Browsing by Issue Date, starting with "2015-01-21"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Lacunas e oportunidades na era atual : uma análise aplicada aos Portos dos Açores, S.A.Publication . Gonçalves, Ana Margarida Meneses; Tiago, Maria Teresa BorgesEste trabalho consiste na elaboração do Relatório Final de Estágio realizado como parte integrante e conclusiva do segundo ano do Mestrado de Ciências Económicas e Empresariais leccionado na Universidade dos Açores, no polo de Ponta Delgada. O estágio desenvolveu-se na empresa Portos dos Açores S.A., na ilha de São Miguel, tendo como principal objectivo a realização de uma auditoria de marketing que permitisse inventariar oportunidades a explorar no futuro pela Portos dos Açores. Para tal efectuou-se uma análise aos elementos endógenos e exógenos à organização e a determinação dos pontos mais atractivos do negócio numa óptica de cluster do mar dos Açores. Este trabalho pela sua natureza apresenta algumas limitações que poderão ser colmatadas em trabalhos futuros, que estimem, por exemplo, o potencial da cooperação e alargamento dos intervenientes no cluster do mar.
- Tendências das tecnologias de informação e comunicação: a computação em nuvemPublication . Nunes, Jerónimo[...] Por computação em nuvem entende-se a utilização de recursos computacionais de armazenamento e de processamento de informação que se encontram disponíveis na Internet e não de sistemas computacionais que se encontrem nas instalações das instituições e empresas ou nas nossas residências. Deixarão de ser necessários investimentos em equipamentos com as capacidades de armazenamento e de processamento adequados às necessidades das instituições e empresas e desaparecerão os custos de operação e de manutenção. [...]
- A tradição oral nas práticas do ensino Pré-Escolar e 1.º ciclo do Ensino BásicoPublication . Furtado, Catarina da Graça Pacheco; Castanho, Maria da Graça BorgesO relatório de estágio, em apreço, pretende dar conta da nossa intervenção educativa no âmbito das disciplinas de Prática Educativa Supervisionada I e II (PESI e PESII), do mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico. Além de darmos a conhecer todo um trabalho desenvolvido, ao longo deste processo educativo, do conjunto de áreas e conteúdos da nossa intervenção, em contexto pré-escolar e escolar, selecionamos a questão da tradição oral para um estudo mais aprofundado. Os motivos que estiveram na base da escolha deste tópico foram: (1) as escolas e as crianças, de alguma forma, contribuem para a perpetuação de textos de tradição oral e (2) estes textos têm-se revelado de grande pertinência pedagógico-didática em contextos de aprendizagem pelo potencial que encerram ao nível da mensagem e da exploração de outras áreas e domínios do saber. Conferindo ao presente documento um pendor teórico e prático, apresentaremos uma descrição/reflexão acerca da nossa prática educativa, correlacionada com a aplicação de textos da tradição oral no Pré-escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Sobre a nossa experiência concluímos que é importante fomentar contextos de aprendizagem favorecedores da divulgação do património oral junto da população estudantil. Concomitantemente, exporemos um estudo realizado a partir da aplicação de um inquérito por questionário a cinquenta educadores de infância, com o intuito de conhecer e averiguar a importância dada aos textos da tradição oral, em contexto escolar. Com base na análise dos dados recolhidos, podemos afirmar que os docentes inquiridos atribuem importância à utilização de textos da tradição oral, sendo que, maioritariamente, os utilizam, com frequência, na sua prática educativa. Destacamos como a principal conclusão do nosso trabalho o facto de termos progredido nas nossas aprendizagens com a implementação deste estudo, aplicação de métodos e técnicas, análise de resultados e a exploração de textos da tradição oral, em contextos pré-escolar e escolar.