupações diárias com que se defrontam todos os educadores/professores face às diferentes caraterísticas das suas crianças/alunos. Neste contexto, o trabalho efetuado permitiu perceber que são imensas as potencialidades na implementação de experiências de aprendizagem promotoras da diferenciação. Por outro lado, importa perceber melhor os dilemas colocados aos docentes em formação, neste domínio. Trata-se de uma problemática pertinente e desafiadora, que demanda do educador/professor uma atitude de contaste "busca" de modelos e metodologias, estratégias e atividades que permitam responder à diversidade e á heterogeneidade das crianças/alunos.
- O papel dos recursos humanos no marketing de serviços : uma avaliação no sector do turismoPublication . Moniz, Eugénia Isabel; Tiago, Maria Teresa Borges; Faria, Sandra DiasVivemos em tempos de grande competitividade entre as organizações, tanto a nível internacional como localmente. As pessoas são o recurso mais importante de qualquer organização, principalmente em organizações direcionadas para a indústria dos serviços, onde são elas as responsáveis pelo sucesso da interação entre a organização e o cliente. Assim, devem ser vistas como parceiros, de forma a atingir os objetivos estratégicos das organizações. Estas, através das várias práticas de Recursos Humanos - RH têm que escolher o colaborador com o perfil mais adequado para cada função, dar formação e procurar desenvolver competências, motivar diariamente e avaliar o desempenho dos seus colaboradores. O turismo é uma indústria de serviços por excelência onde a qualidade de serviço deve ser a ambição diária de todos. Esta é uma das áreas com maior potencial ao nível do desenvolvimento económico do Arquipélago dos Açores. Apesar de muitos esforços, ainda há muito a fazer no que diz respeito ao acolhimento e tratamento daqueles que nos visitam. Uma das falhas é na Gestão de Recursos Humanos - GRH, visto que a forma como os colaboradores são tratados nas organizações dita a qualidade de serviço oferecida aos clientes. Mais do que limitar-se a servir bem, as organizações devem perseguir a excelência de serviço e procurar exceder as expectativas dos clientes todos os dias. Este trabalho teve como base um estudo realizado em Taiwan, onde foi executado um inquérito tanto aos visitantes como aos colaboradores de unidades hoteleiras, realizando-se a mesma prática em São Miguel, para perceber qual a relação entre as práticas de RH e a satisfação dos clientes.
- Organização do espaço da sala e aprendizagem da língua da Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Teixeira, Quélia Rita Pereira Couto; Mira Leal, SusanaO presente relatório teve como objeto as nossas práticas de ensino a nível das disciplinas Prática Supervisiona II e Prática Supervisiona I do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no que respeita em particular ao ensino e aprendizagem da língua portuguesa. O trabalho que aqui se reporta teve como principal objetivo compreender a importância da organização da sala de atividades/de aula na aprendizagem da língua, no contexto educacional da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do Ensino Básico, bem como eventuais constrangimentos à reorganização do espaço no contexto do estágio. O desenvolvimento da linguagem da criança é um tema já muito debatido, ainda assim é importante perceber que este poderá variar consoante o meio em que aquela está inserida e a estimulação a que está exposta. A elaboração deste trabalho levou-nos a refletir sobre as nossas tomadas de decisão durante os estágios em questão, despertando-nos para a importância de retirar da organização do espaço da sala o maior potencial possível tendo em vista a aquisição de conhecimentos e a promoção de competências ao nível da linguagem verbal, oral e escrita nas duas primeiras etapas educativas.
